"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Paciência

Esperei com paciência no Senhor , e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Salmos 40:1


A paciência, uma das coisas mais difíceis de se ter, acho que pelo mau costume dessa era tecnológica, onde as coisas acontecem tudo muito rápido, a sociedade acaba imprimindo isso em nós, nosso psicológico então se convence dessa crença acelerada de que as coisas são para ontem e acabamos trocando os “pés pelas mãos”.

Quando eu era mais novo lembro de ter visto os filmes do karatê kid, no qual o personagem principal treinava com o mestre Miyagi para virar um faixa preta, uma das partes do treinamento era ter que pegar uma mosca com hashi; cara imagina a paciência para fazer isso! Acho que contrataríamos alguém para fazer isso por nós!

Hoje em dia é moda contratarmos pessoas para fazer tudo, se pá nem para trocar uma lâmpada as pessoas tem paciência (ou não devem saber).

A verdade é que, a paciência não é para todos e que não à conseguimos sozinhos. Deus ouve a alma paciente é preciso esperar nele.


A uma doença chamada ansiedade que sempre quer arruinar todos os nossos planos, Cristo fala para lançarmos a nossa ansiedade sobre ele e não ficarmos voltando nosso pensamento para isso, mas a pergunta é:

Porque muitas vezes não conseguimos fazer isso?

Acho que quando as coisas não dão certo queremos atropelar tudo de uma vez, as pessoas dizem: — “ah fi já tá na merda mesmo…”. E isso é uma resposta para a nossa indignação (não quero generalizar nem polemizar essa frase, sei que muitas vezes falamos isso de brincadeira), a verdade é que Deus quer nos mostrar que as coisas podem acontecer de maneira diferente, um “não” de Deus hoje pode ser um “sim” amanhã, as coisas acontecem quando temos maturidade para recebermos elas e se hoje você não recebe é porque é imaturo e para se tornar maduro é essencial passar pela matéria chata da escola da vida que você odeia, chamada paciência.

Existe um ditado que diz: “quem tem pressa come cru”. As coisas de Deus não são com pressa e tão pouco demoram, são no tempo certo porque Ele é perfeito e sabe quando nos dá algo e quando não devemos receber algo, somos levianos e mudamos facilmente de opinião, seja constante em Cristo sempre com paciência, não é fácil, acredite eu sei bem, mas é um fruto que o espírito santo irá te dar e é  através disso que teremos caráter aprovado mediante Jesus.



sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
Tiago 1:3‭-‬4

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Herdeiros da promessa

Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo. No entanto, ele está sujeito a guardiões e administradores até o tempo determinado por seu pai. Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo. Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba , Pai”. Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.
Gálatas 4:1‭-‬7



Lendo este texto algumas coisas me chamaram à atenção, pois, muitas vezes achamos que o fato de começamos a ir na igreja vamos no tornar santos do “dia pra noite”, colocamos sobre nós um grande peso, e pensamos que precisamos parar de pecar e largar tudo que fazíamos o mais rápido possível com a força do nosso braço e quando não conseguimos alcançar isso, nos frustramos e até pensamos em desistir, nos sentimos muito mal, achando que Deus desistiu de nós.


O que vem a mente é que, por causa do nosso pecado seremos castigados e abandonados, mas esquecemos que Deus é nosso Pai, e qual Pai desisti do filho? Ele sempre nos perdoa. Acho que a pressão sobre pecar é muito mais nossa do que do próprio Deus. O Senhor sempre perdoa um arrependimento sincero,  queremos mudar rápido, mas esquecemos que é preciso um tempo pra mudança, este texto escrito aos Gálatas é muito bom pra expressar isso.
Paulo cita um herdeiro, que só pode assumir a herança depois de pronto, ou seja depois de ser preparado e de assumir a “maioridade”, ou seja, depois de passar pelos ensinamentos que pode ser dado, mas enquanto isso ele é comparado há um escravo, pois está sendo moldado para seu destino e propósito. Na vida do cristão também é assim!
Deus nos alcança todas as manhãs com seu amor e Ele sabe que somos pecadores, mas mesmo assim nos ama! Por que através do amor dEle paramos de pecar, não é por causa da lei que vamos parar de pecar e sim pelo amor que Ele nos transmite, amor que nos constrange, e quanto mais conhecemos este amor mais “adultos” espiritualmente ficaremos, até o dia que o pecar não acontece mais, e podemos “herdar” o nosso propósito de sermos chamados FILHOS DE DEUS!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Oração: A base do relacionamento.

orem sempre
1Tessalonicenses 5:17



Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
Mateus 6:6


✴️Orar do grego “proseuchomai”;


✴️A palavra grega traduzida por “quarto” provavelmente significa “despensa”, porque tinha uma porta que podia ser fechada, o que não havia nos outros cômodos da casa.




Eu sempre tive dificuldades em me concentrar e a falta de concentração prejudicava minhas orações, porque eu só orava quando estava fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, é estranho, eu sei; mas, por exemplo: estava andando sozinho? Começava a orar, estava no trem? Orava.
A grande verdade é que nunca fui fã de orar por isso não dedicava um tempo exclusivo para isso.

Acho que o fato de Deus ser tão grande e poderoso e eu saber que ele faz o que quer por ser Deus, impactou nisso, ou até mesmo, eu ter que ficar falando os pecados que eu cometi repetidas vezes era ruim para o próprio ego, fora que era uma penitência ficar choramingando os pecados para o Senhor e ficar tentando enaltecer a Deus com palavras difíceis que eu nem sabia o significado (oras! Ele é Deus não precisa de bajulação falsa e sim da adoração sincera que vem do nosso coração, é isso que ele espera de nós como filhos).Orar era difícil, tudo conspirava para que eu não orasse.


De uns tempos pra cá eu fui transformando a minha mentalidade em Cristo Jesus, hoje entendo que sou filho de Deus e a oração nada mais é do que uma conversa com seu pai. Você não vai chegar na sua casa e ficar falando com seu pai todo formal com uma linguagem da época colonial né?

— “Amantíssimo pai, soberano dos soberanos tudo bem com vosmecê?”

Nada contra, cada um tem sua maneira de falar, mas temos que viver nossa verdade e falar com Deus como falamos com um pai, um amigo e um irmão, não como quem fala a um juíz.

Então toda noite quando eu ia dormir orava. Mas havia um problema eu dormia sempre na segunda ou terceira frase e as vezes estava tão cansado que até esquecia de orar. Resolvi orar na madrugada porque falavam que era o melhor horário para falar com Deus, piorou! O celular despertava eu o desligava e voltava a dormir.


— Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas.  Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6:7‭-‬8


Um dia um amigo meu me disse que era necessário que eu fizesse um devocional.

(Devocional é um tempo no qual você separa Para o Senhor, você lê versículos, louva e faz orações a Ele). Meu amigo me disse que era a primeira coisa que ele fazia quando acordava, porque as primícias são do Senhor. Então comecei a fazer isso, confesso que os dias se tornaram melhores.


Não é um rito ou uma superstição é saber que o Senhor tem que ser primeiro em tudo nas nossas vidas. Nos dias que eu não oro de manhã me sinto mal por não falar com meu pai, eu tenho o hábito de falar com Deus no metrô, mas não é a mesma coisa que tirar um tempo em especial para Ele, até porque o fato de eu me distrair fácil em pensamentos não faz com que a oração seja contínua e objetiva. Quando você separa um momento do seu dia (nem que seja 5 minutos), para o Senhor a relação de intimidade entre pai e filho se torna maior.

É a mesma coisa de quando você conversa com seus pais pelo telefone e quando você conversa pessoalmente. Pessoalmente é uma intimidade muito maior, a um contato visual, um toque, você pode olhar nos olhos, você pode abraçá-los.

Essa foi a instrução de Cristo para nós, orar no secreto, ele mesmo orou muitas vezes sozinho no deserto. Isso gerou um hábito em Jesus, sempre que algo importante estava para acontecer Ele orava ao Pai, pois a vontade de Deus era prioridade.


Uma coisa eu aprendi: nunca troque o seu momento a sós no secreto com Deus, por uma pregação no YouTube ou por um louvor (por mais que isso nos edifique) Deus quer estreitar um relacionamento contigo e te lançar a voos mais altos, mas pra isso é necessário a intimidade que só é adquirida na oração.


