"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

domingo, 15 de janeiro de 2017

Por que devemos dar o dízimo? - Part II



Para quem era destinado o dízimo?


À princípio, tratava-se de um dom a Deus. Mas, selecionado para Deus, precisava ser entregue aos Levitas (tribo que não teve um pedaço de terra na divisão da Terra Prometida), conforme dito em Números 18,21 (em diante). Esses, por sua vez, deviam dar a décima parte daquilo que recebiam aos sacerdotes, aqueles que trabalhavam no santuário. A oferta precisava ser levada até o Templo (Deuteronômio 12,5).

Dízimo e Novo Testamento


Muitos afirmam que Jesus nunca falou nada sobre dízimos e se baseiam muito no princípio neotestamentário de II Co 9.7, que diz:
"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento (Atualizada: 'necessidade'); porque Deus ama ao que dá com alegria".

Então poderíamos dar o valor que gostaríamos? Lembres se que o coração do homem é enganoso (Jr 17: 9-10), ainda, mas se tratando em dinheiro! Mas no texto podemos entender que o contribuir segundo o seu coração, se diz em relação a você dar um valor que não traga tristeza, que não possa gerar confusão na família do contribuinte. Ajudar a igreja com dinheiro era um costume da igreja primitiva, encontramos esta lição em 1 Co 16.2-3, que diz:

"No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar." -

Quero chamar a sua atenção, entretanto, para o fato de que Paulo, pela inspiração do Espírito Santo, nos ensina que temos que contribuir conforme Deus permitir que prosperemos, ou seja, conforme os nossos ganhos. Essa é a grande forma de justiça apontada por Deus: as contribuições devem ser proporcionais, ou seja, um percentual dos ganhos. Assim, todos contribuem igualmente, não em valor, mas em percentual. Em (Atos 4:34-35) :
"Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade."




Mas que valor correspondente é este? 

Então podemos ver que eles tinham uma base, mas por quê? Para que houvesse uma organização.  O único "valor" que encontramos na palavra vem do Antigo testamento, que se refere ao dízimo. Porque não seguir a forma, o planejamento e à proporção que já havia sido determinada por Deus? Sabemos que temos muitas argumentações falhas, a favor do dízimo, que procura utilizar prescrições da lei cerimonial (cumprida em Cristo) ou da lei judicial de Israel (de caráter temporal, para aquela nação). Entretanto, temos, igualmente, muitos princípios válidos e exemplos sobre o dízimo, tanto no Velho como no Novo Testamento. No nosso caso, procurei me concentrar apenas nesses dois princípios. Alguns pregam sobre o tridízimo e outros, mas não vemos exemplo na palavra de Deus para tal.

Quando isto acontece, nos traz escândalos, Se tratado em dinheiro, onde a própia palavra no diz que este é a raiz de todos os males (ITm 6:10), pessoas matam por dinheiro, pessoas fazem de tudo por dinheiro, onde muitos acreditam que pode gerar uma sensação de poder. Paulo recebeu oferta e agradeceu:

 Fp 4:18 Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. É uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.

Podemos ver que ajudar a igreja com dinheiro já era um principio ensinado logo no início, sei que existem inúmeros vídeos e estudos que ensinam o contrário, creio que cada um tem que absorver aquilo que for melhor para si, mas analise a bíblia, porque ela mesma, nos mostra a verdade. Se ajudar a igreja financeiramente fosse errado, você acreditaria que Deus permitiria que isto ficasse registrado? Muitos ensinam que o dizimo não era somente financeiro, mas através de alimentos também, correto, mas será que Paulo iria precisa mais de uma caixa de verduras ou de uma quantia de dinheiro para ajuda ló a viajar? Eu entendo que hoje, falar em dinheiro e igreja causa um constrangimento, pelos fatos de inúmeras reportagens de líderes sendo presos e acusados por roubo ou algum tipo de sonegação fiscal. Mas não podemos esquecer que o papel da igreja na sociedade, não é meramente religioso (culto de louvor e pregação), não podemos esquecer que a igreja faz ajuda humanitária, trabalha com recuperação de dependentes químicos, ajudam missionários em outros países, muitas igrejas tem casas de repouso, orfanatos e escolas, como financiar isto tudo?  Doando uma caixa de verduras ou frutas? Nada contra um agricultor, se ele quiser dizimar ou ofertar verduras de sua lavoura para ajudar o ministério, desde que a igreja tenha um setor que a utilize, será muito bem vindo. Mas não podemos esquecer que a igreja, precisa de condições financeiras para sustentar se.
Na terceira e última parte desse estudo será ensinado sobre os pastores que recebem salários e a conclusão do estudo...

0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com