"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

sábado, 29 de abril de 2017

Profecia ou profetada?



Nós pentecostais, entendemos que profecia é quando Deus por intermédio de alguém, fala com quem ele quiser, através de uma revelação ou através de uma mensagem. Quem não gosta de ouvir Deus falar? Ou receber aquela revelação? Biblicamente falando, é muito importante que isso ocorra, por que é através disto que somos edificados, aliás esta é a real importância da profecia, como diz em
1 Coríntios: 14. 3. "... edificação, exortação e consolação". Quer dizer que não existem profecias fora disto?

Temos que tentar entender o que se passava na época desta carta. Os dons espirituais eram " novos" para a igreja, aliás tudo era muito recente naquela época, hoje é comum você entrar em uma igreja pentecostal e observar pessoas falando em línguas, fazendo movimentos e etc, mas naquela época não.

Existiam muitos outros grupos religiosos, alguns recentes outros surgindo e o cristianismo estava no meio. Na medida que a igreja crescia, muitas pessoas queriam participar mas não queriam largar algumas práticas antigas. Eram judeus que se convertia mas não largavam as práticas de sacrifício (GL 2:11), pessoas com superstições, que queriam introduzir isso na igreja e etc. Paulo enfrentava muitos problemas para tentar manter o evangelho na direção certa, dentre elas as profecias. Deus falava através de uma pessoa para comunicação com seu povo (eles eram considerados profetas: "a boca de Deus"), isso era comum no Antigo Testamento, porém, ele usava pessoas como sacerdotes (Samuel por exemplo   {I Sm 8:10}), profetas ( Jeremias, Isaías, Ezequiel e muitos outros ), agora usar um membro qualquer, isso era novidade. Se tratando do lado espiritual, é fácil nós misturarmos as coisas. Por isso Deus deixou um padrão, toda profecia na igreja deve ter um objetivo.



                    

Profetizar não é somente por a mão na cabeça de alguém e pronto,   ela deve ter um objetivo: "edificação, exortação e consolo". Deus pode falar várias coisas através de uma profecia, mas com certeza se enquadra nesses três temas. Deus não, envergonha nem humilha, isso quem faz é o nosso inimigo. 

Paulo nos deixa um aviso quanto a profetizar na igreja, em 1 Coríntios: 14. 32. ele diz: Pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas, ou seja, existe o momento certo de trazer uma profecia, tudo que Deus faz tem ordem. A profecia serve para edificação e não para confusão. Já vi pessoas querendo entregar profecias durante uma pregação, está errado!!! Já está sendo profetizado através da pregação, o profetizar não tem que ser um espetáculo, mas sim uma exaltação para Deus. 

Mas o que seriam as profetadas? Podemos dizer que acontece quando "forçamos" o profeta a falar aquilo que queremos escutar. Tipo quando estamos pensando em fazer alguma coisa mas não sabemos se é de Deus, mas tomamos uma escolha e não queremos ouvir algo contrário da parte de Deus, mas sim escutar aquilo que nos deixa mais confortável. Já cansei de ver pessoas que ao terminar um culto em que a palavra pregada é capaz de preencher todas as nossas dúvidas, ainda insistem em pedir oração, para ouvir uma revelação, mas não podemos julgar estas pessoas, Paulo já nos ensina que alguns são mais fracos na fé do que outros ( Romanos 1:1-12). O problema é que uma profecia não embasada na palavra, pode trazer consequências que podem desviar pessoas. 

A palavra de Deus é a maior profecia que existe, é a única que não nos deixa em dúvida. Portanto, quando você ouvir algo "profetizado", com certeza Deus irá confirmar em seu coração, mas se ainda assim você ficar com dúvidas, busque na palavra uma confirmação, ou ore a Deus, com certeza ele não te deixará enganado. Não deixe a emoção prevaler sobre você, não busque ouvir somente aquilo que é bom, lembre se, quando somos repreendidos por Deus, é um sinal que Deus nos ama, por isso ele nos corrige.

Deus abençoe.




quinta-feira, 27 de abril de 2017

Só agradece

Salmos 46:1- Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2- Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetam para o meio dos mares.