1 Pedro: 4. 7. Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração;

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Beleza externa

O rei ordenou que eles fossem buscar a rainha Vasti e que ela viesse com a coroa de rainha na cabeça. Ela era muito bonita, e o rei queria que os nobres e os outros convidados admirassem a sua beleza. Mas a rainha não atendeu a ordem do rei, e por isso ele ficou furioso.
Ester 1:11‭-‬12




Andamos na presença do Senhor e temos de tudo do bom e do melhor, somos sua noiva amada, a rainha do nosso Rei o Senhor nos sustenta e ele só quer que o amemos. O Senhor nos direciona ao caminho certo quando damos liberdade a Ele, o Senhor quer que todos os seus filhos sejam salvos e nos dá esse encargo, é nossa única responsabilidade:

Ir e pregar como o Senhor é bom, para nossos irmãos que devemos amar. Mas às vezes, seja por um gesto de egoísmo ou por vergonha ou ainda por orgulho não queremos mostrar o amor de Deus para nossos irmãos e um simples ato como uma reclamação, falar mal de alguém ou ver as coisas do lado negativo, faz com que a beleza do Rei que resplandece sobre nós seja ocultada.



Pois, quando em todo o reino as mulheres souberem do que a rainha fez, elas irão desprezar os seus maridos. E vão dizer: “O rei Xerxes mandou buscar a rainha Vasti, e ela não foi.”
Ester 1:17


O Rei mesmo nos amando resolve então não pedir mais a nossa ajuda e nossa beleza que antes resplandecia, agora se ofusca como uma conseqüência de nossos atos, e somos substituídos por alguém que resolve levar a sério os pedidos do Rei. Nunca se negue amostrar ao mundo o verdadeiro amor do Rei para contigo, para que as pessoas possam sempre ver a beleza do Rei resplandecendo em ti por meio das suas atitudes.
Não seja "oco", com uma beleza por fora mas por dentro não vivendo o que realmente Deus tem para Ti, lembram-se dos fariseus? Eles se mostravam conhecedores da lei mas não a cumpriam, muito pelo contrário acusavam seus irmãos e "tirava o deles da reta" seja verdadeiro em todas as suas ações mostrando sempre que "o viver é Cristo e o morrer é lucro" e demostre ao mundo como é bom servir ao Rei, não é uma vida de penitência, mas sim, de alegrias e prazeres eternos.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Não tente dizer não ao pecado...

Escrito pelo pastor: Denio Lara Jr.



Por muito tempo carreguei a concepção equivocada acerca de ter uma vida santa. Para mim, o conceito mais apropriado estava relacionado com a força para dizer não ao pecado, mundo e diabo. Em minha ótica testemunhos de santidade expressavam força, ao ver irmãos santos minha primeira impressão era: “Essas pessoas possuem uma capacidade enorme de dizer não”.
É comum que ao falar sobre uma vida piedosa imaginemos a resistência. Resistente parece um adjetivo apropriado para aqueles que se mantem em pureza, possuem olhos santos, dão um bom testemunho de fé.



Resistir faz parte do processo, mas não é o centro dele. O pecado sempre é maior do que a nossa resistência. A pouco tempo atrás convidei um amigo para comer uma pizza, ele é um daqueles que faz um rodizio ter prejuízo, fomos ao rodizio e ao chegar lá ele não quis comer nada, aquela era uma reação muito estranha para alguém que comeria 15 pedações com facilidade. Insisti que ele comesse, pedi que trouxessem os seus sabores prediletos, solicitei as pizzas doces, e nada.
Ele recusava tudo o que lhe era oferecido, até que ele me confessou: “Não vi sua mensagem de convite ao rodizio, passei em casa e jantei”.
Ali o Espírito Santo me ensinou algo. Meu amigo não comeu, porque ele estava satisfeito, ele havia dito sim a um prato de comida em sua casa, dessa forma a pizza não lhe fazia sentido. Sua resistência a pizza não era a demonstração de sua força em ficar sem comer, mas a consequência de ter dito SIM a um prato de comida que antecedia aquele momento.

sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo e Ele fugirá de vós”. Tiago 4:7

Primeiro nos sujeitando a Deus, para então resistir ao diabo.
É isso que acontece na vida cristã, a chave de vitória sobre o pecado, mundo e diabo não está na força em dizer não, mas na sensibilidade em dizer sim ao Espírito Santo. Viver uma vida em santidade não é a expressão de força, mas de fraqueza. Ele não resistiu o prato de comida, por isso pôde facilmente rejeitar a pizza, ainda que a parecesse algo atraente.
Ao dizer sim para o Espírito você está suprido e tranquilo para rejeitar o pecado, por mais tentador e atrativo que ele seja.

Quem já esteve com fome em um rodízio sabe como é ruim. Você rejeita querendo aceitar, é realmente um drama. É o que acontece com muitos cristãos, eles vão à pizzaria (chamada mundo) sem ter se alimentado do Senhor, suas vidas se tornam realmente dramáticas, e mais cedo ou mais tarde, a fome os faz aceitar um pedaço de pizza.

Não é a sua força em dizer não, mas sua fragilidade para dizer sim ao Espírito que definirá uma genuína santidade!

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Força do braço

Deuteronômio: 8. 17. Não digam, pois, em seu coração: "A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza".


Temos mania de achar que tudo podemos, que tudo fazemos e que tudo conquistamos pela força do nosso braço. Esse é um grande erro que cometemos, temos que ter em mente que tudo vem de Deus. Toda vida, todo bom presente, toda boa dádiva. Nada vem de nós ou é sobre nós mas é tudo sobre Jesus e por meio dele vencemos.


Tiago: 1. 17. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.


Não se culpe, acharmos que pela nossa força conseguimos vencer todas as batalhas é normal do ser humano, na Bíblia tem um caso de um homem que achava que ele conseguiria tudo pela sua inteligência e força, mas Deus mostrou a ele que as coisas não funcionam assim.

Este homem era chamado de Jacó (o que agarra ou o enganador), e seu nome foi dado pela sua família já predestinando seu futuro. Mas Deus é o Deus que muda estereótipos e o caminho do homem é traçado conforme sua vontade.




Características de Jacó usando a força do braço



❇️ 1° agarrando os calcanhares da vida


Você já ouviu falar na expressão “Calcanhar de Aquiles”?

A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável. “Algumas variantes dizem que Aquiles foi flechado no calcanhar por Páris, que conhecia seu segredo.


Jacó nasceu agarrado no calcanhar do seu irmão, ele queria ser o primeiro a nascer, por isso desde recém nascido já quis usar a força do braço.

Muitas vezes nós queremos agarrar nos calcanhares das pessoas, queremos achar o ponto fraco delas para que possamos manipulá-las, para o nosso bem sem pensar no próximo, queremos priorizar a nossa pressa em nascer para algo e tentamos derrubar alguém que chegou primeiro pelo calcanhar.


❇️ 2° enganando quem tem fome


Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, e pediu-lhe: “Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto!” Por isso também foi chamado Edom .  Respondeu-lhe Jacó: “Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho”.  Disse Esaú: “Estou quase morrendo. De que me vale esse direito?”
Gênesis 25:29‭-‬32


Jacó se aproveitou de seu irmão Esaú na hora que nós menos raciocinamos: a hora da fome.

Nosso erro é achar que devemos nos aproveitar de alguém na hora de sua fraqueza, na hora que essa pessoa está passando necessidades, se separou, perdeu um emprego, está frágil ou perdeu algum ente querido, etc.


❇️ 3° roubando a benção

Seu pai Isaque já era de idade avançada e não enxergava mais. Isaque amava Esaú porque era homem do campo e caçava, Jacó era amado pela sua mãe Rebeca porque era mais caseiro. Nesse tempo Isaac foi dar a bênção a Esaú (era costume naquela época o filho mais velho receber a benção dos pais e ficar com maior direito na herança da família).

Jacó havia recebido uma profecia desde seu nascimento no qual Deus falava que ele dominaria sobre seu irmão mais velho.

Não importa se aquilo que você almeja já está selado por Deus para você. É necessário esperar o tempo do Senhor. Jacó quis agir pela força de seu braço (mais uma vez) e com a ajuda de sua mãe ele enganou a seu pai e pegou a benção de seu irmão.



Essas atitudes de Jacó os trouxeram consequências ruins em sua vida. O seu irmão ficou furioso quando soube que ele havia roubado as bênçãos da primogenitura e Jacó teve que se exilar.


✳️ Ele saiu da sua terra fugido do seu irmão.


✳️ Esperou 14 anos trabalhando pela mulher que amava (Gn 29.30).


✳️ E no total 20 anos para ter liberdade da casa de seu sogro e voltar para sua terra.


