"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Heresias no cristianismo primitivo

2 Coríntios: 10. 5. derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;

Heresia?


É a interpretação, doutrina ou sistema teológico rejeitado como falso pela Igreja.

Em suas epístolas Paulo muitas vezes adverte os leitores contra os falsos ensinamentos (2Co 11. 3,4). Essas previsões revelam que desde cedo o cristianismo esteve exposto a distorções e heresias, que assumiam muitas formas, ora enfatizando demais, alguns aspectos da doutrina cristã, ora negando outros ensinos fundamentais do cristianismo.



Os “superApóstolos” que se opõem a Paulo em 11.5 , parecem ter entrado pelo caminho de enfatizar mais que o necessário a própria justiça (11.15) e gabar-se de revelações que supostamente receberam (12.1). Talvez fossem os equivalente dos judaizantes que Paulo enfrentou na Galácia, cujo ensinamento exigia a continuidade dos costumes judaicos e tentava impor a circuncisão e as leis alimentares sobre os gentios. Paulo condenou os que distorciam o evangelho com a adição de exigências judaicas (GL 1.8) e pregava a salvação pela fé, não pelas obras.


❇ O montanismo foi uma heresia que dava ênfase total na observância da lei. Surgiu no século II e promoveu excessivos discursos proféticos, na esperança de adiantar a volta de Cristo.


Entre outras heresias do Cristianismo primitivo que negavam as doutrinas cristã fundamentais estavam o gnósticos, o docetismo, o ebionismo e o arianismo.


❇ Os Gnósticos eram um grupo diverso, mas sua principal doutrina afirmava que o mundo material era, por natureza, maligno e que só pelo conhecimento era possível ascender à espiritualidade pura do mundo celestial.


❇ Os docentistas, sub grupo dos gnósticos, reconheciam a divindade de Jesus, porém negavam a sua humanidade, por acreditar que um ser divino era incapaz de sofrer, e concluíam que Jesus apenas parecia humano e parecia experimentar a dor.


❇ No extremo oposto, teve início no final do primeiro século uma seita cristã judaica, conhecida como os ebionitas, que negavam a divindade de Jesus, preferiam considerá-lo um ser humano que obedeceu perfeitamente à lei e que, como recompensa, foi transformado em Messias.


❇ No século IV, os arianos também negaram a divindade de Jesus, rebaixando-o à posição de semi-deus (um ser mais poderoso que um mortal, porém, inferior à um deus, ou uma pessoa tão excelente que parecia aproximar-se do divino). Argumentavam que considerar a divindade de Jesus contradizia a crença na unicidade e  imutabilidade de Deus.


Os credos compostos pela igreja primitiva foram a maneira de combater a heresia e identificar a doutrina ortodoxa. Enfatizavam a exclusividade de Jesus Cristo que é, ao mesmo tempo totalmente Deus e totalmente homem.


Filipenses: 2. 5. Tende em vós esta mente, que também estava em Cristo Jesus, 6. o qual, sendo em forma de Deus, não considerou como usurpação o ser igual a Deus, 7. mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, sendo feito semelhante aos homens; 8. e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9. Pelo que também Deus o exaltou supremamente, e lhe deu um nome que está acima de todo nome; 10. para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho nos céus, na terra, e debaixo da terra,

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