Nunca estamos satisfeitos. Esses dias parei para pensar nessa afirmação e não tenho sombra de dúvidas que só li verdades. Sempre queremos o que não temos e quando conseguimos não queremos mais, quando somos pobres pedimos a Deus para sermos ricos, se viramos ricos queremos voltar na época que éramos pobres (e não pense que isso é um absurdo, você pode não querer morar embaixo da ponte, mas talvez você vá falar que era mais feliz “naquela época”). Se estamos solteiros oramos desesperadamente para encontrarmos uma namorada, quando namoramos na primeira briga queremos ficar solteiros. Queremos arrumar um emprego naquela área que é a “tão sonhada”, quando descobrimos que a área que queríamos não é “tão boa assim” oramos pra que Deus arrume um emprego para nós em outro lugar, pedimos um carro e quando conseguimos comprar falamos :

— ah Senhor mas o carro de fulano é mais bonito que o meu, quero um igual. E assim por diante na maioria das questões de nossa vida, nunca estamos satisfeitos, já parou para pensar o que Deus pensa sobre isso? Pedimos algo hoje e amanhã mudamos nossa opinião, se eu fosse Deus não sei o que faria com tanta indecisão…


E se apenas agradecermos? Ser grato por respirar, por viver, pelas bênçãos que Deus nos dá e por passarmos o que estamos passando no tempo que passamos, afinal Deus sabe o que é bom para nós e o porquê de estarmos em determinada situação, ele conhece nossos corações o fato de reclamarmos ou nos revoltarmos não irá mudar nossa situação, nem tudo o que acontece é culpa de Deus, sofremos as consequências de ações premeditadas que tomamos e cabe a nós sairmos da atual posição que nos encontramos. Tenha Fé que Deus pode mudar a situação que você se encontra e aprenda a esperar o tempo certo e enquanto sua vitória não chega, que tal agradecer pela vida?


Salmos: 40. 1. Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.

domingo, 23 de abril de 2017

Cegueira

O Senhor cuida da vida dos íntegros,
e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade
não ficarão decepcionados;
em dias de fome desfrutarão fartura.
Salmos 37:18-19


“Hoje o problema te cega, mas o tempo te trás a cura”.



Em situações de pressão onde os problemas se tornam gigantes em nossas mentes e as soluções se tornam minúsculas com probabilidade zero de serem resolvidas, nos tornamos cegos.

Os seres humanos são assim, a verdade é que fazemos muita tempestade em copo d'água, qualquer coisa nos abala. Desde quando nascemos já sofremos com a “cegueira” momentânea do problema-presente. Saímos do ventre das nossas mães e choramos (uma forma indefesa de mostrarmos desespero e medo), crescemos um pouco e nos desesperamos por não nos darem o nosso leite, depois nos desesperamos quando algum coleguinha do jardim toma nosso brinquedo, passa um tempo sofremos bullying, daí nós nos desesperamos por não termos a solução e então alguns se matam, outros se mudam e muitos se calam. Dificilmente encaramos esses problemas, nos desesperamos por não passarmos em uma prova, ou em um vestibular ou em uma entrevista de emprego,a vida adulta vai tomando forma e nos desesperamos por relacionamentos (falta ou excesso deles) ou por contas a pagar, falta de dinheiro, pelos nossos filhos que começam a dar problemas e várias outras situações. Enfim, envelhecemos e nos desesperamos por ter chego a idade por ter chego a doença e outros tantos males da vida.



O que nunca paramos para pensar é que as fases passam e determinados problemas também, o ruim é quando não temos Cristo em nenhuma das situações, às vezes algo que poderia ter sido resolvido muito mais rápido com Deus se torna praticamente uma eternidade sem ele, como eu já disse uma vez somos imediatistas e quando aquele eclipse de problemas se forma, achamos que nunca mais iremos ver o sol dá justiça. Mas é pra isso que serve o Espírito Santo, ele é quem nos consola, aconselha e nos ajuda com nossos medos ele é quem tira a nossa cegueira, e faz o sol dá solução brilhar em nossas vidas, é ele quem abre nossos olhos e nos faz enxergar além daquele problema e no futuro vemos que aquele obstáculo não era nada e no próximo desespero estaremos mais fortes porque Ele nos fortalece diante das adversidades.


Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
1 Pedro 5:7

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Quando devo buscar a Deus?



Você já foi em alguma igreja quando estava necessitado de algo? Por exemplo, um emprego, uma cura, ou desesperado para ouvir uma confirmação de Deus?
O que acontece depois que recebemos isto?

Em Lucas 17:12, a bíblia nos conta que Jesus havia curado dez pessoas com lepra, e depois de um tempo, somente um havia voltado, para agradecer a Deus, e Jesus pergunta a este: (Lucas: 17. 17). Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Muitos buscam a Deus por aquilo que ele pode dar, uma cura, uma oportunidade de emprego, uma solução para um problema imediato e muitas outras situações. 



Estamos errados quando vamos atrás de Deus com alguma necessidade?
Não em Salmos: 37. 5. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.  Mas o problema está no que fazemos depois que recebemos, não existe problema em buscar a Deus, se você precisa de uma cura, ou qualquer outra coisa, o problema começa quando não somos gratos, ou abandonamos a fé por que já recebemos a benção. Ao fazer isso, passamos a impressão que nosso tempo é muito mais importante do que Deus. Nada mais arrogante, do que alguém que não tem gratidão, principalmente com Deus, tudo vem dele! 

Quando devemos buscar a Deus? Em todo tempo, na angústia e também na tranquilidade. Não busque a Deus somente na necessidade, se não, seremos como aquele amigo (a) que só nos procura quando precisa de algo, o que você faz com esta pessoa? Como você se sente? Já dá pra ter uma ideia do que Deus pensa a respeito deste tipo de pessoa.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Luz na escuridão

Salmos: 119. 105. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.



A expressão “há uma luz no fim do túnel” é muito usada para remeter esperança de algo que parece não dar mais certo, algo que aos nossos olhos parece impossível, algo que analisamos e analisamos, mas não encontramos a solução. Seria muito piegas falar que Jesus é a luz do fim do túnel sem ao menos explicar o porquê disso, é como falar “Jesus te ama”, (às vezes uma simples frase é o suficiente para quem já está totalmente perdida, entregue na lona e sem esperança), quem sabe para essas pessoas fosse fácil mostrar que Jesus é a luz no fim do túnel, aquele que trás esperança e que te ama, mas para aqueles mais céticos, só uma frase de efeito não bastaria.

Você pode até pensar: “Claro que ele me ama, Jesus ama a todos”, sim é verdade ele ama a todos mesmo, todavia,  há uma grande diferença entre o amor de Cristo para cada um de nós, não é porque Jesus ama a todos que esse amor é comunista. A grande diferença, possivelmente seja a reciprocidade, o que você faz para cultivar esse amor? Ou você apenas o ignora?


Efésios: 5. 14. Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te dará luz.



Nós já estamos cansados de saber sobre o “vinde como estás”os irmãos sempre falam isso, as pessoas sempre falam isso, os pastores sempre falam isso, as igrejas sempre falam isso. Então porque não mudamos? Porque essa resistência para com Deus? Qual o motivo de não querermos desfrutar do amor de Deus para conosco?  Porque não abrir o coração verdadeiramente para com Cristo? E não adianta nos enganarmos falando que : “não vou à igreja mas tenho Deus no coração", seria hipocrisia demais criticarmos a frase “Jesus te ama” e fazermos dessa outra nosso bordão, ambas têm o mesmo nível de isenção, quanto a tomar uma posição do que realmente é ideal e do que realmente precisamos ou quão profundo é esse amor, é o mesmo que falarmos:

— “Jesus me ama e eu tenho Deus no coração, amém” isso não é o suficiente, sério só isso não basta, o pecado afastou a humanidade do Criador que é Deus nosso pai, o Filho morreu na cruz para que essa aproximação entre Deus e o homem pudesse novamente ser feita, a única coisa que impede isso de acontecer é a sua disposição para buscar a Deus. Pelo menos uma vez por semana ir à Igreja para agradecer por estar vivo e por todas as bênçãos que recebemos, deveria ser obrigatoriedade em nossas mentes (é óbvio que Deus quer muito mais de nós), porém precisamos começar por algum lugar, de esse primeiro passo, se já faz isso vá além ore uma vez por dia, leia a Bíblia um capítulo por dia, vá a igreja em um dia da semana (se você puder), entenda que algo à mais precisa ser feito para estreitar seus laços com Cristo, quem sabe assim você consiga uma afinidade maior com Ele e o amor que Ele tem para com você comece a ser visto de uma forma diferente, talvez você entenda que não é mais um na multidão e que cada coisa que acontece contigo e que cada problema que você não enxerga mais a solução, faça parte de um plano maior de Deus para sua redenção e salvação, e no fim do túnel, das trevas que te cercam e fazem sua mente, você realmente encontrará a luz que ilumina sua vida que é Cristo, Jesus.


