"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

domingo, 2 de abril de 2017

Preciso de Deus para ser bom?




Qual a linha que define o fato de uma pessoa ser boa ou má? Será que temos que ter uma religião para ser uma pessoa correta? Um ateu é uma pessoa boa? Estas são perguntas que constantemente estão em debates, seja por pessoas que acham que a religião não passa de uma perca de tempo ou de pessoas que tentam defender sua fé. Um lar que não tem nenhum sentimento religioso, pode criar uma criança com uma boa educação? Claro, por que não?
Em qualquer lar, religioso ou não, pode ser ensinado que furtar um lápis do "amiguinho" na escola é errado, responder o pai ou a mãe, também é errado, trair o namorado (a) ou esposo (a) não é correto e etc.
Mas como sabemos que isso ou aquilo é certo ou errado? Alguém nos ensinou isso, e se este alguém ensinou é por que ele aprendeu de outro e este de outro e assim por diante. Qual foi a fonte do conhecimento? Por mais cético que alguém seja, acreditar que  o primeiro ser humano depois da evolução já em uma fase adulta, sabia que tirar a vida de outro "amiguinho" era errado, sem ninguem ensina-lo, acho que é submestimar a inteligência humana.
Muitos ateus afirmam que a religião é aquilo que atrasa a humanidade em avançar. Vivemos em um mundo que a guerra religiosa é constante, a batalha entre: o que acredita x incrédulo. E por muitas vezes essa guerra nos faz refletir, qual a importância de uma crença, na formação do caráter humano? Se como cristão, eu afirmo que somente através da religião podemos ser uma pessoa com um caráter aceitável, estou sendo hipócrita, quantos pessoas religiosas que se dizem seguidoras de Cristo, e não se parecem nem um pouco com aquilo que Ele nos quis ensinar sobre compaixão e amor ao próximo. Os próprios fariseus se diziam próximos de Deus e não passavam de farsas.



Podemos chegar a um acordo comum, e dizer que uma pessoa pode ter um bom caráter mesmo não sendo religioso. Mas não podemos descartar que tudo o que sabemos sobre ser bom ou mal, a bíblia já nos ensinava. Qual sistema "religioso", nos traz leis de como tratar bem os estrangeiros, os órfãos, os mais necessitados, onde aprendemos a tratar bem o nosso próximo?
Quer dizer então que antes das leis reveladas a Moisés, não existiam compaixão e misericórdia? Não temos hoje muito acesso, de como os povos antigos tratavam seus cidadãos, mas temos informações que matavam, exploravam, guerreavam. Quando Deus criou os mandamentos, o propósito era formar o caráter de Israel como nação, para ser diferente dos demais. A lei de Deus é boa, perfeita e agradável, o problema é que muitas pessoas confundem quando observam um erro humano ao executar algo dos mandamentos e culpam a Deus. Já conheci pessoas que tinham raiva de Deus, pelo fato de um pastor ter prejudicado um membro, não podemos culpar a Deus por erros humanos.


Podemos ser pessoas boas sem religião, mas sem Deus seria impossível pois a base do que é certo ou errado veio Dele.

O homem na sua formação, já foi criado com um senso do que é certo ou errado, em Gn 3, nos diz que após terem desobedecido a Deus, Adão e Eva fizeram uma roupa de folhas, para cobrir seus corpos que estavam nus. Quem falou para eles que estavam sem roupas? Ninguém, eles viram seus corpos assim e tiveram a ciência que isso não era uma coisa muito legal, Deus nos fez assim. Como se dentro de nós tivesse um sensor do que é certo ou errado a própria sociedade nos insere esses conceitos e crescemos com esse "código moral". Há então quer dizer que um assaltante não sabe que roubar é errado? Aí já são situações diferentes, ninguém nasce bandido, estuprador, ou qualquer outro tipo de pessoa má, se transformam nisto por inúmeros fatores da vida e situações culturais, sempre onde há o certo também existe o errado, sempre teremos que lidar com o inimigo soprando o mal em nossos ouvidos, cabe a nós ouvirmos a ele ou a Deus(?); Aliás, Preciso de Deus para ser uma pessoa boa? "Teoricamente" não, mas na prática SIM! Por que somos criaturas formadas por Ele, e somos assim por que Ele colocou esse "sensor" dentro de nós, para sempre discernismo a mão esquerda dá direita, o certo do errado.


Romanos: 11. 36. Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com