"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O Senhor é o meu pastor e nada me faltará?

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Salmos 23:1


Pastor no dicionário Aurélio significa:
Pessoa que guarda, guia e apascenta o gado.





Você com certeza já ouviu essa frase, mesmo se você não for cristão, você já viu ou ouviu essa frase, da boca de alguém, de algum status da rede social, de alguma bíblia aberta na casa de algum religioso, de algum adesivo (seja em um carro ou em uma janela de alguma casa), você deve ter visto ou ouvido essa frase.
Mas qual o real significado dessa frase?

Pessoas muitas vezes falam essa frase da boca pra fora, mas porque um pastor? Qual a realidade e profundidade dessa comparação?

Este versiculo, reflete a nossa dependência total de Deus, a maior dependência de um pastor é garantir o bem estar de seu rebanho. Este Salmo enfatiza a necessidade de confiarmos na provisão de Deus. Como Bom Pastor, Deus cuida do nosso bem-estar físico, mental e espiritual. Ele provê refrigério em meio às experiências difíceis da vida.
Um bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas:
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa.

Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas.
"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;                                     João 10. 11-14

Jesus afirma que ele é o Bom Pastor e dá a vida para salvar as suas ovelhas que somos nós, Cristo morreu na cruz para que pudéssemos ter vida! Quem é contratado não dá a vida por algo que não é dele, porque não tem esse amor que o Pastor tem




NOTA CULTURAL




O pastoreio de ovelhas era muito difundido no mundo antigo, desde os tempos mais remotos, praticado desde a mesopotâmia até o mundo romano. As ovelhas proporcionavam carne, lã, leite e queijo. Os pastores as vezes viviam como nômades, mas não era comum. Os pastores levavam suas ovelhas para pastar e beber água, mantinham um registro cuidadoso de seu número e davam atenção especial às que precisavam de cuidados como as fêmeas prestes a dar à luz. À noite, o pastor ficava com as ovelhas, às vezes reunindo-as numa simples área cercada ou mesmo em uma caverna. Os pastores também protegiam-nas dos animais selvagens...

“ABRE ASPAS




Como leão voraz rugindo escancaram a boca contra mim.
Salmos 22:13



Para o leitor de hoje, a ferocidade dos animais selvagens não passa de clichê. Usamos essa analogia quando dizemos, por exemplo, que uma pessoa “está uma fera” sem experiência alguma em primeira mão com o terror que esses animais podem inspirar. No antigo Israel, porém, essas criaturas eram um perigo muito real e uma fonte constante de medo. Entre os carnívoros mais ameaçadores estavam o urso, o leão, o leopardo, os lobos e o chacal. A situação dos pastores Israelitas era ainda mais delicada, pois precisavam defender seus rebanhos das feras para não enfrentar a ruína pessoal. O pastor ficava literalmente entre o predador e a presa.
Em Salmos 22.13,14 Davi compara seus inimigos a um leão rugindo, que fazia seu coração derreter. Sem dúvida, muitos israelitas sabiam o que significava estar paralisando com medos dos rugidos, uivos, urros e rosnados dos animais selvagens”.



No antigo testamento Deus era o Pastor de Israel e dos crentes fiéis. Ao mesmo tempo Deus esperava que os reis de Israel agissem como pastores de seus povo (2Sm 5.2) e condenava os que abusavam dessa autoridade (Ez 34).



Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra os pastores e os considerarei responsáveis pelo meu rebanho. Eu lhes tirarei a função de apascentar o rebanho para que os pastores não mais se alimentem a si mesmos. Livrarei o meu rebanho da boca deles, e ele não lhes servirá mais de comida.
" ‘Porque assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei.
Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas.
Ezequiel 34:10-12




SÉC XXI


O Senhor é realmente nosso Pastor e nada nos faltará?
Muitas vezes, na primeira dificuldade esquecemos dessa frase,  as vezes a frase está tatuada em nossos corpos mas quando vem o primeiro vento, a primeira prova, o primeiro aperto ou até mesmo o silencio de Deus para nossas vidas, simplesmente ignoramos o verdadeiro significado dessa frase, dai não temos Pastor e tudo nos falta. A frustração de alguma perca ou algo não realizado nos cega contra o nosso Pastor e daí murmuramos, e quanto mais murmuramos mais vamos caindo em um abismo de decepção e a luz fica cada vez mais distante...
PARE! Respire fundo, ORE, se você tem FÉ que Deus é o seu verdadeiro Pastor, nada ira te faltar, e aquilo que você esta passando faz parte do processo para a vitória, Jesus foi bem claro quando disse: “No mundo tereis aflições, mas tendes bom animo, eu venci o mundo”.

Cristo nos ajudara a vencer, creia que ele vai solucionar o seu problema, afinal de contas não há vitórias sem lutas. O real sossego dos problemas das lutas e das decepções ainda esta por vir, que será no céu ao lado do Pai, sejam firmes e lutem até o fim.

Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. 
Apocalipse 3:21





0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com