Conclusão



Nosso erro é achar que somos fortes o suficiente para fazer justiça com as próprias mãos, fortes o suficiente para renegarmos ao nosso pecado por conta própria (juro que não faço mais, eu prometo Senhor!), Fortes demais para resolvermos nossos problemas sozinhos.

Amados Jacó só começou a ser tratado por Deus quando ele engoliu o orgulho, esqueceu sua força e reconheceu que sem Deus ele não era nada, ele começou a ser tratado quando se humilhou e lutou com “unhas e dentes” contra o anjo pedindo a benção de Deus  e foi nesse momento que seu nome mudou, ele não era mais o enganador o que agarrava, ele era agora Israel {pois como um príncipe lutaste com Deus}(Gn 32.24-32).


Para que hoje você possa entender que a sua força vem de Deus e quanto mais você se aproxima de Deus, mais rapido a sua benção chega e vc já não luta com a sua força, mas a força de Deus.

Deus se alegra de te ver próximo a Ele reconhecendo que você depende das suas obras para vencer o pecado, e quando Deus se alegra ficamos mais fortes pois somos como os filhos que obedecem aos pais. Não seja como o adolescente rebelde, mas sim como filho com um coração ensinável que em tudo ouve e tudo aprende com seu pai amado.


Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá.
Neemias 8.10b

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Crianças adotivas

Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".
Mateus 19:14



Lendo esse versículo compreendemos que devemos ser como crianças, para herdar o reino dos céus. Isso não é difícil já que somos eternas crianças para Deus que é nosso Pai.

Você pode até pensar que não, mas muitas vezes, mesmo você com seus 22, 30 ou 50 anos acaba tomando uma ou outra decisão infantil.

Os psicólogos falam que temos uma criança interior que precisa ser curada, seja por maus tratos, agressão verbal, divórcios de seus pais,morte de algum ente querido, algum trauma que você bloqueou ou até se foi muito mimado.


Qualidades de uma criança



Inocência:



No Jardim do Éden, antes do pecado entrar, Adão e Eva eram puros e inocentes, todos os dias ao pôr do sol, iam conversar com Deus como filhos.

Hoje essa inocência só pode ser encontrada quando somos crianças, pois somos “puros”.

Na verdade foi isso que Jesus quis dizer, para sermos como crianças no modo “inocente” de pensar contra o mal.


Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau.
Romanos 16:19 NVI



No more drama:



Se você tem um filho, um sobrinho ou até um irmão mais novo com idade entre 0-4 anos, você já deve ter notado que, quando você faz algo contra ele a primeira reação dele vai ser ficar triste e chorar, porém, a segunda reação não será o rancor ou a mágoa. Passado o choro ele vai vir até você de novo, mesmo que você não se desculpe.


É esse o mandamento do Senhor “Amar ao teu próximo como a Ti mesmo”. Pra nós é mais difícil porque guardamos ressentimentos, mas Deus quer que sejamos como crianças, que perdoam e se falam. Mesmo depois de uma briga que muitas vezes, a deixou marcada fisicamente, a agrediu verbalmente ou a reprimiu, a criança perdoa.



Total dependência:



A criança é totalmente dependente dos pais, elas não sabem preparar uma comida, elas não conseguem ir trabalhar para gerar o próprio sustento, elas são indefesas. Não há nada que uma criança recém nascida consiga fazer sozinha, mas tudo é necessário que os pais façam por ela.

Deus quer que sejamos dependentes do seu amor, seria tão bom se tudo o que planejarmos colocássemos primeiro diante de Deus, porque ele é o pai que fornece a comida, que fornece o abrigo, que sabe o que é bom para seus filhos. Se tentamos planejar nosso futuro ou dermos um passo sem chamarmos Deus para nos ajudar, seremos como o recém nascido que não sabe andar, tropeça e cai.



A adoção de Deus



Uma outra característica nossa que revela que somos crianças: — éramos órfãos.

Você deve estar pensando:


—“O que você tá falando? Eu tenho pai e mãe como posso ser órfão?”


Eu disse que éramos! Quando andávamos no mundo violento, sozinhos, felizes na noite de fds e tristes na segunda-feira, sem esperança e sem Deus.

O amor do pai foi tão grande, furioso e violento por nós que Ele entregou seu único filho para a morte de cruz para que pudéssemos ser adotados por Ele. Hoje temos um lar, uma morada no céu sendo preparada para nós, os que receberem e aceitarem ser adotados. Assim como uma criança no orfanato sem pai nem mãe, fica com uma felicidade que não cabe no peito quando o processo de adoção é concluído, que possamos nós com muita alegria aceitar esse ato simplesmente magnífico de amor e carinho do nosso Eterno Pai, Senhor dos exércitos e Rei dos Reis.

O amor de Deus nos comprou, éramos órfãos agora somos filhos!


Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.  E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.  E vós sabeis o caminho para onde eu vou.
João 14:1‭-‬4


terça-feira, 26 de setembro de 2017

Certamente morrerás

Somos Espírito



Isso mesmo, eu e você somos um espírito, que possui uma alma e habita em um corpo. Quase não ouvimos isso, a bem da verdade é que achamos que somos um corpo e temos uma alma. Acredito que é porque nosso espírito está morto, você já ouviu a sentença que Deus havia dado ao homem no jardim do Éden, se ele desobedecesse a sua ordenança?


E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
Gênesis 2:16‭-‬17



E foi isso que aconteceu, o homem morreu, mas não o corpo que o Senhor Deus havia feito do barro e sim o seu espírito. O seu espírito foi morto pelo pecado. E agora o homem andava separado de Deus, um véu separava o criador da criatura, pois essa não mais vivia em espírito e Deus é Espírito.

Uma coisa curiosa sobre isso é que: quando o homem “morreu” ele sentiu vergonha pois estava nu, ele se cobriu com folhas de figueira para se esconder do Senhor. Mas Deus deu ao homem ao invés de folhas, pele de cordeiro, desde aquele tempo o Senhor mostrou que somente pelo sangue de um cordeiro limpo e puro o homem podia cobrir sua “nudez espiritual” e reviver em espírito e em verdade com Deus.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gênesis 2:7

A palavra “alma” foi usada com vários significados por diferentes autores na bíblia. A palavra hebraica é nephes, que significa ‘aquilo que respira’. Ela corresponde ao grego psychê, que normalmente é traduzido como “alma” ou “vida”. A expressão “alma vivente” não se refere ao espírito de Adão, como imortal, mas simplesmente ao fato de que era um ser físico, vivente. A mesma expressão é usada em Gênesis 1.20,21 com referência às criaturas que voam e nadam. O termo significa meramente que Adão se tornou vivo. Contudo em Gênesis 1.26,27, é ensinada a imortalidade do espírito humano.



E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:26,27

Deus é, essencialmente, Espírito (Jo 4.24). Portanto, o homem que é “imagem e semelhança” de Deus, possui um espírito imortal. Os homens se assemelham a Deus em certos aspectos pessoais (Gn 1.26), sem que sejam iguais a Ele (Is 40.25). A semelhança entre o homem e Deus é aquilo que distingue a criatura racional do resto da criação. O homem é um ser pessoal, com a capacidade de pensar, sentir e decidir. Ele tem a capacidade de fazer escolhas morais e a capacidade de crescimento ou declínio espiritual. No princípio, o homem amava a Deus e era uma criatura santa. O pecado mudou isto. O seu espírito ficou tão alterado pelo pecado, que ele se escondeu de Deus, e agora deseja mais o mal do que a justiça (Jo 3.19,20). Depois da época de Adão, somente aqueles que viviam com retidão (ou tentavam) diante de Deus eram considerados seus descendentes (Mt 3.7-10; 13.38; Jo 12.36; At 13.10; Cl 3.6). O homem não se encontra mais no estado perfeito de inocência que estava na época da sua criação. Portanto, ele não tem os mesmos atributos e qualidades espirituais, semelhantes aos de Deus, que tivera em seu estado original.

Jesus, o segundo Adão (1 Co 15.45), veio para desfazer as obras de satanás(1 Jo 3.8) e para restaurar a semelhança espiritual do homem com Deus (Ef 4.24, Cl 3.10).

Hoje temos vida! Fomos ressuscitados com Cristo que nos conectou novamente com Deus, o véu que separava o homem do seu criador foi rasgado e estamos novamente na presença de Deus, para se ter essa "nova vida" de uma maneira saudável, é necessário praticar "atividades físicas" como ler a Bíblia e orar. Essas são as melhores maneiras de gerar novamente uma intimidade com Deus, graças a Jesus somos livres para adorar, que toda honra e glória seja dadas a ele hoje e eternamente, amém.


