"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Coração peludo



No dito popular, o termo "coração peludo" significa alguém com ódio no coração, e foi isso que o personagem dessa história sentiu a ponto de ficar com um coração de pedra, vendado para a verdade e voltado para as trevas.



A praga de um coração teimoso



Várias esposas ou namoradas já reclamaram em relação a um marido (namorado) teimoso, e mais de um marido já entendeu a reclamação como um elogio. Contudo a teimosia em relação às coisas erradas, podem trazer consequências espirituais assustadoras.

Quer um exemplo? Veja um dos maiores vilões da bíblia.


Faraó! (O termo era um título para o governador do Egito, como rei, mas também era usado como nome próprio. Em contraste com o sábio e generoso líder na época de José, o faraó que reinou nos tempos de Moisés, praticamente arruinou o seu império por causa da sua arrogância e teimosia.

A Bíblia nos diz que o antecessor imediato desse monarca “nada sabia sobre José” (Êx 1.8). Temendo que os israelitas, que viviam no Egito, logo ficassem numerosos demais para ser controlados, forçou-os à escravidão, e por fim, ordenou que seus recém nascidos fossem mortos (Êx 1.16-22). Moisés escapou da matança, mas já adulto, teve de fugir do Egito depois de matar um feitor de escravos (Êx 2.12). Durante o exílio de Moisés, o faraó morreu e um novo governante ascendeu ao trono.

Quando Moisés tinha oitenta anos de idade e já estava fora do Egito já havia quarenta anos, Deus ordenou que voltasse para a terra de seu nascimento e ordenasse a faraó:

- Deixe o meu povo ir.

Vez a pós vez, o rei se recusou. Apesar dos sinais miraculosos e das fortes ameaças, “ o coração do Faraó se endureceu” (Êx 7:22).

Alguns leitores ficam perturbados com o fato de Deus ter declarado.”vou endurecer o coração [do Faraó], para não deixar o povo ir”. “Se isso é verdade”. “Pensamos, como Deus pode culpar o homem por suas ações inflexíveis?”

Mas analisemos de forma mais detalhada a história inteira.


O Senhor colocou a sua predição em prática somente depois de o faraó, repetidamente optar, por si só, por agir de maneira inflexível. Após a primeira praga (quando as águas do Nilo se transformarem em sangue), a bíblia diz que “o coração do Faraó se endureceu”, o mesmo acontece depois da segunda praga (as rãs): “O faraó [...] Obstinou-se em seu coração”, mais uma vez, depois da terceira praga (os piolhos), “o coração do Faraó permaneceu endurecido”. Depois da quarta praga (as moscas): também dessa vez “o faraó obstinou-se em seu coração”. Após a quinta praga (doença entre os animais) seu coração continuou endurecido.

Somente na sexta praga, quando feridas purulentas afligiram os humanos e os animais de todo o Egito, é que a bíblia diz que : “O Senhor endureceu o coração de faraó”(Êx 9:12). Daquele momento em diante, esse homem teimoso tinha alcançado o ponto sem volta.


O faraó demonstra que a teimosia é um problema espiritual sério, com desdobramentos enormes e até mesmo mortais. se continuarmos a endurecer nosso coração para a voz de Deus, o Senhor poderá fazer com que ele se endureça para sempre.


Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente.
Provérbios 29:1 NVI




Bibliografia:
- A bíblia do homem NVI

Um comentário:

  1. Deus não obriga ninguém a fazer sua vontade, como diz o estudo acima, Deus simplesmente trabalhou encima do coração do rei. A mesma coisa se você colocar um prato no sol com barro e outro prato com cera, um vai derreter e o outro vai secar, o sol será o mesmo.

    ResponderExcluir

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com