JOPE
nome que significa “bonito”, ficava situada na costa mediterrânea de Jafa, exatamente ao sul da moderna Tel-Aviv. Era o único porto natural entre Acco e o Egito. A madeira do Líbano passou por esse porto marítimo a caminho de jerusalém para ser usada na construção do templo de Salomão (2 CR 2.16) e de Zorobabel (Ed 3.7). O profeta Jonas partiu de Jope na esperança de fugir do chamado divino e não ir a Nínive.
Sendo uma das poucas cidades portuárias na costa da terra Santa, Jope atraía os reis de toda região. É mencionada várias vezes em fontes antigas, que atestam a grande variedade de poderes que controlava a cidade.
Com cidade portuária da Judéia,. Jope era importante para a igreja do NT. Foi lá que o apóstolo Pedro ressuscitou Tabita (At 9.36-43) e teve a visão de que Deus aceitaria a fé dos gentios. Logo depois, ele pregou o evangelho para Cornélio (At 10).
Conclusão
Por todo o livro de Jonas está escrito que Deus “preparou” coisas - um peixe, uma aboboreira, um bicho e um vento - para realizar os seus propósitos ao lidar com Jonas. Neste contexto, a tradução da palavra hebraica mänäh em algumas versões como “preparou” requer um cuidado especial, porque parece sugerir que Deus criou o peixe instantaneamente naquela ocasião; o termo “deparou” (RC) é melhor, na verdade, Deus apenas usou coisas que já existiam.
A oração de Jonas é uma grande afirmação da fidelidade e disponibilidade de Deus. O profeta percebeu que nada pode separar de Deus alguém que lhe pertence, e que nenhuma situação pode impedir o seu agir
Muitos consideram a história de Jonas como um “mito” ou uma “fábula” e rejeitam o elemento milagroso do grande peixe.
Os que consideram o livro de Jonas uma ficção pós-exílica vêem a obra como um registro do zelo nacionalista de Esdras e neemias. O livro apresenta os pagãos como pessoas dispostas ao arrependimento e retrata o profeta israelita como desobediente, irado e vingativo. Não há dúvidas que o livro ressalta o fato de Deus ser compassivo para todos os povos e se preocupa com os gentios tanto quanto com Israel, porém isso de modo algum exige que Jonas seja uma obra pós-exílica ou uma crítica de Esdras e Neemias. Se Jonas era um profeta nacionalista como Zedequias, em 1 reis 22, as expectativas do profeta e do próprio livro seriam uma forma de corrigir esse zelo equivocado. Deus, como o próprio Jonas confessou, é o criador do mar e da terra seca (1.9) e não é propenso a favoritismos, como Jonas teria preferido.
Aos críticos de que a obra não é verdadeira, vemos uma incapacidade de compreender a grandeza sobrenatural do Deus da Bíblia. Para alguém que pode deter o sol ou dividir o mar vermelho, controlar um peixe não é um grande problema. Jesus travou os eventos do livro como fatos históricos, comparando o tempo que Jonas passou no ventre do peixe com o seu próprio sepulcro. Além disso, ele afirmou que o arrependimento dos ninivitas era genuíno, e comparou a reação deles a indiferença dos escribas e dos fariseus.
Deus é imutável (Ele nunca muda) contudo, Deus interage com os homens e os homens, sim, mudam. Neste caso a intenção final de Deus em relação a Nínive não tinha sido alterada — posteriormente, a cidade foi destruída. Ainda assim, Deus viu que as ações dos ninivitas era uma reação a mensagem de Jonas sobre a destruição iminente da cidade.
Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.
Jonas 3:10 NVI
Este versículo transmite uma grande esperança ao povo de Deus hoje. Se Deus foi capaz de prover salvação para as pessoas Nínive, suspendendo e adiando o seu juízo sobre ele por mais de cem anos, certamente o Senhor é capaz de conceder misericórdia a um crente hoje.
O fato de Jonas ter se irado com a aboboreira que Deus havia plantado (nasceu em uma noite e secou em outra) revela seu egoísmo e preocupação consigo mesmo. Hoje, fazemos exatamente a mesma coisa procurando prazeres nas dores matérias deste mundo. Deus deseja que seu povo concentre a sua atenção nele e no cumprimento de sua vontade (Cl 4.1,2). Como fez no caso de Jonas, Deus pode remover todas as coisas materiais que impedem que seu povo tenha um relacionamento apropriado com Ele.
No fim do livro, ao não incluir a resposta de Jonas a pergunta de Deus, o livro é concluído com um desafio a cada leitor, para que considere se as suas prioridades estão em conflito com as propriedades de Deus.Porque a maldade atrai o castigo mas a salvação vem do Senhor.
bibliografia e fontes:
Biblia de estudo arqueológica NVI
Biblia de estudo palavra chave grego-hebraico
gotquestions.org
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