E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
2 Coríntios 3:18 NVI

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Liberdade

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.
Gálatas 5:1 NVI



O que você entende quando lê esse versículo? Como assim me libertou? Não sou escravo! Eu sou livre, vivo em um país livre, faço o que bem quero na hora que eu quero, nem meus pais me controlam! (Eita calma lá rebelde).



Essa tal de liberdade é algo espiritual. O primeiro homem era livre ele comandava um grande jardim ele tinha livre acesso a Deus, a bíblia fala que todos os dias, perto do pôr do sol, Deus vinha ao jardim conversar face a face com o homem (olha que demais! O altíssimo, aquele que tudo é, tudo sabe, tudo faz, ia conversar com o homem como amigo!) Mas infelizmente o homem caiu, pecou contra Deus e essa relação foi cortada, não éramos mais amigos de Deus, nos tornamos escravos do pecado, essa escravidão que consome nossa mente e nos afasta cada vez mais de Deus, nos trouxe ódio, inveja, malícia e orgulho.Graças a misericórdia de nosso pai, viramos servos, o nosso corpo foi destituído da glória mas ainda podíamos servi-lo. Nosso pecado e nosso orgulho nos tirou do jardim de Deus.


O Senhor nos deu leis para que nós a cumpríssemos, na verdade não foi bem pra isso mas, para nos mostrar o seu caráter, como ele era zeloso, como ele era justo, como ele era santo. O Pai tinha um plano para nos restaurar e transformar-nos novamente em amigos.


Deus nos amou muito de uma maneira que não conseguimos entender, ATENÇÃO! A FRASE A SEGUIR É UM SPOILER DA CONCLUSÃO:


o seu plano desde o começo consistia em: entregar o seu único filho a morrer por nós.


Jesus! Veio na terra onde havia a lei de Deus, desde que a lei foi criada nenhum homem tinha conseguido cumpri-la e os povos não judeus eram escravos espirituais, então Jesus cumpriu a lei e mostrou o quão perfeito ele era, ele não tinha pecado mas morreu como um pecador.

Na cruz onde foi sentenciado a morte mesmo sem nada cometer aconteceu o seguinte:


Então perguntou o governador: “Qual dos dois vocês querem que eu solte?” Responderam eles: “Barrabás!”  Perguntou Pilatos: “Que farei então com Jesus, chamado Cristo?” Todos responderam: “Crucifica-o!”  “Por quê? Que crime ele cometeu?”, perguntou Pilatos. Mas eles gritavam ainda mais: “Crucifica-o!”
Mateus 27:21‭-‬23 NVI

Jesus não havia feito nada mas a multidão exigiu que soltasse um ladrão chamado Barrabás, ao invés de soltarem a Cristo, preferiram um pecador. Jesus morreu no lugar de alguém que merecia morrer, no lugar de um pecador.

E quem era esse tal de Barrabás?

Eu! E você! Isso mesmo eu e você, pecadores! Jesus promoveu a liberdade dos pecadores! Esse foi o plano do Pai: que o único que cumpriu a lei morresse pelo seus amigos, hoje somos livres! Liberdade espiritual fornecida por Cristo para que pudéssemos ter vida na eternidade.

Não é sobre ter liberdade no pecado, mas sim liberdade de mente no entendimento do sacrifício de Cristo, foi pago um alto preço para que pudéssemos ter um lugar quando morrermos, agora que vocês entendem isso não voltem ao jugo de escravidão de quando não conheciam a Jesus, mas sejam livres, porque pra liberdade ele os libertou


Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.
Romanos 6:14 NVI

sábado, 9 de setembro de 2017

O grande banquete.



Em Mateus 22:1- 14, Jesus deixa um ensinamento sobre um grande banquete que um certo rei, ofereceu para seus súditos. Muito interessante a preocupação deste rei com os seus convidados, como uma criança que fica ansiosa para a sua festa de aniversário, na espectativa de receber seus amigos. Vamos nos atentar para alguns detalhes; segundo o costume daquela época, os convidados recebiam duas vezes o convite, sendo o primeiro, um aviso da festa, e o segundo  uma confirmação da sua presença.

O Rei ficou muito irritado com as desculpas dos convidados, que poderiam ser evitadas, por exemplo: Um deles comprou um campo e precisava ir visitar, naquela época compra e venda de fazendas poderiam durar meses, ou seja, seria algo que poderia ser evitado por um dia. Isso só mostra que eles não deram a mínima para o convite do Rei. O desrespeito com o convite do Rei foi tão grande que alguns mensageiros foram mortos.

Isto é um comparativo, com a salvação da nossa alma. Quantas pessoas que desprezam o evangelho, por que tem coisas mais "importantes" para fazer. O que seria mais legal, descontraído, estar na igreja em pleno sábado à noite ou estar em uma balada? Sabe os missionários mortos, em países que você nunca ouviu falar como Brunei e outros? Estes se encaixam aqui, no versículo 6, sim isto é uma realidade.

Mateus: 22. 6. e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.

Mas a festa já estava preparada, e seus convidados não iriam comparecer, o que voce faria? Jogaria fora aquela comida? Você gastou para isso, jamais!!! Mateus: 22. 8. Então disse o rei aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. 9. Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.

Isto mesmo, vazia não iria ficar a festa, se os convidados para qual foi feito, não queria outros teriam a oportunidade. Está parábola ( comparação), relata muito bem a primeira vinda de Jesus, onde ele veio para os seus, que seria Isarel, no entanto foi desprezado, em  João: 1. 10. Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. 11. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12. Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Então Deus iria desperdiçar a oportunidade de Salvação? Jamais!!! Foi dada aos Gentios.



Gentios, segundo Isarel era todo aquele que não fazia parte da linhagem israelita.

Quando o rei, ordena que seus servos vão em todos os lugares possíveis, para buscar pessoas para o banquete, ele se refere a salvação ofertada a todos aqueles que eram desprezados. Sabe aquela pessoa que você tem certeza que nunca servirá a Deus, ou até mesmo você que nunca se viu com uma bíblia nas mãos, este convite é para você.

Para um judeu era inadmissível um gentio se tornar servo do Senhor, apenas por acreditar. Deus havia chamado a nação de Israel para ser benção para os demais em Gênesis: 12. 3. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra ( Abraão foi o fundador dos Israelitas).

Uma grande festa já está preparada para nós no céu, Deus tem um alimento muito melhor, do que o mundo pode te oferecer. O Rei Jesus tem enviado seus servos, por todos os lugares, a levar convites para a  salvação, você é daquele que recebe ou despreza, a salvação?

A salvação é ofertada todos os dias, mas como toda festa, está tem o momento certo de começar, mas não tem hora para acabar. Não deixe passar a oportunidade por que em breve Jesus virá!!!

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Faça um pedido

Provérbios: 4. 7. A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.


Imaginem que Deus apareça para você hoje em sonho e que ele faça a seguinte afirmação:


—“Filho, pede o que queres e eu te concederei.”


Cara isso é inimaginável não é mesmo? Eu poderia pedir tanta coisa no mundo, um pedido não seria suficiente. Eu posso pedir para ser um jogador de futebol famoso ou para morar em outro país, posso pedir um passe livre pra sair e entrar de qualquer lugar do mundo quando eu quiser de graça, posso pedir para aprender a falar todas as línguas, posso pedir paz na terra ou para que Deus cesse a fome mundial. Posso pedir para Deus libertar meu pai do vício da bebida que acaba com o meu lar e a minha família, ou posso pedir para Deus me libertar do vício da bebida, do cigarro, das drogas. Eu posso pedir um carro, uma casa, um navio, posso pedir para ser rico, uma modelo para me casar, um jatinho. Um pedido seria muito difícil de satisfazer todos os desejos da nossa mente, mas ao mesmo tempo é Deus que te oferece essa oportunidade, Ele pode tudo; se eu pedir com inteligência, um pedido é mais do que o suficiente. Salomão recebeu essa oportunidade e pediu: sabedoria.


1 Reis: 3. 5. Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: "Peça-me o que quiser, e eu lhe darei". 6. Salomão respondeu: "Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu sustentaste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono. 7. "Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer. 8. Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar. 9. Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? " 10. O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. 11. Por isso Deus lhe disse: "Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, 12. farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. 13. Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama; de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida. 14. E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida". 15. Então Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho. Depois voltou a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, sacrificou holocaustos e apresentou ofertas de comunhão. Então deu um banquete para toda a sua corte.



