"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Os Samaritanos

Samaria era considerada capital do reino do norte.Os Samaritanos acreditavam que eram descendentes das tribos do norte de Israel exiladas em 722 a.C. pela Assíria. Em 2Reis17, porém, está registrado que os samaritanos eram um grupo composto, pelo menos em parte de pagãos.

Flávio Joséfo (famoso historiador Judeu) diz o seguinte sobre os  Samaritanos:


Salmaneser rei da Assíria descobriu que Oséias rei de Israel estava fazendo uma aliança com o rei do Egito para o derrotar. Então marchou com todo seu exército para Samaría, depois de um cerco de três anos, apoderou-se da cidade, aprisionou Oséias, destruiu inteiramente o reino de Israel e levou todo o povo como escravo para a média e para a pérsia. Mandou a Samaría e a todos os outros lugares do reino de Israel colônia de Chuteenses (que são povos de uma província da Pérsia e tem esse nome por causa do rio Chute que atravessava o lugar que eles moravam).

Foi assim que as dez tribos que formavam o reino de Israel, foram expulsas de seu país.


Adaptação a terra sagrada



Esses novos habitantes de Samaría, eram de cinco nações diferentes, tendo cada uma um deus particular, eles continuaram adorando os seus deuses como faziam em seu país. Deus ficou tão irritado que lhes mandou uma terrível peste, para qual não se encontrou remédio no país. Eles foram então avisados por um oráculo que se adorassem ao Deus verdadeiro e todo poderoso que este os livraria do mal. Mandaram então pedir logo ao rei da Assíria que lhes mandassem alguns dos sacerdotes israelitas que estavam aprisionados. O rei permitiu a ida dos sacerdotes e estes os instruíram na lei de Deus. Eles rapidamente adoraram a Deus e a peste passou.


Nota sobre o reino do Sul

as duas tribos (tribos de Benjamim e Judá) que formavam a Judéia foram levadas em cativeiro pelo rei Nabucodonosor da Babilonia. De modo que a Judéia, Jerusalém e o templo ficaram desertos por 70 anos


Os Samaritanos na época do retorno dos Judeus



No livro de Esdras cap4, os Samaritanos apareceram como estorvos para os Judeus, que buscavam se reestabeler a sí mesmo e ao templo após o retorno do exílio da Babilônia.


Crença em Deus



Os Samaritanos rejeitavam a ideia de que Jerusalém fosse um lugar especial nos planos de Deus, e a tensão crescente com respeito ao local do santuário (os Samaritanos acreditavam que o santuário de Deus ficava no monte Gerizim perto de Siquém) é evidente em João 4:20.


Os Samaritanos acreditavam no Deus de Israel, tinham Moisés como seu profeta, o Pentateuco (os 5 primeiros livros da biblia) como livro sagrado e que um dia Deus iria enviar o “profeta” como [Moisés]  conforme havia prometido (DT 18:18) não reconheciam os outros livros do AT como canônicos.


Nota Cultural



O sumo sacerdote e governante judaico João Hircano, destruiu o santuário de Samaría no monte Gerizim em 128 a.C. e as tensões entre Judeus e Samaritanos, chegaram ao limite no séc I d.C. Os Samaritanos espalharam ossos no templo de Jerusalém durante a páscoa em 6 d.C. e em 52 d.C massacraram um grupo de peregrinos galileus que estava indo para Jerusalém. Os Judeus evitavam passar por Samaría quando viajavam entre a Judéia e a Galiléia. A acusação dos Judeus contra Jesus, segundo a qual ele era Samaritano, e portanto posseso de demônios, é consistente com o forte sentimento antissamaritano que motivará a destruição do santuário. Alguns escritos judaicos da época confirmam essa hostilidade.

Os Samaritanos eram considerados apóstatas e idólatras. Jesus entretanto aparentemente considerava os Samaritanos um sub grupo genuíno do povo da aliança, a despeito de alguma mistura.


João: 4. 3. deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galileia. 4. E era-lhe necessário passar por Samaria. 6. achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; e isso aconteceu por volta do meio dia. 7. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 9. Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) 10. Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. 13. Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; 14. mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.

Bibliografia:

Bíblia de estudo arqueológica nvi
História dos Hebreus (livro de Flávio Joséfo)

0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com