Roboão foi a Siquém, onde todos os israelitas tinham se reunido para proclamá-lo rei.
Assim que Jeroboão, filho de Nebate, que estava no Egito fugindo do rei Salomão, soube disso, voltou de lá.
E mandaram chamá-lo. Então ele e todo o Israel foram ao encontro de Roboão e disseram:
"Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado, mas agora diminui o trabalho árduo e este jugo pesado, e nós te serviremos".
Roboão respondeu: "Voltem a mim daqui a três dias". Então o povo foi embora.
O rei Roboão perguntou às autoridades que haviam servido ao seu pai Salomão durante a vida dele: "Como vocês me aconselham a responder a este povo? "
Eles responderam: "Se hoje fores bom para esse povo, se o agradares e lhe deres resposta favorável, eles sempre serão teus servos".
Roboão, contudo, rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe tinham dado e consultou os jovens que haviam crescido com ele e o estavam servindo.
Perguntou-lhes: "Qual é o conselho de vocês? Como devemos responder a este povo que me diz: ‘Diminui o jugo que teu pai colocou sobre nós’? "
Os jovens que haviam crescido com ele responderam: "A este povo que te disse: ‘Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado; torna-o mais leve’ — dize: ‘Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai.
Pois bem, meu pai lhes impôs um jugo pesado; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos’ ".
Três dias depois, Jeroboão e todo o povo voltaram a Roboão, segundo a orientação dada pelo rei: "Voltem a mim daqui a três dias".
Mas o rei lhes respondeu asperamente. Rejeitando o conselho das autoridades de Israel,
seguiu o conselho dos jovens e disse: "Meu pai lhes tornou pesado o jugo; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos".
E o rei não ouviu o povo, pois esta mudança nos acontecimentos vinha da parte de Deus, para que se cumprisse a palavra que o Senhor havia falado a Jeroboão, filho de Nebate, por meio do silonita Aías.
Quando todo o Israel viu que o rei se recusava a ouvi-los, responderam ao rei: "Que temos em comum com Davi? Que temos em comum com o filho de Jessé? Para as suas tendas, ó Israel! Cuide da sua própria casa, ó Davi! " E assim os israelitas foram para as suas casas.
Quanto, porém, aos israelitas que moravam nas cidades de Judá, Roboão continuou como rei deles.
O rei Roboão enviou Adonirão, chefe de trabalhos forçados, mas todo o Israel o apedrejou até à morte. O rei, contudo, conseguiu subir em sua carruagem e fugir para Jerusalém.
Desta forma Israel se rebelou contra a dinastia de Davi, e assim permanece até hoje.
2 Crônicas 10:1-19
Roboão era filho de Salomão e neto de Davi, sucessor ao trono de Israel, Salomão havia sido um bom rei para Israel e Deus muito se agradava dele, porém ele começou a desviar da presença de Deus devido as suas mulheres que eram de varias religiões e adoravam vários deuses, Salomão se tornou um rei idolatra, fazendo coisas que eram contra a vontade de Deus.
Na época que Roboão se tornou rei, as tribos do norte estavam desgastadas, em razão da politica opressiva de trabalho forçado de Salomão (1 Rs 5.13-18; 12.4.). Os trabalhadores pediram a Roboão que aliviasse aquele jugo, mas, em vez de seguir o sábio conselho dos anciãos de Israel que haviam servido Salomão, o novo rei preferiu ouvir seus amigos mais jovens e prometeu intensificar o trabalho. Isso resultou na separação de dez tribos. O novo líder dessas tribos foi Jeroboão, que antes era o chefe de trabalho forçado das tribos de Efraim e Manassés.
Como uma ultima tentativa de resolver a crise, Roboão mandou Adonirão, o oficial encarregado do trabalho forçado, para intermediar um acordo.
Adonirão tinha experiência nesses assuntos, pois havia trabalhado como chefe nacional do trabalho forçado no reino de Davi e de Salomão. Tragicamente, Adonirão foi apedrejado e morto, e Roboão se viu forçado a fugir em sua carruagem para evitar que o mesmo lhe acontecesse.
1Reis 13 - o reino do norte, também conhecido como Samaria (sua capital), Efraim (a tribo dominante) e Israel.
19 reis representando nove famílias distintas, governaram por um período de 208 anos.
