Tatuagens e auto-laceração na religião antiga e hoje em dia
Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo. Eu sou o Senhor .
Levítico 19:28 NTLH
Nota cultural
Nas antigas religiões pagãs, acreditava-se que as tatuagens protegiam as pessoas de mágicas malignas. Algumas tatuagens também indicavam que certa pessoa pertencia a um determinado deus ou culto.(análogo ao fato de que os escravos eram marcados com ferro ou tatuados).
A mais antiga evidência de tatuagem, no oriente médio, provém de algumas estatuetas de fertilidade feitas de terracota do período neolítico, descobertas na Jordânia. No reino médio do Egito, tatuagens associadas a Hator (a deusa da fertilidade) foram descobertas na múmia de uma sacerdotisa e em estatuetas de terracota. Essas estatuetas, denominadas “ noivas do morto” , estavam sexualmente ligadas ao renascimento, como forma de assegurar a ressurreição do falecido. O povo do Egito do reino novo, usava tatuagens representando Bés, o deus do nascimento e do lar. No templo Mesopotâmio, os escravos eram marcados com ferro ou tatuados com símbolos do respectivo templo ao qual pertenciam.
Como a tatuagem, a auto-laceração no antigo oriente médio estava associada com a morte, porém as mulheres da Mesopotâmia, se cortavam em sinal de tristeza; e no culto à fertilidade dedicada a Baal, a auto-laceração também estava associada com o lamento pela deidade falecida.
É provável que a proibição bíblica as tatuagens e a auto-laceração pelos mortos (LV 19:28) tivesse em mente o antagonismo a determinadas práticas idólatras, especialmente os ritos religiosos eróticos associados com mortos. O antigo testamento trata a tatuagem e a desfiguração corporal como práticas inerentemente pagãs e depravadas
“Aí os profetas oraram mais alto e começaram a se cortar com facas e punhais, conforme o costume deles, até que o sangue começou a correr”.
1 Reis 18:28 NTLH
O versículo acima fala sobre os profetas de Baal.
Séc XXI
A verdade é que, hoje em dia está cada vez mais comum vermos pessoas tatuadas e de todas as idades, dos 14 aos 90 anos, algo que virou moda, muitos vão perguntar — é pecado fazer tatuagem ? Até frases e versículos para Deus seria pecado fazer?
Muitas vezes podemos tatuar um versículo que não vivemos, estaríamos fazendo algo em vão; eu costumo sempre usar o seguinte exemplo a cerca de tatuagens:
Digamos que você possui uma casa e decide alugar ela, o espírito santo é o comprador e aluga sua casa, ele reforma ela,tira toda a sujeira e a pinta de branco, por acaso você passa em frente à sua casa que está alugada e vê ela limpa e toda pintada de branco, então por você ser o dono, você se acha no direito de no meio da noite enquanto o espírito santo dorme, ir até a casa e pichar as paredes escrevendo frases e fazendo desenhos, você acha que o atual morador iria gostar disso? Mesmo que você estivesse escrevendo o nome dele, a casa é dele agora, ele pagou um preço por ela, se ele a reformou para deixa-la nova, ele não iria querer que ninguém a mudasse.
Nós somos o templo do espírito santo por isso não devemos “Pichar” o templo.
Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:23 NVI
porém se você já possui tatuagem e concordou com este texto não se preocupe, pois seu arrependimento já é o suficiente para o perdão de Deus.
1 Coríntios: 6. 19. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20. Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.
Acerca da auto-laceração
A mesma coisa digo sobre as perfurações corporais, se fosse algo para ser feito a bíblia usaria como exemplo principalmente para o povo israelita, mas pelo contrário, ela usa o exemplo aos politeístas que se cortavam e faziam perfurações corporais pois não conheciam a Deus. Se nosso corpo é o templo do espírito santo, devemos preserva-lo, fora que a bíblia cita o bom testemunho que devemos dar diante de outras pessoas, porque somos luz no mundo e é como diz o Pregador no livro de Eclesiastes, tudo é vaidade!
Observações relevantes sobre o texto
A opinião expressa nesse blog não significa verdade absoluta, mesmo feito as devidas interpretações textuais da bíblia, nao há um versiculo concreto que expressa a proibição de tatuagens ou piercings.
O versiculo citado em Lv 19.28, condiz com a determinada situação na determinada época; há alguns versículos que deixam sub entendidos o não proceder de determinadas ações (ex: 1 Ts 5:23; 1 Co 6.19,20;), você deve seguir seu coração e principalmente Deus. Ainda tem dúvida? Ou então acha que a tatuagem não é pecado? Em Romanos 14.23 diz:
“Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado”.
Precisamos ter em mente que nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. Apesar de não se aplicar diretamente a tatuagens e piercings,
O melhor a fazer na duvida é orar, falar com Deus e se não sentir culpa, continue o adorando com ou sem tatoo
1 Coríntios: 11. 28b. Examine-se, pois, o homem a si mesmo,
Mateus: 5. 16. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras,
Bibliografia:
Nota cultural retirada da bíblia de estudos arqueológica NVI
Parabéns pelo texto, estou fazendo um estudo sobre o assunto e te agradeço por me ajudar a clarear as ideias. Agra de volta a biblia para clarear mais ainda kkkkk
ResponderExcluirDe vdd muito bom o texto
muito bm
ResponderExcluir