"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

terça-feira, 8 de novembro de 2016

O sal

“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
Mt 5:13 NVI



Nota cultural



Embora fosse muito caro, o sal era parte importante da dieta do mundo antigo. Talvez por esse motivo fosse usado como sinal da aliança e exigido como sacrifício (Lv 2.13).


Temperem com sal todas as suas ofertas de cereal. Não excluam de suas ofertas de cereal o sal da aliança do seu Deus; acrescentem sal a todas as suas ofertas.
Lv 2:13 NVI


Óleo vinhos e grãos constituíam a principal dieta dos israelitas. O povo de Deus deveria dar o melhor da sua produção ao Senhor. Esses itens se tornaram os alimentos especiais dos sacerdotes e de suas famílias.


Tudo aquilo que for separado dentre todas as dádivas sagradas que os israelitas apresentarem ao Senhor eu dou a você e a seus filhos e filhas como decreto perpétuo. É uma aliança de sal perpétua perante o Senhor , para você e para os seus descendentes”.
Nm 18:19 NVI



Uma vez que o sal também era uma parte necessária do alimento diário e também era empregado nos sacrifícios feitos ao Senhor, não muito tempo depois o povo começou a fazer conexões entre o sal e a aliança “comer sal” com uma pessoa significava compartilhar a hospitalidade com ela. Quando alguém firmava uma aliança, ela era confirmada com uma refeição sacrificial em que o sal sempre estava presente. Números 18.19 específica que as ofertas deveriam ser uma “aliança de sal perpétua perante o Senhor”.


O sal era usado para dar sabor e preservar. O sal utilizado em Israel vinha quase todo do mar morto e era cheio de impurezas, o que implicava perda de sabor.



Séc XXI



O sal mais conhecido é o cloreto de sódio, por ser utilizado na cozinha e na alimentação humana, é imprescindível para dar sabor e gosto aos alimentos, quando um determinado alimento está sem ou com pouco sal, falamos que ele está insosso.


Jesus disse que somos o sal da terra, ou seja nós damos o tempero para o mundo que é a presença de Cristo, Jesus é o tempero e o sabor para a humanidade, quando conhecemos a Cristo e não espalhamos sua mensagem, mostrando como ele nos salvou e pode salvar as pessoas se elas o aceitarem em espírito e em verdade, nos tornamos insossos. E isso significa que somos mornos conhecemos a Cristo, mas em nossas vidas não colocamos tempero (não fazemos mudanças, não morremos para o mundo e não recebemos a verdade) e então ficamos sem sabor.
Aprenda a por em prática a palavra que você ouve, de exemplo e ensine as pessoas sobre a palavra de amor e a mais linda história já contada, que é a morte e ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que nos libertou do pecado graças a sua infinita misericórdia.

Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
Ap 3:16 NVI

0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com