Isso mesmo, o cara podia pedir qualquer coisa e ele escolheu pedir sabedoria (daí você deve estar pensando: “mas o cara era um velho e fez pedido de gente velha….”). Os estudiosos dizem que Salomão tinha cerca de 15 anos quando Deus apareceu a ele em sonho (a Bíblia não especifica a idade), ou seja o cara era mais novo que eu e você. A bíblia fala que Deus se agradou do pedido de Salomão.

Acredito que esse conceito de sabedoria já estava enraizado no coração dele, pelo seu pai Davi, olha o que diz provérbios 4



Provérbios: 4. 3. Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe, 4. ele me ensinava e me dizia: "Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida. 5. Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. 6. Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.


Quando algo é ensinado para nós de berço, fica mais fácil de nós lembramos. Já pensou Deus se agradando do seu pedido, da sua oração, que alegria seria!


Talvez seu pensamento agora seja:

"Acho que Deus não deve se agradar do meu pedido porque ele nunca me dá nada…”


A bíblia fala o seguinte quanto ao “pedir”.


Tiago: 4. 3. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para gastar em seus prazeres.


Uma coisa que eu aprendi nesse tempo de evangelho é que somos coadjuvantes de nossas vidas, sim coadjuvantes. Costumamos achar que somos personagens principais né?! Quem não acha que é o personagem principal do seriado da sua vida? Na verdade não somos, mas somos coadjuvantes de Deus. Somos passageiros nessa vida, mas a pergunta é:

✳️ porque não recebemos quando pedimos?



R: Porque o nosso pedido não é alinhado com o propósito de Deus.


Vou te dar um exemplo na Bíblia que se encontra em 1 Samuel, havia um homem chamado Elcana que tinha duas mulheres, Ana e Penina, Ana não podia ter filhos, Penina era cheia de filhos e “zuava” Ana por ela ser estéril. Naquela época ser estéril era uma vergonha e Ana todos os anos ia ao monte orar a Deus e oferecer sacrifícios para o Senhor, em seu coração com certeza ela sonhava em ser presenteada com um filho. Certo ano, Ana orou ao Senhor:


1 Samuel: 1. 10. e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. 11. E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados".


Então o Senhor ouviu e deu um filho a Ana que se chamou Samuel, o plano do Senhor foi alinhado, Ele deu um filho a Ana e ela entregou um profeta a nação de Israel. O plano de Deus sempre envolve algo maior do que eu ou você (por isso somos coadjuvantes). A bíblia fala que Ana teve mais três filhos e duas filhas. Eu já tinha lido o livro de Samuel por mais de duas vezes por inteiro e essa passagem de Ana e Elcana por muitas vezes, confesso que lembrava da história completa mas não lembrava que ela havia tido mais cinco filhos depois de Samuel. O autor do livro não enfatiza isso, não mostra também Ana comemorando, não mostra os nomes das crianças, ou seja, isso não teve mais importância (não que ter um filho não seja importante ou que Ana só amasse Samuel), depois que alinhamos o nosso propósito com o de Deus, as outras coisas são segundo plano, nada mais importa depois que você entende a vontade de Deus para sua vida, aquilo que Ana tanto almejava Deus deu, pegou de volta para si e restituiu a Ana 5x mais.


A mesma coisa aconteceu no exemplo de Salomão, ele pediu sabedoria e a bíblia fala que Deus se alegrou e que mesmo sem ele ter pedido, Deus o deu riquezas e fama, o Senhor só queria que Salomão continuasse em seus caminhos.

Deus conhece as nossas necessidades, ele vai te dar o que é necessário para você mas pra isso é alinhar o seu pedido com a vontade de Deus. Peça sabedoria para que Deus te ensine qual a vontade dele para sua vida.



Tiago: 3. 17. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. 18. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Jonas como você nunca leu (parte III - final)



JOPE



nome que significa “bonito”, ficava situada na costa mediterrânea de Jafa, exatamente ao sul da moderna Tel-Aviv. Era o único porto natural entre Acco e o Egito. A madeira do Líbano passou por esse porto marítimo a caminho de jerusalém para ser usada na construção do templo de Salomão (2 CR 2.16) e de Zorobabel (Ed 3.7). O profeta Jonas partiu de Jope na esperança de fugir do chamado divino e não ir a Nínive.

Sendo uma das poucas cidades portuárias na costa da terra Santa, Jope atraía os reis de toda região. É mencionada várias vezes em fontes antigas, que atestam a grande variedade de poderes que controlava a cidade.

Com cidade portuária da Judéia,. Jope era importante para a igreja do NT. Foi lá que o apóstolo Pedro ressuscitou Tabita (At 9.36-43) e teve a visão de que Deus aceitaria a fé dos gentios. Logo depois, ele pregou o evangelho para Cornélio (At 10).


Conclusão


Por todo o livro de Jonas está escrito que Deus “preparou” coisas - um peixe, uma aboboreira, um bicho e um vento - para realizar os seus propósitos ao lidar com Jonas. Neste contexto, a tradução da palavra hebraica mänäh em algumas versões como “preparou” requer um cuidado especial, porque parece sugerir que Deus criou o peixe instantaneamente naquela ocasião; o termo “deparou” (RC) é melhor, na verdade, Deus apenas usou coisas que já existiam.

A oração de Jonas é uma grande afirmação da fidelidade e disponibilidade de Deus. O profeta percebeu que nada pode separar de Deus alguém que lhe pertence, e que nenhuma situação pode impedir o seu agir

Muitos consideram a história de Jonas como um “mito” ou uma “fábula” e rejeitam o elemento milagroso do grande peixe.

Os que consideram o livro de Jonas uma ficção pós-exílica vêem a obra como um registro do zelo nacionalista de Esdras e neemias. O livro apresenta os pagãos como pessoas dispostas ao arrependimento e retrata o profeta israelita como desobediente, irado e vingativo. Não há dúvidas que o livro ressalta o fato de Deus ser compassivo para todos os povos e se preocupa com os gentios tanto quanto com Israel, porém isso de modo algum exige que Jonas seja uma obra pós-exílica ou uma crítica de Esdras e Neemias. Se Jonas era um profeta nacionalista como Zedequias, em 1 reis 22, as expectativas do profeta e do próprio livro seriam uma forma de corrigir esse zelo equivocado. Deus, como o próprio Jonas confessou, é o criador do mar e da terra seca (1.9) e não é propenso a favoritismos, como Jonas teria preferido.

Aos críticos de que a obra não é verdadeira, vemos uma incapacidade de compreender a grandeza sobrenatural do Deus da Bíblia. Para alguém que pode deter o sol ou dividir o mar vermelho, controlar um peixe não é um grande problema. Jesus travou os eventos do livro como fatos históricos, comparando o tempo que Jonas passou no ventre do peixe com o seu próprio sepulcro. Além disso, ele afirmou que o arrependimento dos ninivitas era genuíno, e comparou a reação deles a indiferença dos escribas e dos fariseus.

Deus é imutável (Ele nunca muda) contudo, Deus interage com os homens e os homens, sim, mudam. Neste caso a intenção final de Deus em relação a Nínive não tinha sido alterada — posteriormente, a cidade foi destruída. Ainda assim, Deus viu que as ações dos ninivitas era uma reação a mensagem de Jonas sobre a destruição iminente da cidade.


Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.
Jonas 3:10 NVI

Este versículo transmite uma grande esperança ao povo de Deus hoje. Se Deus foi capaz de prover salvação para as pessoas Nínive, suspendendo e adiando o seu juízo sobre ele por mais de cem anos, certamente o Senhor é capaz de conceder misericórdia a um crente hoje.

O fato de Jonas ter se irado com a aboboreira que Deus havia plantado (nasceu em uma noite e secou em outra) revela seu egoísmo e preocupação consigo mesmo. Hoje, fazemos exatamente a mesma coisa procurando prazeres nas dores matérias deste mundo. Deus deseja que seu povo concentre a sua atenção nele e no cumprimento de sua vontade (Cl 4.1,2). Como fez no caso de Jonas, Deus pode remover todas as coisas materiais que impedem que seu povo tenha um relacionamento apropriado com Ele.