1 João: 1. 7. mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

sábado, 8 de abril de 2017

Por que uma pessoa boa vai para o inferno?


                        

Como podemos definir um ser humano bom e outro mau? Qual a definição de uma pessoa bondosa? Aquela que faz uma caridade, que ajuda um mendigo, não rouba, ou alguém que todo ano faz uma doação para o criança esperança (não menosprezando eles, pois eles fazem um trabalho muito importante) Como você, caro leitor, se define você se acha bom o suficiente para entrar no céu?

Em nossa mente imaginamos assim: céu é para os bons e o inferno para os ruins. Correto?  Segundo a bíblia não! Uma pessoa com boas atitudes pode acabar indo para o inferno e alguém que teve uma vida não toda correta pode acabar indo para o céu, deixa eu te explicar melhor.

Em Mt 21:28 - 32, a Bíblia conta uma história de dois filhos que receberam o mesmo pedido de seu pai, para ajudar em uma plantação. O primeiro filho disse: Claro, pode deixar que amanhã eu estarei lá pai, enquanto o segundo falou de imediato que não tinha interesse. No dia seguinte, somente um apareceu, sabe quem? O que havia dito que não estava afim, ele se arrependeu, já o outro nem apareceu e nem avisou!
Temos uma visão errada quanto a salvação, achamos que as coisas do mundo espiritual é equivalente ou semelhante ao que vivemos aqui. Olhamos para uma pessoa e logo fazemos um pré julgamento: esse(a), é um santo! Uma pessoa boa, com certeza já tem o seu lugar garantido no céu! Ou afirmamos com total certeza, aquele(a) tem que "apodrecer no inferno!".

No lado espiritual, as coisas são um pouco diferentes. Um assaltante, um corrupto ou outro tipo de pessoa má, pode entrar no céu, desde que se tenha um arrependimento (aqui vale ressaltar: Sinecero! Pois se o arrependimento for falso será em vão!), como um dos filhos da passagem bíblica, assim como uma pessoa que afirmamos com total certeza que é digna de entrar no reino dos céus, ela pode sim acabar indo para o inferno.

Jesus citou este exemplo justamente por isso, pessoas como  prostitutas, bandidos, políticos corruptos e outros, eram pessoas que jamais poderiam ter a oportunidade da salvação se não tiver arrependimento de seus pecados. Aliás, pessoas boas ou más, independente se você doa "rios de dinheiro " para instituições de caridade, se você é um bom pagador, se você nunca cometeu crime ou não acha que faz nada de errado, você se engana, a humanidade é por natureza pecadora! Muitos são como o primeiro filho da história, vivem do superficial, são bons na aparência, mas internamente são diferentes, somente Deus conhece verdadeiramente o ser humano. Todos precisam de arrependimento para entrar no céu, todos precisam passar pela cruz para encontrar salvação!  Já para o inferno, o caminho é mais fácil, sabe aquele que gosta de uma mentirinha, de um palavrão, de ficar com troco que não lhe pertence, pois é, tem grande chance de ir para o mesmo inferno que vai o traficante, o corrupto, o assassino e muitos outros.




Não basta ser bom para ir pro céu, tem que ter arrependimento, aceitando a Jesus e mudando de hábito. Mudança, a principal característica de quem busca a salvação!

O inferno é para todos, o céu para os que se arrependem!


quinta-feira, 6 de abril de 2017

Fique rico ou morra tentando..