Após a morte de Salomão (930 a.C.) Jeroboão I levou as tribos do norte a se separar de Judá (governada por Roboão), estabelecendo Israel como um um reino independente, Jeroboão construiu a capital Tirza e colocou bezerros de ouro em Dã e Betel para concorrer com a adoração em Jerusalém. Entretanto ele perdeu território em Moabe e na Síria, e as relações entre Israel e Judá foram tensas durante meio século. O filho de Jeroboão, Nadabe, foi assassinado por Baasa.
Israel foi tomado pelo caos. Baasa levou a tensão a extremos no tempo do rei Asa de Judá, quando fortificou Ramá,cidade próxima de Jerusalém, ao que Asa respondeu contratando Ben-Hadade para atacar Israel (1Reis 15.16-20). A dinastia de Baasa chegou ao fim quando seu filho Elá foi morto por Zinri. Depois de reinar apenas 7 dias, Zinri queimou o palácio enquanto ainda estava nele, em Tirza.
Israel retomou o poder e a estabilidade no reinado de Onri (884 - 873 a.C.) que derrotou Tibni numa guerra civil que durou 4 anos e estabeleceu a capital em Samaría. Ele lutou continuamente contra a Síria, subjugou Moabe, fez um acordo de paz com Judá e firmou alianças comerciais com a Fenícia, o que resultou no casamento de seu filho Acabe com Jezabel, filha do rei dos Sidônios. Os Onridas (Onri, Acabe, Acazias e Jeorão) foram constantemente incomodados pelas rebeliões de Moabe, e Samaría recebeu maciças fortificações contra os ataques da Síria-Damasco. Esses mesmos reinos, porém, se uniam quando seus interesses eram ameaçados. Uma aliança temporária entre os estados síro-palestinos levou-os a combater a Assíria na batalha de Qarqar ( 853 a.C.).
A dinastia de Onri foi caracterizada pela apostasia. Durante esse período, os profetas Elias e Eliseu denunciaram as práticas religiosas dos reis de Israel. Jezabel introduziu a adoração a Baal-Melqart, culto que era produzido pelos Onridas, até que o usurpador Jeú executou os descendentes de Onri, Jezabel e os profetas de Baal (841 a.C.).
Os reis da IV dinastia (Jeú, Jeoacaz, Jeoás, Jeroboão II e Zacarias, 2 Reis 10.30), embora tenham reprimido por algum tempo o culto à Baal (2 Reis 10.18-27), mantiveram a adoração aos bezerros de ouro estabelecidos por Jeroboão I. A Síria e a Assíria continuaram a ameaçar Israel nos cinquenta anos seguintes. Os territórios e os recursos militares de Israel foram gravemente reduzidos, e Israel passou a pagar tributos regulares a Assíria. No entanto, a Assíria, depois de enfraquecer Damasco (Síria) consideravelmente, passou por um período de vulnerabilidade. Com seus dois principais inimigos em estado enfraquecidos, Jeroboão II, de Israel, conseguiu recuperar metade de seu território, este período terminou quando Salum assassinou o sucessor de Jeroboão II, Zacarias.
Então Israel caiu rapidamente no caos e na crise, Salum foi assassinado por Menaém, e a V dinastia (Menaém e Peca) ascendeu ao poder por um breve período, por volta de 746 a.C. o sentimento antiassírio aumentou quando Menaém criou uma taxa para poder pagar tributo a tiglate-pileser III. Depois de um golpe de estado, Peca tomou o controle de Israel, formando uma aliança contra a Assíria com Rezim, rei da Síria. Peca e Rezim pressionaram Acaz, de Judá, para se unir a eles, e atacaram Jerusalém quando ele se recusou. Acaz pagou tributo a Tiglate-Pileser, rei da restaurada Assíria, em busca de ajuda, ao que a Assíria respondeu, varrendo o norte de Israel e Damasco. Rezim foi morto, e o seu povo deportado para a Assíria.
Um novo usurpador tomou o trono de Israel: Oséias, que assassinou Peca e governou em seu lugar. Logo após a morte de Tiglate-Pileser III (727 a.C.) Oséias suspendeu o pagamento de tributos a Assíria. Salmaneser V, sucessor de Tiglate-Pileser III, aprisionou Oséias e sitiou Samaría.a queda da cidade (722 a.C.) e a deportação de seus habitantes marcaram o fim do reino do norte.
O reino do norte foi notável por três razões:
❇ Era fortemente ligado a Judá
❇ Era uma nação idólatra
❇ Era politicamente instável
Bibliografia:
Bíblia de estudo arqueológica nvi
Assim que Jeroboão, filho de Nebate, que estava no Egito fugindo do rei Salomão, soube disso, voltou de lá.
