No Brasil, o número de pessoas que se divorciam tem aumentado muito, nos últimos anos algumas pesquisas mostram que de 1984 até 2015, tivemos em nosso país um aumento de 168%, referindo se a pessoas que estão casadas e se divorciam. Quais os motivos? Variados, seja por agressão, por descontentamento, ou simplesmente por não ter mais um sentimento que possa fazer um casal permanecer juntos. Um dos motivos que casais se separam é a traição também, algo que muitas das vezes é muito difícil de superar. Quantas pessoas que saindo de um relacionamento em que foi traído (a), não conseguem mais ter confiança para iniciar um outro. Mas o que pode levar uma pessoa a traír uma outra? Ou qual sentimento move alguém a ser considerado amante de outrem, sabendo que não é o "titular"?
Existe diferença entre uma mulher traída e a que faz parte da traição, elas tem características diferentes:
A noiva ou esposa, se dedica em cuidar do lar, aquela que ama seu esposo e tem um compromisso com sua família. Aquela que mesmo em momentos difíceis está ão lado do esposo, apoiando, mesmo que esteja passando por dificuldades, mas sabe o seu papel ao lado da família. A amante podemos definir como aquela que sempre se acha superior a esposa, pós conseguiu dividir a família. Podemos dizer também que esta é aquela que se faz tudo que é errado, tudo as escondidas. Mas o que isso tem haver comigo? A bíblia em Mateus 25:1-13, nos conta uma história sobre dez noivas que estavam aguardando o noivo ( nos tempos bíblicos era comum um noivo ter mais de uma esposa), chegaram cedo, porém foi amortecendo, elas carregavam uma candeia cada, cinco delas estavam com azeite de reserva, outras cinco, com azeite o suficiente para poucas horas, sem azeite extra. O tempo foi passando e elas preocupadas, por que o noivo não aparecia. As chamadas prudentes estavam preparadas, despreocupada em relação ao horário que o noivo iria aparecer, já as outras cinco, estavam aflitas pela demora, não tinham reserva.
Resumindo, as cinco que estavam acabando o azeite da candeia, tiveram que sair e buscar mais, o noivo chegou logo em seguida e levou as que eravam preparadas. Podemos dizer que as prudentes representam as noivas ou esposas, aquelas que sempre estão preparadas para as situações do dia a dia, no seu lar, ainda que reclamam de situações cotidianas, sabem que isso faz parte de um relacionamento. Louça na pia, toalha molhada na cama e etc. Sabe suportar um momento de dificuldade financeira, por que verdadeiramente ama seu esposo. A outras cinco, consideradas imprudentes representam as "amantes" da vida. Aquelas que querem o que é mais fácil, desejam encurtar o caminho. Sabem que estão em segundo plano, e se contentam em ter um relacionamento as escondidas. Vivem no pecado, fazem tudo para seu próprio benefício, simplesmente para satisfazer um desejo. Diferente da esposa, que se sacrifíca por seu esposo e família. Amante é aquela que quer tudo do bom e do melhor mas não quer se sacrificar, lutar por uma família.
Na vida, Jesus é o esposo e nós temos que saber qual nosso papel, se de noiva ou amante. Quem é você, a noiva que está preocupada sobre a vinda do Noivo ou a amante que só espera receber um presente e viver de qualquer jeito a vida?
Cristo, virá buscar uma noiva que esteja esperando, ansiosamente por sua vinda. E não alguém que queira somente aquilo que ele pode dar. Não busque a benção mas sim o Dono da benção. Presentes por mais caro que possam ser, e importantes, não pode ser comparado a um relacionamento firmado no amor. A bíblia diz, que Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu filho único, para morrer por todo aquele que que queira uma vida eterna. Jo. 3:16
0 comentários:
Postar um comentário