Se você encontrasse uma mala, com muito dinheiro, o que você faria? Tanta coisa para fazermos. Carros, mansões, viagens e etc. Vivemos em um mundo que a luta por um espaço é constante, correria, estudos, poder. Tudo o que podemos fazer para se dar bem ou até mesmo para sobreviver, nos fazemos. 

Mas será que existe algum problema, em buscar o sucesso e a riqueza? Segundo a bíblia, em  Salmos: 128. 2. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. Aquilo que você conquista com o seu suor, lhe traz satisfação. Se o que você conquistou até hoje, é resultado de tempos de luta, parabéns você é um vencedor, se não, cuidado, é como diz um velho ditado: O que vem fácil, vai fácil!



Mas até que ponto podemos nos "matar" para chegar ao sucesso? Até que ponto é saudável acumular riquezas nessa terra? Em Mc 8:34,35 Jesus nos ensina que existe algo mais valioso do que acumular riquezas aqui na terra.
Esses dias eu assisti uma pegadinha, que era assim: Um cara saiu na rua e de propósito deixava cair uma nota de R$50,00 para ver a reação das pessoas. Mesmo sabendo que a nota era do rapaz, as pessoas pegavam e saiam com a famosa "Poker face", alguns até disfarçavam e saiam correndo, por fim ele fez a mesma coisa com um morador de rua, que ao ver a nota cair, imediatamente chama o rapaz e lhe devolve a nota.
Fiquei refletindo nisso, os que "deveriam" devolver a nota, porque tem um emprego,  roupa para vestir, casa para dormir e etc, eram os que queriam mais o dinheiro, independente se a nota fosse sua ou não. Mesmo sem nada, o morador de rua não se preocupou em pegar algo que não era seu. As pessoas se matam para guardar tesouros nessa terra, que seja através da honestidade ou não, mas se esquecem que tudo aqui é passageiro. Mas o que você investi para depois da morte, se recupera na eternidade. A vida não acaba aqui, invista no seu futuro!!! Que possamos ser ( espiritualmente falando) como o morador de rua, que devolveu o dinheiro, despreocupado deste mundo, afinal 
o que você conquista aqui, fica aqui.

Marcos: 8. 36,37  Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que daria o homem em troca da sua vida? 

Será que você passou a vida toda, juntando riquezas aqui na terra? O que você tem guardado para a eternidade? Se hoje fosse o teu último dia?

domingo, 2 de abril de 2017

Taurina com ascendência em Leão (SIGNOS)


“Será que você pode amarrar com uma corda as estrelas das Sete-Cabrinhas ou soltar as correntes que prendem as Três-Marias?  Você pode fazer aparecer a estrela-d’alva, ou guiar a Ursa Maior e a Ursa Menor?  Você conhece as leis que governam o céu e sabe como devem ser aplicadas na terra?
Jó 38:31‭-‬33 NTLH




É muito comum hoje falarmos sobre signos (principalmente as mulheres), eu sempre vejo mulheres falando sobre isso, cristãs ou não, jovens ou idosas. Todos os dias, seja nas redes sociais, na TV, no metrô ou em revistas sempre tem alguém falando de como será seu dia dependendo do mês que você nasceu e do “signo” que você é, mas no que essas pessoas se baseiam? Seria no horóscopo, nas estrelas, nos planetas, no sol? E onde Deus entra nessa história? Somos nós adivinhadores de humor e acontecimentos por acaso?


Eu perguntei a mim mesmo:
— será que as pessoas realmente acreditam nessas coisas? Sinceramente isso não entrava na minha cabeça, como os astros poderiam mudar ou os meus ou os seus desejos ou prever nossos passos, quer dizer que se eu nasci em determinado mês terei determinada personalidade? Eu já vi muitas meninas que falam sobre signos falarem que não acreditam tanto nisso. (Fora que,conheço várias pessoas que nasceram no mesmo mês que eu e tem diferenças significativas quanto as minhas qualidades e os meus defeitos), fica difícil para quem crer realmente em Deus acreditar nessa “bobagem”. Mesmo assim fiz algumas pesquisas sobre o assunto em fontes cristãs e não cristãs.