E mandaram chamá-lo. Então ele e todo o Israel foram ao encontro de Roboão e disseram:
"Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado, mas agora diminui o trabalho árduo e este jugo pesado, e nós te serviremos".
Roboão respondeu: "Voltem a mim daqui a três dias". Então o povo foi embora.
O rei Roboão perguntou às autoridades que haviam servido ao seu pai Salomão durante a vida dele: "Como vocês me aconselham a responder a este povo? "
Eles responderam: "Se hoje fores bom para esse povo, se o agradares e lhe deres resposta favorável, eles sempre serão teus servos".
Roboão, contudo, rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe tinham dado e consultou os jovens que haviam crescido com ele e o estavam servindo.
Perguntou-lhes: "Qual é o conselho de vocês? Como devemos responder a este povo que me diz: ‘Diminui o jugo que teu pai colocou sobre nós’? "
Os jovens que haviam crescido com ele responderam: "A este povo que te disse: ‘Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado; torna-o mais leve’ — dize: ‘Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai.
Pois bem, meu pai lhes impôs um jugo pesado; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos’ ".
Três dias depois, Jeroboão e todo o povo voltaram a Roboão, segundo a orientação dada pelo rei: "Voltem a mim daqui a três dias".
Mas o rei lhes respondeu asperamente. Rejeitando o conselho das autoridades de Israel,
seguiu o conselho dos jovens e disse: "Meu pai lhes tornou pesado o jugo; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos".
E o rei não ouviu o povo, pois esta mudança nos acontecimentos vinha da parte de Deus, para que se cumprisse a palavra que o Senhor havia falado a Jeroboão, filho de Nebate, por meio do silonita Aías.
Quando todo o Israel viu que o rei se recusava a ouvi-los, responderam ao rei: "Que temos em comum com Davi? Que temos em comum com o filho de Jessé? Para as suas tendas, ó Israel! Cuide da sua própria casa, ó Davi! " E assim os israelitas foram para as suas casas.
Quanto, porém, aos israelitas que moravam nas cidades de Judá, Roboão continuou como rei deles.
O rei Roboão enviou Adonirão, chefe de trabalhos forçados, mas todo o Israel o apedrejou até à morte. O rei, contudo, conseguiu subir em sua carruagem e fugir para Jerusalém.
Desta forma Israel se rebelou contra a dinastia de Davi, e assim permanece até hoje.
2 Crônicas 10:1-19
EXPLICANDO A HISTÓRIA
Roboão era filho de Salomão e neto de Davi, sucessor ao trono de Israel, Salomão havia sido um bom rei para Israel e Deus muito se agradava dele, porém ele começou a desviar da presença de Deus devido as suas mulheres que eram de varias religiões e adoravam vários deuses, Salomão se tornou um rei idolatra, fazendo coisas que eram contra a vontade de Deus.
Na época que Roboão se tornou rei, as tribos do norte estavam desgastadas, em razão da politica opressiva de trabalho forçado de Salomão (1 Rs 5.13-18; 12.4.). Os trabalhadores pediram a Roboão que aliviasse aquele jugo, mas, em vez de seguir o sábio conselho dos anciãos de Israel que haviam servido Salomão, o novo rei preferiu ouvir seus amigos mais jovens e prometeu intensificar o trabalho. Isso resultou na separação de dez tribos. O novo líder dessas tribos foi Jeroboão, que antes era o chefe de trabalho forçado das tribos de Efraim e Manassés.
Como uma ultima tentativa de resolver a crise, Roboão mandou Adonirão, o oficial encarregado do trabalho forçado, para intermediar um acordo.
Adonirão tinha experiência nesses assuntos, pois havia trabalhado como chefe nacional do trabalho forçado no reino de Davi e de Salomão. Tragicamente, Adonirão foi apedrejado e morto, e Roboão se viu forçado a fugir em sua carruagem para evitar que o mesmo lhe acontecesse.
Nota cultural
1Reis 13 - o reino do norte, também conhecido como Samaria (sua capital), Efraim (a tribo dominante) e Israel.
19 reis representando nove famílias distintas, governaram por um período de 208 anos.
Após a morte de Salomão (930 a.C.) Jeroboão I levou as tribos do norte a se separar de Judá (governada por Roboão), estabelecendo Israel como um um reino independente, Jeroboão construiu a capital Tirza e colocou bezerros de ouro em Dã e Betel para concorrer com a adoração em Jerusalém. Entretanto ele perdeu território em Moabe e na Síria, e as relações entre Israel e Judá foram tensas durante meio século. O filho de Jeroboão, Nadabe, foi assassinado por Baasa.