No fim do livro, ao não incluir a resposta de Jonas a pergunta de Deus, o livro é concluído com um desafio a cada leitor, para que considere se as suas prioridades estão em conflito com as propriedades de Deus.Porque a maldade atrai o castigo mas a salvação vem do Senhor.


bibliografia e fontes:

Biblia de estudo arqueológica NVI
Biblia de estudo palavra chave grego-hebraico
gotquestions.org



Jonas como você nunca leu (parte II)

A historicidade do livro de Jonas


O fato de Jonas ser citado por ter proferido uma profecia de sucesso militar sugere que ele era um profeta dos mais nacionalistas e militaristas, talvez não muito diferente de Zedequias, a quem o profeta Micaías se opõe em 1Reis 22. Esse fato, entretanto, não esclarece se o livro de Jonas é um registro verídico e histórico. Se for pura ficção, o autor pode ter usado esse profeta como uma personagem para ressaltar a compaixão divina: Deus, ao mostrar sua misericórdia aos ninivitas, humilhou esse profeta indignado e patriótico.


Argumentos de que o livro de Jonas é uma história fictícia:


❇️ Jonas 3.9 é semelhante a Joel 2.14, sugerindo que Jonas é uma obra tardia, escrita muito depois da época da vida do profeta histórico.


❇️ A cena em que Jonas é engolido vivo por um “grande peixe” parece forçada e pouco plausível.


❇️ O salmo de Jonas (cap 2) não faz sentido no contexto. O profeta glorifica a Deus pela sua salvação enquanto ainda está dentro do peixe.


❇️ O relato carece de evidência de uma compreensão da realidade de Nínive e sua história. Por exemplo, o autor exagera o tamanho da cidade, alegando que eram necessários três dias para cruzá-la a pé (Jn 3.3).

❇️ Não há registros histórico de que Nínive tenha experimentado um avivamento ou uma conversão em massa.




Em contrapartida a esses argumentos, é possível explicar, de maneira convincente essas objeções:


❇️ É especialmente difícil provar qual texto do AT é original quando dois livros contém expressões semelhantes. Assim não há modo de determinar se Jonas ou Joel eram originais ou se os autores de ambos apenas empregadas linguagem semelhante.


❇️ A história do grande peixe só é milagrosa no sentido de que Deus sobrenaturalmente providenciou uma baleia para tragar Jonas. Há três questões críticas aqui:

✴️ O grande peixe realmente pode ter sido uma baleia, que normalmente não era encontrada no lado oriental do Mediterrâneo, mas tal provisão, tão longe do seu habitat natural compõe a parte milagrosa do registro.

✴️ A palavra “barriga” (usada em algumas traduções) em hebraico é imprecisa e não significa necessariamente “estômago”. Jonas pode ter ficado na cavidade oral de uma baleia que possuísse uma grande boca.

✴️ A baleia, por ser mamífero, é um animal de sangue quente que respira ar e periodicamente vem à tona para respirar. Esse fato teria proporcionado a Jonas o oxigênio de que ele precisava, enquanto o calor do corpo do animal teria evitado que o profeta tivesse uma hipotermia.


❇️ O salmo de Jonas no cap 2, é compreensivo se reconstruirmos os argumentos como segue:

Jonas foi lançado ao mar durante uma tempestade, e incapaz de nadar, afundou imediatamente (2.6);

Uma baleia conduziu-o protegido até a superfície, permitindo-lhe respirar

A baleia manteve Jonas perto da superfície, por isso o profeta reconheceu a provisão de Deus e pode glorifica-lo.

❇️ Jonas 3.3 afirma literalmente que eram “necessários três dias” para percorrer Nínive, talvez significando uma caminha pelo meio da cidade ou ao redor do seu perímetro. Entretanto, Jonas foi obrigado a percorrer todos os bairros da cidade a fim de proclamar sua mensagem de advertência.

Alguns estudiosos sugerem que havia um grupo de três cidades Nínive, Khorsabad e Ninrode, que constituíam o “triângulo de Nínive”, onde Jonas deveria pregar. O nome Nínive foi dado a cidade porque ela seria a última e maior das três cidades da Assíria, e era contra Nínive que o juízo de Deus finalmente se realizaria. Além disto, Nínive estava no centro das três cidades. É possível que o rei estivesse residindo em Khorsadab (Dursharrukin), uma vez que essa cidade também foi a capital real da Assíria em diversas ocasiões.


❇️o arrependimento dos ninivitas de modo algum indica que se tornaram adoradores de Yahweh ou que se converteram à religião israelita,mas  sugere que por meio de algum rito pediram a Deus que os poupassem.

Alguns, sugerem que os atos dos ninivitas demonstraram um arrependimento verdadeiro. O costume do oriente médio, de vestir pano de saco e cinzas (Jn 3.5,6), era um sinal de luto. A convocação do Jejum mostrou sua dedicação e comprometimento totais em serem justos diante de Deus. Isto foi enfatizado pelo fato de que eles fizeram com que os animais também jejuassem. A mensagem de Deus transmitida por Jonas não lhes dava nenhuma razão para esperar que Ele reteria a punição mencionada no cap 3 versículo 4. Podiam apenas confiar na misericórdia de Deus.

Historicamente, foi um acontecimento de curta duração — provavelmente não foi para os registros históricos da cidade.


❇️  Muitos se perguntaram porque os Assírios iriam responder a um profeta judeu. A razão para isso, de acordo com as tradições rabínicas, é o fato de que Nínive tinha ouvido sobre o maravilhoso salvamento de Jonas do ventre do peixe. Isto é muito provável, uma vez que Jesus disse que Jonas foi um “sinal” (milagre) para os homens de Nínive. Ele também explicou que o “sinal de Jonas” era o único que seria dado a nação de Israel, a seu respeito. Da mesma maneira como Jonas passou 3 dias e 3, noites no ventre do peixe, Ele mesmo passaria 3 dias e 3 noites no “seio da terra” o sepulcro (Mt 12.39-41; Lc 11.29,30,32).







Alguns estudiosos têm especulado que a aparência de Jonas, sem dúvida branqueada devido à ação dos ácidos digestivos do peixe, teria sido de grande ajuda para a sua causa. Se tal fosse o caso, os ninivitas teriam sido recebidos por um homem cuja pele, cabelos e roupas tinham sido branqueados a algo fantasmagórico - um homem acompanhado por uma multidão de seguidores frenéticos, muitos dos quais alegavam ter presenciado Jonas sendo vomitado na praia por um grande peixe (mais quaisquer exageros que talvez tenham acrescentado).



NÍNIVE



Situada em Mosul, no Iraque, Nínive era uma cidade antiga habitada desde o VII milênio a.C. A proeminência dessa cidade na bíblia, entretanto, deve-se a sua distinção como uma das cidades mais importantes do império Assírio, que dominou o antigo oriente médio na maior parte do período entre 900 e 612 a.C. Nínive chegou a plenitude de seu poder sob o governo dos reis assírios Senaqueribe, Esar-Hadom e Assurbanipal. Diversos achados arqueológicos importantes de Nínive provêm do período em que esses reis governaram.
Os muros da cidade, com quase 13 quilômetros de comprimento, abrangendo uma área que cobre cerca de 7 quilômetros quadrados.

partes do palácio, que cobria três grandes quarteirões da cidade foram escavadas.
As paredes eram revestidas com relevos pintados e esculpidos, que descrevem as façanhas de Senaqueribe, inclusive sua derrota em Láquis, em 701 a.C. (2 Reis 18.14,17).

A cidade ostentava grande número de parques e jardins irrigados, que podem  ser a explicação da menção às águas, em Naum 2.8.

Outros registros mencionam Manassés, rei de Judá, que forneceu os materiais de construção para o palácio de Esar-Hadom, em Nínive, e tropas para a invasão de Assurbanipal no Egito.

Um dos achados mais significativos foi a biblioteca de Assurbanipal. Continha cerca de 1.500 textos diferentes, alguns com cópias múltiplas, inclusive tabletes de arquivo, de literatura, de mágicas, de medicina, de adivinhação e de rituais.

Jonas como você nunca leu (parte I)

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
Jonas 1:1-3



O livro de Jonas é singular no AT, pelo fato de que toda a profecia está escrita em terceira pessoa. Ele também está entre os mais controvertidos do AT, interpretado por vários estudiosos como história real ou ficção. O livro foi escrito para o povo do reino do norte (Israel) na época do reinado de Jeroboão II, época de grande expansão territorial e comecial.Se a história é baseada em fatos, então o próprio Jonas escreveu ou foi a fonte primária do autor. Quase tudo no livro deriva das experiências diretas do profeta, e até mesmo os detalhes além de seu conhecimento pessoal (ex: os marinheiros fazendo sacrifício ao Senhor em 1.16; e o ritual de lamentação do rei de Nínive 3.6) poderiam ter sido inferidos ou aprendidos por ele em outra ocasião.

