"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

sábado, 5 de novembro de 2016

Os antigos filhos de Deus

Naqueles dias, havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração.
Gn 6:4‭ NVI



Os Nefilins


Há apenas duas menções aos Nefilins na Bíblia (Gn 6.4; Nm 13.33), povo “de grande estatura (v.32), os descendentes dos enaquins. Ao deparar com esses imponentes habitantes de Canaã, dez dos espias ficaram desanimados e tomados de pavor. Os Nefilins talvez fossem na aparência como os refains, raça de homens altos e fortes com quem os enaquins são comparados em Deuteronômio 2.21.

Os Nefilins em Gênesis 6.4, foram homens poderosos que viveram antes do dilúvio. O autor de gênesis vinculou-os aos “filhos de Deus” outras traduções trazem (“filhos dos deuses”), querendo dizer que eles ou eram idênticos aos “filhos de Deus” ou eram descendentes desse grupo.

Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.
Nm 13:33 NVI



Três teorias têm sido propostas a respeito do parentesco desses Nefilins, mas essas hipóteses não explicam como eles sobreviveram ao dilúvio e apareceram em Canaã no tempo da incursão dos espias:


☸ Alguns historiadores bíblicos argumentam que os “filhos de Deus” eram homens justos (descendentes de Sete filho de Adão) que se casaram com mulheres mundanas, descendentes de Caim, e desse modo se corromperam. Sua progênie cresceu em pecaminosidade até que Deus consertou a perniciosa situação com o dilúvio. Essa teoria porém não explica por que a palavra traduzida por “homens” se refere a toda a humanidade em gênesis 6.1 e apenas à linhagem de Caim no versículo 2.


☸ Outros eruditos argumentam que “os filhos de Deus”  (Gn 6.2) eram reis que tomaram várias mulheres de modo a constituir uma dinastia por meio de seus numerosos descendentes. Em alguns casos,  os documentos do antigo oriente médio  referem-se aos reis como filhos de deuses. Os textos acádios indicam que a palavra hebraica traduzida por “homens”, em gênesis 6.4, podia significar, de forma alternativa, “homens do povo” em alguns contextos. Desse modo, os Nefilins eram reis que adquiriram haréns, usando a filhas de homens do povo é gerando grande famílias por meio delas. Contudo, nenhuma outra passagem bíblica se referem aos reis em geral como “filhos de Deus” , e os reis posteriores (como Salomão), que tiveram muitas mulheres, não são identificados como Nefilins.


☸ Outros eruditos ainda acreditam que os “filhos de Deus” eram anjos que fertilizaram as fêmeas humanas e geraram semideuses (seres com mais poderes que os seres humanos e menos poderes que os deuses) capazes de fazer qualquer coisa que quisessem sobre a Terra (muito similar aos titãs da mitologia grega), motivando a determinação de Deus em destruir a humanidade, de forma a erradicar o crescimento do mal.


Jesus porém deixou claro que os anjos não se casam (Mt 22.30), daí o argumento de que não procriam. Entretanto, a procriação desses anjos em particular poderia ser considerada um comportamento aberrante. Observe-se, no entanto, que a expressão “filhos de Deus”, da forma que é usada em outras passagens do antigo testamento e em outras línguas semiticas antigas, sempre se referem a seres divinos (Jó 1.6 - em que a mesma palavra hebraica é traduzida por “anjos”).

Conclusão


Os antigos intérpretes judeus concordavam unanimemente em que os “filhos de Deus” eram seres angélicos, idéia talvez refletida em 1Pedro 3.20 e 2Pedro 2.4,5. Entretanto, se os “filhos de Deus” mencionados em gênesis 6 eram de fato anjos e os Nefilins seus descendentes, como relaciona-los com os Nefilins mencionados em números13 ? Mais Provavelmente, a palavra “Nefilins”  nesse contexto tardio significa algo como “gigantes” ou “Titãs (o termo é usado literalmente em Gn 6 mas metaforicamente em Nm 13).

Bibliografia:

- Bíblia de estudos arqueológica NVI

Um comentário:

  1. Na minha opinião eram simplesmente descendentes de Sete, homens que eram fiéis a Deus.eo fato de serem "Gigantes", creio que diz Respeito ao serem reconhecidos, terem honra sobre os demais, ou simplesmente serem homens de estatura alta também.

    ResponderExcluir

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com