Israel foi tomado pelo caos. Baasa levou a tensão a extremos no tempo do rei Asa de Judá, quando fortificou Ramá,cidade próxima de Jerusalém, ao que Asa respondeu contratando Ben-Hadade para atacar Israel (1Reis 15.16-20). A dinastia de Baasa chegou ao fim quando seu filho Elá foi morto por Zinri. Depois de reinar apenas 7 dias, Zinri queimou o palácio enquanto ainda estava nele, em Tirza.
Israel retomou o poder e a estabilidade no reinado de Onri (884 - 873 a.C.) que derrotou Tibni numa guerra civil que durou 4 anos e estabeleceu a capital em Samaría. Ele lutou continuamente contra a Síria, subjugou Moabe, fez um acordo de paz com Judá e firmou alianças comerciais com a Fenícia, o que resultou no casamento de seu filho Acabe com Jezabel, filha do rei dos Sidônios. Os Onridas (Onri, Acabe, Acazias e Jeorão) foram constantemente incomodados pelas rebeliões de Moabe, e Samaría recebeu maciças fortificações contra os ataques da Síria-Damasco. Esses mesmos reinos, porém, se uniam quando seus interesses eram ameaçados. Uma aliança temporária entre os estados síro-palestinos levou-os a combater a Assíria na batalha de Qarqar ( 853 a.C.).
A dinastia de Onri foi caracterizada pela apostasia. Durante esse período, os profetas Elias e Eliseu denunciaram as práticas religiosas dos reis de Israel. Jezabel introduziu a adoração a Baal-Melqart, culto que era produzido pelos Onridas, até que o usurpador Jeú executou os descendentes de Onri, Jezabel e os profetas de Baal (841 a.C.).
Os reis da IV dinastia (Jeú, Jeoacaz, Jeoás, Jeroboão II e Zacarias, 2 Reis 10.30), embora tenham reprimido por algum tempo o culto à Baal (2 Reis 10.18-27), mantiveram a adoração aos bezerros de ouro estabelecidos por Jeroboão I. A Síria e a Assíria continuaram a ameaçar Israel nos cinquenta anos seguintes. Os territórios e os recursos militares de Israel foram gravemente reduzidos, e Israel passou a pagar tributos regulares a Assíria. No entanto, a Assíria, depois de enfraquecer Damasco (Síria) consideravelmente, passou por um período de vulnerabilidade. Com seus dois principais inimigos em estado enfraquecidos, Jeroboão II, de Israel, conseguiu recuperar metade de seu território, este período terminou quando Salum assassinou o sucessor de Jeroboão II, Zacarias.
Então Israel caiu rapidamente no caos e na crise, Salum foi assassinado por Menaém, e a V dinastia (Menaém e Peca) ascendeu ao poder por um breve período, por volta de 746 a.C. o sentimento antiassírio aumentou quando Menaém criou uma taxa para poder pagar tributo a tiglate-pileser III. Depois de um golpe de estado, Peca tomou o controle de Israel, formando uma aliança contra a Assíria com Rezim, rei da Síria. Peca e Rezim pressionaram Acaz, de Judá, para se unir a eles, e atacaram Jerusalém quando ele se recusou. Acaz pagou tributo a Tiglate-Pileser, rei da restaurada Assíria, em busca de ajuda, ao que a Assíria respondeu, varrendo o norte de Israel e Damasco. Rezim foi morto, e o seu povo deportado para a Assíria.
Um novo usurpador tomou o trono de Israel: Oséias, que assassinou Peca e governou em seu lugar. Logo após a morte de Tiglate-Pileser III (727 a.C.) Oséias suspendeu o pagamento de tributos a Assíria. Salmaneser V, sucessor de Tiglate-Pileser III, aprisionou Oséias e sitiou Samaría.a queda da cidade (722 a.C.) e a deportação de seus habitantes marcaram o fim do reino do norte.
O reino do norte foi notável por três razões:
❇ Era fortemente ligado a Judá
❇ Era uma nação idólatra
❇ Era politicamente instável
Bibliografia:
Bíblia de estudo arqueológica nvi
Todos deveriam ler o conteúdo de vocês!
ResponderExcluirParabéns, super bem escrito, continue com essa dedicação.
Muito obrigado, volte sempre!
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