O nome Jonas significa “pomba”. Em 2Reis 14.25 está escrito que Jonas era de Gate-Hefer, aproximadamente 3.2 km ao nordeste de Nazaré, e que proferiu uma profecia que foi cumprida no reinado de jeroboão II (793-752 a.C).

O livro foi escrito depois que o profeta retornou da missão de pregar na grande cidade de Nínive e teve tempo para refletir sobre o seu significado. Alguns chamaram o livro de Jonas de “o atos do antigo testamento”porque ele demonstra visivelmente que Deus está disposto a ter misericórdia de todos os que o buscam com humildade e sinceridade. O arrependimento do povo de Nínive adiou a destruição de sua cidade em 150 anos (até 612 a.C.).




A navegação no mundo antigo



Os fenícios eram grandes inovadores navais e construíram um império comercial marítimo que se estendeu para o Ocidente até Cartago e ainda mais além. A bíblia também fala da habilidade marítima dos fenícios em 1 reis 9.26-28, em que se diz que Salomão estabeleceu uma frota em Eziom-Geber, na costa do mar vermelho, e receitou marinheiros fenícios para navegar até Ofir, para o comércio de ouro. Está claro que a navegação já tinha uma longa história no tempo de Jonas.

Os navios de Társis eram grandes barcos marítimos e talvez levassem nome de um local geográfico ou de sua carga de metais. Os estudiosos já acreditaram que os navios na época percorriam a costa e não se arriscavam em águas profundas, porém essa teoria já está desacreditada. O navio em que Jonas embarcou provavelmente era capaz de ir bem longe mar adentro. Está claro que Jonas sabia que era possível fugir para o Ocidente a partir de Jope, a bordo de um navio. Apesar disso, ele descobriu que nem mesmo aqueles navios poderosos, nem a avançada tecnologia fenícia poderiam separar o profeta do Senhor, Deus de Israel.



TÁRSIS


É impossível apontar com certeza a localização de Társis. O que se sabe é que Nínive ficava a leste e que Jonas estava tentando ir o mais longe possível de Nínive, subindo a bordo de um navio e navegando para o oeste. Se Társis fosse um porto específico, sem dúvida já teria sido localizado em algum lugar ao longo da costa do mar Mediterrâneo, como pode ser inferido de vários textos do AT (Sl 48.7; Is 23.6; Ez 27.25) e de uma inscrição de Esar-Hedom, da Assíria.
Muitos acreditam que era uma cidade ligada a mineração e à metalurgia, porque o nome Társis pode ser derivado de uma palavra que se refere a fundir ou refinar.

Társis negociava contigo, por causa da abundância de toda a casta de riquezas; com prata, ferro, estanho e chumbo, negociavam em tuas feiras.
Ezequiel 27.12

Esses são alguns lugares que poderiam satisfazer essas condições:

✳️ Tartessus, no sudoeste da Espanha. Seria apropriado à história, pois teria sido difícil navegar para um lugar mais distante de Nínive.

✳️ A ilha de Sardenha. Uma inscrição fenícia do Séc IX a.C. Sugere a possível presença de Társis ali.

✳️ Cartago, no norte da África. Essa localização tem o apoio da septuaginta (tradução em grego do texto hebreu do Antigo Testamento,) em Ezequiel 27.12, que identifica Cartago como Társis (mas também havia uma Cartago na Espanha).

✳️ Tarso, na Anatólia (a moderna Turquia). Mais tarde foi a cidade natal de Paulo.

No entanto, alguns estudiosos acreditam que o termo
“ Társis” não se refere a um local específico, mas simplesmente ao “mar aberto”.
Se for esse o caso, a intenção do autor pode ter sido simplesmente dizer que Jonas partiu mar afora.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Inserindo raízes na geração 7x1

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!  Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor , e nessa lei medita dia e noite.  É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!  Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
Salmos 1:1‭-‬4 NVI





Década 10 do novo século; vivemos uma debandada em massa do descompromisso. A minha geração é explosiva por causa da tecnologia, somos confiantes atrás do computador e introvertidos no “face a face”,  somos atores dramáticos, rés, advogados, juízes, julgados, julgadores; felizes nas fotos e tristes com corações quebrados, somos o "mimimi" , somos os polêmicos, somos o pessoal dos direitos humanos, midiáticos, enfáticos, comediantes, “espertões”. Fazemos “bullying” e “memes” com tudo e com todos, somos nômades em sentimentos e ambíguos em nossas decisões. Como criar raízes verdadeiras nos dias de hoje? Uma década em que a nossa palavra vale tanto quanto nota de um real. A palavra de um homem já foi mais valorizada, mas a mentira e a falta de compromisso com nosso caráter, refutou esse método antigo de confiança.

Não existe mais aquele pensamento de “estabilidade financeira” e “fidelidade” as empresas como nossos país que trabalharam 30 anos no mesmo emprego. Sinceramente eu não gostaria de trabalhar 30 anos  na mesma função (já que nem todos podem ser “chefes” , alguém tem que fazer o “trabalho sujo”). Estou errado por pensar nisso e querer novas oportunidades em novos ares? Pessoas querem fazer intercâmbio (eu me incluo nessa classe), às vezes para ver se “fugimos da inconstância” do país e arrumar algo melhor em um lugar mais organizado politicamente ou para aprender um novo idioma, estamos errados por pensar assim?



De forma alguma!  Sempre iremos querer algo melhor, o texto não reprimi a sua vontade de vencer e adquirir experiências, mas sim a falta de constância com Deus e como o nosso dia-a-dia influência isso, você deve inserir raízes no seu relacionamento com Deus. E porque nos falta constância?

Será que isso tem a ver com a nossa tal “geração explosiva e sem responsabilidade?

Acredito que sim, a palavra de Deus diz no salmo um: “aquele que tem prazer na lei de Deus e nela medita é bem aventurado. O salmista compara nossa vida com uma árvore. A árvore que está próxima de Jesus é segue seus preceitos, dá fruto no tempo certo, suas folhas não caem, as raízes estão fixadas na essência de Cristo que é a nossa fonte de águas vivas.


Não pense você que sou um “chatão” contra a evolução do mundo ou que sou um moralista de esquerda fazendo mais um texto político. Não sou contra evoluirmos, mas gostaria que o contemporâneo fosse alcançado através de Cristo. É necessário compromisso com Deus, não podemos agir de qualquer jeito diante dele, depois que cremos em Cristo e em sua salvação, “é necessário fixar raízes!” Mas uma vez destaco essa frase, tanto na oração como na palavra, se não seremos como “ a palha que o vento espalha”, essa é a descrição do salmo para aqueles que não andam com Deus, não seja inconstante diante do Rei, procure ser firme em sua presença, por mais que o mundo não favoreça ou que a geração não colabore, que a sua evolução seja transformada pelo Espírito Santo, fixando raízes e dando frutos na estação certa conforme o querer de Deus.

Jesus diz no livro de João que ele é a videira verdadeira, no salmo um somos comparados a Cristo como árvores, é isso que Deus quer de nós, que sejamos como Jesus.


“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
João 15:5 NVI

Provoque na sua geração um sentimento de inconformismo com as regras fúteis que a sociedade quer inserir nas pessoas, com os padrões de beleza e felicidade que tentam empurrar “guela abaixo” das pessoas, vá na contra mão dessa década e não se esconda atrás de máscaras ou de computadores. Deus nos chamou para sermos guerreiros, embaixadores de Cristo e para propagarmos as boas novas de vida que Ele tem a nos oferecer. Reverter a tecnologia em um evangelismo para quem ainda vive nessa geração perdida e os transformar em uma geração eleita pelo Deus vivo tem que ser nossa meta.



E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2 ARA


Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
1 Pedro 2:9 NVI

terça-feira, 25 de julho de 2017

O petróleo do pecado no oceano da graça


Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu digo a vocês que muitos tentarão entrar e não conseguirão.
Lucas 13:24 NVI




Como é difícil seguir a Cristo, é sério, não falo isso para te desanimar ou fazer você desistir. Não sei se já escrevi sobre esse assunto, na verdade se eu já escrevi peço que me perdoem, mas é como diz o provérbio: “ a boca fala do que o coração está cheio”. E falo isso como alguém que tenta todos os dias melhorar, mas muitas vezes por sermos apenas meros seres humanos, nós falhamos e tornamos a falhar. Todos os dias cometemos pecado, seja por algum ato simples que às vezes passa despercebido por nós como, não ajudar um mendigo na rua. Mesmo com uns trocadinhos no bolso nós nos deparamos com aquela cena (que se tornou tão comum na cidade) e simplesmente abaixamos a cabeça e passamos reto (Mt 25.41-46); por alguma mentirinha boba como: falar que alguém não está, mesmo a pessoa estando no recinto ou até mentiras mais absurdas como traição ou algo do tipo (Co 3.9-10); Pr 12.22).

