Mas o que a bíblia diz?
Ai vem aquela pergunta, mas o que a bíblia fala sobre isso? Não temos na Bíblia Sagrada uma separação entre músicas seculares e músicas que seriam sagradas. Música na bíblia, encontramos no Antigo Testamento, onde se refere a adoração a Deus, Davi foi um grande músico, um adorador, no entanto nunca citou nada sobre isso. São inúmeros os gêneros de músicas seculares, e dentro destes gêneros, as letras de músicas são diferentes. Por exemplo: sertanejo fala sobre romance ou diversão, o Rap fala geralmente critica a sociedade e sua realidade assim como o rock e muitos outros. Temos o que para muitos é abominável, como funk atual, que fala sobre sensualidade e pornografia, são variados os gêneros e variados tipos de letras. Não devemos condenar a ninguém, por escutar qualquer tipo de música, no entanto cada um que tem o seu próprio gosto musical, deve no entanto respeitar ao seu próximo, ninguém é obrigado a ouvir algo que não gosta.
Mas podemos ou não ouvir músicas que não são cristãs?
Seria pecado um cristão cantar uma música, com uma letra romântica para seu esposo (a) ou namorado (a)? Acredito que não, depende muito da ocasião.Por exemplo, não cairia bem um membro de uma igreja, pedir uma oportunidade para cantar uma música secular para alguém durante um culto, traria escândalo para muitos ali presente, mas e se for em um casamento? Ai a situação já é outra, a diferença da primeira situação para a segunda, está no momento, são situações diferentes. Toda situação, que pode escandalizar alguém, deve ser evitada, é isso que Paulo nos ensina em I Co 8.
A coisa mais importante a se entender sobre música cristã, é que a importância desta, não é somente ser um passa tempo na vida do cristão. A música cristã, pode representar uma oração, uma pregação cantada ou até mesmo uma declaração de adoração a Deus. Já a música secular, pode representar um pensamento sobre a sociedade, uma declaração de amor, uma declaração de ódio, uma apologia a determinados assuntos, inúmeras coisas. Minha opinião, não costumo ouvir, admiro sim muitos músicos, principalmente grandes guitarristas, mas não tenho o hábito de ter em minha playlist, músicas seculares. Geralmente as pessoas, escutam as músicas conforme o seu estado de espírito, portanto acredito que tudo o que nos prende no mundo não cristão, deve ser abandonado, isto é a minha opinião, não acuso nem discrimino qualquer cristão que goste de ouvir uma música secular. Como músico, intendo que a música tem poder de mexer com nossos sentimentos, na música cristã, muitas vezes se o cantor não tiver uma vida reservada para com Deus, a sua canção não terá efeito para com o público, o cantor, deve estar em uma posição onde permita que Deus o use como um mero porta voz. A diferença da música cristã sobre a secular, não está somente nas letras mas sim em que ela faz com o coração do ouvinte, claro que muitos choram quando ouvem uma música romântica, que fala sobre uma situação vivida anteriormente por uma decepção amorosa, e etc. Mas uma canção verdadeiramente cristã, cantada por uma pessoa que mesmo que não seja cantor profissional, mas que tenha uma vida consagrada para com Deus, consegue proporcionar sensações completamente diferente, me refiro ao poder de mexer no intimo do ser humano. Quantas pessoas que são atraídas através de uma canção, são curadas, encontram paz. Existem certos tipos de coisas que é difícil afirmarmos que seja pecado ou não, quando estamos em duvida se algo é ou não errado, devemos nos fazer a seguinte pergunta: Isto vai escandalizar alguém? Vivemos em um tempo que a humanidade prega: Minha vida, minhas regras, até pode ser, mas no momento que você conhece a Cristo, isto tem que mudar. Se você é filho de Deus, tem que passar a evitar tudo aquilo que gera escândalo, a bíblia diz que como cristãos temos que dar testemunho de cristão, e se por alguma atitude nossa, uma pessoas deixar de seguir a Cristo, estamos pecando, Cristo nos alertas sobre isto em Mateus 18.7.
Finalizando...
Na vida espiritual, Jesus nos considera como plantas Mt 13:1-9, que ao longo do tempo somos regados (alimentados), de acordo com nossa alimentação vamos crescendo. O tipo de alimento que nos sustentamos durante nossa vida espiritual, irá refletir no nosso futuro como adultos, espiritualmente falando, se temos nos alimentado com tudo aquilo que o mundo nos oferece, que tipo de planta espiritual seremos? Uma planta fraca!!! A palavra de Deus diz que nossa boca fala do que está cheio nosso coração (Mt 12:34), do que temos nos enchido? Pode de uma fonte, sair água doce e salgada (Tg 3:11)? Ou nos afastamos de tudo o que nos prende neste mundo e desfrutamos de coisas mais profundas ou continuamos preso em um mundo de pecados.
Mas como sempre, quero deixar este texto, que sempre nos ajuda quando estamos em dúvida, orar a Deus é a melhor solução para nossas dúvidas.
Seja a paz de Cristo o juiz em vossos corações, tendo em vista que fostes convocados para viver em paz, como membros de um só Corpo. CL 3:15.
0 comentários:
Postar um comentário