"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

domingo, 15 de janeiro de 2017

Por que devemos dar o dízimo? - Part I



Esta é uma pergunta que muitos fazem, membros ou não de uma igreja, principalmente alguém que é convidado a visitar uma igreja evangélica.
Por que devemos dizimar, ou pra onde vai o dinheiro arrecadado? Seria somente dinheiro que devemos dar? Vivemos em um momento da sociedade evangélica, que frequentemente o termo dízimo é ligado a pastor, pelo fato de ser considerado o responsável pela Igreja, ou até mesmo pelo fato de vermos uma grande quantidade de noticias relacionada a pessoas que deveriam dar exemplo, mas pelo contrário, ostentam riquezas, ao qual por muitas vezes traz escândalos e gera revoltas, principalmente aqueles que não fazem parte do corpo de Cristo.

Mas, afinal o dízimo é bíblico? Sim.
Jesus pediu o dízimo para seus seguidores? Não.

Jesus falou pouco sobre este assunto, e também não falou explicitamente sobre muita coisa, não podemos achar que se Ele não mencionou muito sobre este ou aquele assunto, então não é importante, Jesus nunca mencionou que dar um trago em um baseado seria errado, também nunca disse que ficar com troco a mais prejudicando seu próximo seria errado, nunca falou que maltratar seria errado, nunca falou que agredir uma mulher seria errado; tem muita coisa que Jesus não citou enquanto esteve entre nós na sua primeira passagem, mas nem por isso podemos nos apegar e julgar conforme nossa necessidade. Nossa intenção é explicar através da bíblia, o que ela se refere ao dízimo e oferta, e também o viver da obra (obreiros que recebem salários, certo ou errado?) e tudo que envolve este assunto.

 Dízimo

A palavra Dízimo significa a décima parte de algo, devemos dar 10% só nosso fruto de trabalho ao Senhor, isto é pregado por muitas denominações. Na sua grande maioria, aqueles que defendem sobre esta prática, se baseiam no livro de Malaquias 3:8-10, quem não dá o dízimo para o trabalho do Senhor está roubando Deus e está sob maldição. Já aqueles que pregam contra o dízimo, afirmam que isto era uma prática antiga, do Velho Testamento, portanto estamos desobrigados de tal atitude. Dizimar foi uma lei Mosaica estabelecida na época do Profeta Moises, mas dar dízimo vem muito antes deste, por exemplo, Abraão.



Os judeus entendem que o dízimo, deveria ser a primeira parte que deveria ser entregue no templo, mas a primeira parte de que?  Dizimar como está em Levítico 27, junto com os votos voluntários feitos a Deus e às normas referentes aos primogênitos, que pertencem a Deus, é regulamentado também o dízimo. Nesse texto se diz que a décima parte dos "grãos da terra" e das "frutas das árvores", além da décima parte dos animais, tinham que ser "consagradas ao Senhor" (versículos 30 e 32), isto é, precisam ser colocadas de lado para o Senhor. Foi uma lei Mosaica estabelecida na época do Profeta Moises, mas dar dízimo vem muito antes deste, era um costume dos antigos, o dízimo põe suas raízes em costumes e atitudes de fé muito antigas, que vão além da própria existência do povo judeu. A prática nasce das ofertas que os fiéis de religiões antigas faziam aos próprios deuses. É claro que nesse período antigo ainda não se chamava "dízimo", "décima parte", mas a ideia já existia. Em muitos povos era simplesmente uma taxa, às vezes cobrada pelo poder civil. De fato, essa era a grande diferença em Israel. Entregar a para Deus una décima parte, era entendida como uma forma de agradecimento e não como uma taxa que se paga para o governo.

Isto Explica por que Abraão deu o dízimo para o rei de salém, Melquisedede em Gn14: 20, podemos entender que como costume de outros povos, Abraão se sentiu a necessidade de agradecer a Deus desta forma. Jacó quando está no deserto, fugindo de seu irmão Esaú, faz uma oração no deserto e diz:  “Senhor, se eu for abençoado, se eu tiver comida, roupas, proteção, então em pagarei dízimos”. Se Deus não o abençoasse ele não deveria pagar nenhum dízimo ao Senhor. (Gênesis 28,20)
Muitos afirmam que as pessoas dizimavam alimentos e animais, mas no texto acima nos diz que:

Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores...

podemos entender que o dízimo destes produtos se refere ao lucro recebido através dos ganhos destes produtos. Lucros através da venda de um animal, de algum alimento extraído de sua plantação, lucro da venda de um cacho de banana, lucro da venda de um litro de leite ou até mesmo era aceito o fruto das plantações e animais sem defeito. Mas porque era aceito animais e alimentos como pagamentos de dízimos e ofertas? Por que através disto, os sacerdotes e levitas eram alimentados, eis a função do dízimo e oferta, mas falaremos disto na segunda parte do estudo...

0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com