Mas Deus afastou-se deles e os entregou à adoração dos astros, conforme o que foi escrito no livro dos profetas: “ ‘Foi a mim que vocês apresentaram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, ó nação de Israel?  Em vez disso, levantaram o santuário de Moloque e a estrela do seu deus Renfã, ídolos que vocês fizeram para adorar! Portanto, eu os enviarei para o exílio, para além da Babilônia’.
Atos 7:42‭-‬43 NVI


do hebraico a palavra  ‘assãph (provavelmente significando cecear, ou seja, praticar encantamento); encantador; astrólogo.

Esse substantivo designa encantadores, conjuradores de Espírito, necromantes ou astrólogos. Encontrado apenas no plural, esse termo é tomado emprestado dá língua aramaica. Ele é encontrado somente no livro de Daniel com relação a sábios ou adivinhos (Dn 2.2; 5.11).


Embora a tradução astrólogo apareça várias vezes (Dn 3.8; 4.7; 5.7,11), a única referência evidente à prática e aos seus praticantes é encontrada em Isaías 47.13 e em Jeremias 10.2 (que tranquiliza o povo dizendo que não devem se assustar com os “sinais do céus”). Era característico das sabedorias Babilônica e egípcia, considerar o movimento das estrelas tomando nota das variações e conjunções para predizer acontecimentos na terra.




Você confiou em sua impiedade e disse: ‘Ninguém me vê’. Sua sabedoria e seu conhecimento a enganam quando você diz a si mesma: ‘Somente eu, e mais ninguém além de mim’.  A desgraça a alcançará e você não saberá como esconjurá-la. Cairá sobre você um mal do qual você não poderá proteger-se com um resgate; uma catástrofe que você não pode prever cairá repentinamente sobre você.  “Continue, então, com suas palavras mágicas de encantamento e com suas muitas feitiçarias, nas quais você tem se afadigado desde a infância. Talvez você consiga, talvez provoque pavor.  Todos os conselhos que você recebeu só a deixaram extenuada! Deixe seus astrólogos se apresentarem, aqueles fitadores de estrelas que fazem predições de mês a mês, que eles a salvem daquilo que está vindo sobre você;
Isaías 47:10‭-‬13 NVI






Abre aspas “


Quase nenhum signo do zodíaco está relacionado, na realidade, com a atual posição do Sol no céu da Terra.

Os signos do zodíaco e as datas respectivas de início e término de cada um deles foi determinado há mais de 2.600 anos atrás. Após tantos séculos o eixo da Terra mudou de posição devido à puxões gravitacionais do Sol e da Lua.

Juntamente com o eixo mudaram também as posições das constelações e as datas, em termos astrológicos, em que estão vigentes. Portanto podemos considerar que, mesmo que as previsões astrológicas do seu horóscopo fizessem qualquer sentido científico real (e não fazem), você estaria lendo o horóscopo errado durante toda a sua vida”.


Fonte:

Hypescience.com/horoscopo


Conclusão



Deus claramente refuta todo e qualquer tipo de adivinhação por meio de astros e estrelas. O profeta Isaías usado por Deus, anunciou a destruição da Babilônia, uma terra que não temia a Deus e não o respeitava, pelo contrário se engrandecia e se vangloriava de suas obras carnais e suas adivinhações e uma das suas especialidades era a astrologia (como foi explícito no livro de Daniel).

No texto fica claro que quem prevê os signos previu errado a vida toda, não é porque você nasceu no mesmo mês que determinada pessoa que você será igual a ela. Amadas parem de querer prever o seu futuro! O futuro só pertence a Deus, existe uma coisa chamada CONFIANÇA, devemos confiar mais em Deus, ele cuida de nós não se preocupe com seu humor ou sua personalidade, Cristo é moldador de caráter, entregue sua vida a Ele e Ele te transformará em uma nova criatura o Espírito Santo define suas características: paz, domínio próprio, mansidão e etc. Essas são as características de quem crê em Cristo e entrega sua vida e seus anseios em suas mãos, astrologia é para pessoas que são inseguras e querem saber como será suas vidas no futuro. Cristo é o dono de tudo, passado, presente e futuro e tudo o que acontece em sua vida é permissão dele, tão somente confie.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

(Jeremias: 29.11-13)



Preciso de Deus para ser bom?