E terão dias de pecados maiores, como por exemplo: não bebo mais porque sei que Deus não se faz presente no meio da bebedeira ou não vou mais na balada porque sei que não é da vontade de Deus aquela “pegação” e orgia. A Bíblia fala em Salmos cap 1 {“Bendito é aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios e nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores}. Um belo dia estou desanimado com Cristo, porque as coisas parecem não sair do lugar, daí resolvo ir na balada com amigos e não tem problema, porque prometi a mim mesmo que só vou “curtir”  o som, mas daí me oferecem bebidas e eu não quero recusar porque só eu não estou bebendo na roda dos “parças” eles vão me achar careta, daí começo a beber e quando me dou por mim já estou bêbado dando idéia em uma ou duas “minas” na hora é muito bom, que diversão né?! Que coisa legal, estou jogando papo fora e zuando com os amigos, pegando uma mina… O problema vem justamente no outro dia quando você acorda.



Se você conhece a Jesus verdadeiramente, você sabe muito bem que aquilo não vai passar impune da sua mente (Jo 8.32). E basta isso acontecer para que o seu remorso faça uma corrosão no seu cérebro e em seu coração, daí nos achamos o pior lixo do mundo. Conhecemos a Cristo, tiramos a venda do pecado que nos cegava e mesmo assim fazemos o que ele não aprova (não é só beber e ir para a balada, essas coisas foram apenas exemplos, cada um sabe aquilo que faz de errado). E então, depois de um processo  de arrependimento e libertação, nos sentimos libertos e prometemos a nós mesmos e a Deus que não cometeremos mais esses “pecados grandes”, porém passado um tempo caímos de novo, isso acaba se tornando um eterno looping em nossas vidas, cara como é ruim pecar, pedir perdão ser restaurado e cometer o mesmo pecado de novo, até quando Deus irá realmente nos perdoar? A resposta está na sinceridade do pedido, se o perdão é de coração Deus aceitará.


Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões”, ao Senhor , e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa
Salmos 32:5 NVI

Só que não podemos tornar esse pecado uma rotina, se não vai parecer que esse pedido de perdão não é sincero ou que você é um viciado (se for esse o caso a libertação vai precisar ser mais profunda, é aconselhável conversar com seu líder ou pastor, eles iram te ajudar a vencer esse problema). Não podemos achar que algo difícil é algo impossível, nada vem de graça nessa vida. A palavra diz: “esforça-te”, ou seja, é necessário uma iniciativa da sua parte, precisamos ser  mais incisivos em nossas decisões e intolerantes quanto ao nossos pecados. Temos que ter em mente que o que está em jogo é uma vida eterna! Quer prêmio melhor que esse? Não podemos ficar nos lamentando pelos cantos achando que a situação irá mudar quando “Deus quiser” é necessário que a divisão seja justa, 50% minha vontade, esforço e atitude e 50% Jesus na causa. Pela graça de Cristo, sempre que pecarmos e nos arrependermos ele virá ao nosso socorro, mas não ache que por ele te dar a graça, que você pode pecar pensando:

— “Eu vou pecar hoje, mas amanhã eu vou me arrepender e vai está tudo certo!”.


Quem pensa assim não encontrou a graça. Encontraram um conceito, uma idéia. Ouviram um sermão simpático.

Após encontrarmos a graça ela se torna o combustível da nossa fé. Oramos, lemos a Bíblia, adoramos e vivemos da maneira mais pura que nos é possível, porque amamos uma pessoa. Fidelidade a uma doutrina pode durar algum tempo, mas o relacionamento triunfa sobre todas as coisas. Fazemos qualquer coisa por alguém que amamos”.

(Smith; Judah, 2015 p.70).



O que temos que ter em nossos corações é o trecho daquela música do ministério Zoe:


Vai valer a pena, ter deixado tudo, ter largado todo mundo

Ter amado a cruz, ter seguido você Jesus


Você me faz tão feliz, eu amo a Tua presença.


É como disse o pastor Judah Smith “a graça é o combustível da nossa fé”, pecar é coisa comum na vida dos seres humanos, mas não podemos fazer disso um ciclo vicioso sem fim. Temos que pôr um ponto final no looping que quer nos separar do amor de Cristo. A vida tem lá seus altos e baixos como uma montanha russa mesmo, temos que controlar o nosso “carrinho” para que ele não acelere demais nas curvas e aguente os baixos da vida. Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos. (2Co 4:8‭-‬9).


O pecado sempre tentará nos afastar de Cristo, mas não é “uma pequena mancha preta de pecado” que irá nos distanciar do “oceano de graça dEle” e sim a nossa indiferença quanto a ama-lo e querer segui-lo (ou seja, apenas nossa falta de vontade pode nos separar de Jesus) a graça nos fornece liberdade, escolha hoje a mudança que te separa do pecado e te aproxima da presença de Jesus, se apoie em seu líder, em seu pastor, em seus amigos cristãos e em sua família para conseguir permanecer firme na presença de Deus.

Essa palavra jamais poderá ser entendida como crítica ao seu estilo de vida, mas como uma auto reflexão: “ o quanto eu amo a Jesus e o quanto estou disposto a abdicar da minha vida e do meu conforto por ele?”.


Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.  Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído , e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu foi justificado do pecado.  Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.
Romanos 6:1‭-‬8 NVI


Assim diz o Senhor : “Contenha o seu choro e as suas lágrimas, pois o seu sofrimento será recompensado”, declara o Senhor . 
Jeremias 31:16a NVI

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Fortaleza da verdade

E conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará”.
João 8:32


A evangelização é uma guerra, isso mesmo igual essas que você vê na tv acontecendo no oriente médio ou pior, igual a segunda guerra mundial. O mal nunca vai permitir que a gente fale da verdade para aqueles que ainda não a conhecem, mas não é por esse motivo que devemos parar! Pelo contrário devemos nos preparar! A guerra só se vence com estratégia e quem nos dá essa estratégia é nosso general, Cristo!



Fortaleza



A bíblia fala que Deus é nossa fortaleza e realmente ele é. Mas também precisamos de pessoas que amam a Jesus tanto quanto nós, elas nos ajudam a solidificar o nosso forte, tanto nossa família, quanto amigos que buscam a Cristo podem fazer parte dos nosso forte eles nos ajudaram nos momentos de angústia, seja na sua célula ou na sua igreja as amizades que seguem o mesmo caminho constroem um elo forte contra o mal.


Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros.
Romanos 12:15‭-‬16a


Vitória certa



Ter um forte é essencial para vencer a guerra, por mais que você seja ferido pelo pecado e queira sair da presença de Deus, você não irá conseguir se afastar dEle. Você não tem mais venda nos olhos, o deus deste século (que é o diabo) não te cobre mais com escuridão. Você é livre, a liberdade te faz querer voltar a Deus, é como o filho pródigo que decide sair e ver o mundo lá fora, começa a passar dificuldades, se arrepende e volta para casa do pai e lá ele volta a ter tudo e comer do bom e do melhor de novo, o Pai não vira as costas para ele, mesmo depois de seu pecado.

E que esse soldado que foi ferido possa vigiar para que nunca mais saia da presença do General, que ele possa contar aos seus irmãos como não vale a pena sair da presença de Cristo, depois que suas feridas são saradas ele volta um soldado mais forte e experiente para proteger seus amigos e agregar a fortaleza.



Deus sempre estará de braços abertos para você, o pecado não consegue mais te afastar de Cristo, você conheceu a verdade. Você pode até perder uma batalha, mas não desanima, porque no fim a vitória já está decretada pelo Senhor dos exércitos que é o Deus eterno.


Portanto tenham uma base forte para que você não se desvie do caminho de Cristo e quando forem a guerra usem o capacete da salvação e a couraça da justiça, tenha sempre uma vida de oração com seu general para saber as táticas da evangelização e ser bem sucedido na batalha.


Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Efésios 6:13‭-‬17

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com