"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

terça-feira, 22 de novembro de 2016

De gato preto à São Pedro...

Certamente abandonaste o teu povo, os descendentes de Jacó, porque eles se encheram de superstições dos povos do leste, praticam adivinhações como os filisteus e fazem acordos com pagãos.
Is 2:6 NVI



Muitas pessoas são supersticiosas, é comum você encontrar pessoas que não passam debaixo de uma escada, não cruzam o caminho com um gato preto ou compram apetrechos para espantar mau olhado e inveja, por exemplo.Deus é contra todo e qualquer tipo de superstição.


No dicionário superstição significa:


s.f.
Crendice; crença sem fundamento racional e lógico que, normalmente, se baseia situações recorrentes ou coincidências eventuais.


A superstição em si nada mais é que um tipo de idolatria, pois você acredita que aquilo tem verdadeiramente o poder de acontecer, e você pratica o ritual como manda a determinada superstição, por exemplo:

Você cita o verso de “São Longuinho” pra que algo aconteça e quando por acaso acontece você dá três pulinhos ao “santo”.


Significado de Idolatria (dicionário Aurélio)

1 Adoração dos ídolos.
2 Culto prestado ao que não é Deus.
3 Amor excessivo.



Um exemplo clássico de idolatria na bíblia é a história do bezerro de ouro, Moisés líder dos Israelitas que por intermédio de Deus tirou o povo da escravidão do Egito, tinha subido ao monte para falar com Deus (veja o texto da Bíblia, a seguir…).


O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”.  Respondeu-lhes Arão: “Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim”. Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: “Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!”  Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: “Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor ”. Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra.  Então o Senhor disse a Moisés: “Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’.”
Êx 32:1‭-‬2‭, ‬4‭-‬8 NVI


Nota cultural



Ex 32 — Na arte e nas lendas, os deuses eram em geral representados por animais com a intenção de simbolizar os atributos das respectivas deidades. Por exemplo, na experiência religiosa do antigo Oriente Médio os touros e os bezerros estavam quase sempre associados com a força, a virilidade e a realeza. O touro era considerado uma representação terrena de uma divindade celestial, incorporando a força física e o poder procriador encontrados na natureza.


Tragicamente, os Israelitas haviam se tornado presas da influência culturais do Egito (do qual tinham saído) e de Canaã (na qual se estabeleceriam) . O povo de Deus de forma inconsciente, foi associando seu Deus aos deuses de outras nações (eles fizeram uma mistura de fé no único e verdadeiro Deus com tradições pagãs.


É importante reconhecer que os israelitas acreditavam estar agindo com piedade. Tudo que viam no mundo que os cercava os faziam crer que Deus considerava a adoração a ídolos aceitável e prazerosa. Seu povo estaria, no julgamento deles, tentando honra-lo pela presença do principal dos deuses, mas na verdade, estavam comprometendo sua singularidade e incompatibilidade, tendência que se repetiria entre eles até o retorno do cativeiro Babilônio.



Séc XXI



Resumindo, Toda crença e adoração que não seja para Deus é considerada uma idolatria/superstição. Deus não divide sua glória com ninguém (Is 42.8)


“Eu sou o Senhor ; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.
Is 42:8 NVI

E porque existem pessoas que continuam adorando a imagens esculpidas? Porque pessoas insistem em ave Maria, são José trabalhador, são Pedro e etc? Amados esqueçam os ídolos, eu sei que muitas pessoas foram ensinadas de berço e isso virou algo cultural na vida delas, porém seja forte e livre-se das falsas crenças. “Se cremos que a santa Maria mãe de Deus roga por nós”, então somos como aquele povo que creu no bezerro de ouro. A natureza de Deus não pode ser representada por objetos inanimados nem por qualquer outro elemento da criação (Dt 4.15-19; Is 46.5-9). O clamor da libertação do Êxodo: “Quem entre os deuses é semelhante, a ti Senhor?” (Ex 15.11) foi constantemente desvirtuado pela idolatria.


somente Jesus Cristo tem o poder de curar, salvar e libertar, não há outro, não há outra que já passou nesta Terra que pode te ajudar com seu problema, teve pessoas que vieram antes de nós e fizeram o propósito de Deus? Sim existiram essas pessoas, porém elas não tem poder para intervir na minha ou na sua vida, elas estão aguardando o julgamento, Deus é o único poderoso no céus e na Terra.

Se você concordou e creu nesse post, eu declaro agora em nome de Jesus Cristo que as superstição e todo tipo de adoração a outro que não seja Deus, caia por terra agora e saia da sua vida.


Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas e exercite-se na piedade.
1Tm 4:7 NVI

0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com