Qual a linha que define o fato de uma pessoa ser boa ou má? Será que temos que ter uma religião para ser uma pessoa correta? Um ateu é uma pessoa boa? Estas são perguntas que constantemente estão em debates, seja por pessoas que acham que a religião não passa de uma perca de tempo ou de pessoas que tentam defender sua fé. Um lar que não tem nenhum sentimento religioso, pode criar uma criança com uma boa educação? Claro, por que não?
Em qualquer lar, religioso ou não, pode ser ensinado que furtar um lápis do "amiguinho" na escola é errado, responder o pai ou a mãe, também é errado, trair o namorado (a) ou esposo (a) não é correto e etc.
Mas como sabemos que isso ou aquilo é certo ou errado? Alguém nos ensinou isso, e se este alguém ensinou é por que ele aprendeu de outro e este de outro e assim por diante. Qual foi a fonte do conhecimento? Por mais cético que alguém seja, acreditar que  o primeiro ser humano depois da evolução já em uma fase adulta, sabia que tirar a vida de outro "amiguinho" era errado, sem ninguem ensina-lo, acho que é submestimar a inteligência humana.
Muitos ateus afirmam que a religião é aquilo que atrasa a humanidade em avançar. Vivemos em um mundo que a guerra religiosa é constante, a batalha entre: o que acredita x incrédulo. E por muitas vezes essa guerra nos faz refletir, qual a importância de uma crença, na formação do caráter humano? Se como cristão, eu afirmo que somente através da religião podemos ser uma pessoa com um caráter aceitável, estou sendo hipócrita, quantos pessoas religiosas que se dizem seguidoras de Cristo, e não se parecem nem um pouco com aquilo que Ele nos quis ensinar sobre compaixão e amor ao próximo. Os próprios fariseus se diziam próximos de Deus e não passavam de farsas.



Podemos chegar a um acordo comum, e dizer que uma pessoa pode ter um bom caráter mesmo não sendo religioso. Mas não podemos descartar que tudo o que sabemos sobre ser bom ou mal, a bíblia já nos ensinava. Qual sistema "religioso", nos traz leis de como tratar bem os estrangeiros, os órfãos, os mais necessitados, onde aprendemos a tratar bem o nosso próximo?
Quer dizer então que antes das leis reveladas a Moisés, não existiam compaixão e misericórdia? Não temos hoje muito acesso, de como os povos antigos tratavam seus cidadãos, mas temos informações que matavam, exploravam, guerreavam. Quando Deus criou os mandamentos, o propósito era formar o caráter de Israel como nação, para ser diferente dos demais. A lei de Deus é boa, perfeita e agradável, o problema é que muitas pessoas confundem quando observam um erro humano ao executar algo dos mandamentos e culpam a Deus. Já conheci pessoas que tinham raiva de Deus, pelo fato de um pastor ter prejudicado um membro, não podemos culpar a Deus por erros humanos.


Podemos ser pessoas boas sem religião, mas sem Deus seria impossível pois a base do que é certo ou errado veio Dele.

O homem na sua formação, já foi criado com um senso do que é certo ou errado, em Gn 3, nos diz que após terem desobedecido a Deus, Adão e Eva fizeram uma roupa de folhas, para cobrir seus corpos que estavam nus. Quem falou para eles que estavam sem roupas? Ninguém, eles viram seus corpos assim e tiveram a ciência que isso não era uma coisa muito legal, Deus nos fez assim. Como se dentro de nós tivesse um sensor do que é certo ou errado a própria sociedade nos insere esses conceitos e crescemos com esse "código moral". Há então quer dizer que um assaltante não sabe que roubar é errado? Aí já são situações diferentes, ninguém nasce bandido, estuprador, ou qualquer outro tipo de pessoa má, se transformam nisto por inúmeros fatores da vida e situações culturais, sempre onde há o certo também existe o errado, sempre teremos que lidar com o inimigo soprando o mal em nossos ouvidos, cabe a nós ouvirmos a ele ou a Deus(?); Aliás, Preciso de Deus para ser uma pessoa boa? "Teoricamente" não, mas na prática SIM! Por que somos criaturas formadas por Ele, e somos assim por que Ele colocou esse "sensor" dentro de nós, para sempre discernismo a mão esquerda dá direita, o certo do errado.


Romanos: 11. 36. Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com