Nós pentecostais, entendemos que profecia é quando Deus por intermédio de alguém, fala com quem ele quiser, através de uma revelação ou através de uma mensagem. Quem não gosta de ouvir Deus falar? Ou receber aquela revelação? Biblicamente falando, é muito importante que isso ocorra, por que é através disto que somos edificados, aliás esta é a real importância da profecia, como diz em
1 Coríntios: 14. 3. "... edificação, exortação e consolação". Quer dizer que não existem profecias fora disto?
Temos que tentar entender o que se passava na época desta carta. Os dons espirituais eram " novos" para a igreja, aliás tudo era muito recente naquela época, hoje é comum você entrar em uma igreja pentecostal e observar pessoas falando em línguas, fazendo movimentos e etc, mas naquela época não.
1 Coríntios: 14. 3. "... edificação, exortação e consolação". Quer dizer que não existem profecias fora disto?
Temos que tentar entender o que se passava na época desta carta. Os dons espirituais eram " novos" para a igreja, aliás tudo era muito recente naquela época, hoje é comum você entrar em uma igreja pentecostal e observar pessoas falando em línguas, fazendo movimentos e etc, mas naquela época não.
Existiam muitos outros grupos religiosos, alguns recentes outros surgindo e o cristianismo estava no meio. Na medida que a igreja crescia, muitas pessoas queriam participar mas não queriam largar algumas práticas antigas. Eram judeus que se convertia mas não largavam as práticas de sacrifício (GL 2:11), pessoas com superstições, que queriam introduzir isso na igreja e etc. Paulo enfrentava muitos problemas para tentar manter o evangelho na direção certa, dentre elas as profecias. Deus falava através de uma pessoa para comunicação com seu povo (eles eram considerados profetas: "a boca de Deus"), isso era comum no Antigo Testamento, porém, ele usava pessoas como sacerdotes (Samuel por exemplo {I Sm 8:10}), profetas ( Jeremias, Isaías, Ezequiel e muitos outros ), agora usar um membro qualquer, isso era novidade. Se tratando do lado espiritual, é fácil nós misturarmos as coisas. Por isso Deus deixou um padrão, toda profecia na igreja deve ter um objetivo.
Profetizar não é somente por a mão na cabeça de alguém e pronto, ela deve ter um objetivo: "edificação, exortação e consolo". Deus pode falar várias coisas através de uma profecia, mas com certeza se enquadra nesses três temas. Deus não, envergonha nem humilha, isso quem faz é o nosso inimigo.
Paulo nos deixa um aviso quanto a profetizar na igreja, em 1 Coríntios: 14. 32. ele diz: Pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas, ou seja, existe o momento certo de trazer uma profecia, tudo que Deus faz tem ordem. A profecia serve para edificação e não para confusão. Já vi pessoas querendo entregar profecias durante uma pregação, está errado!!! Já está sendo profetizado através da pregação, o profetizar não tem que ser um espetáculo, mas sim uma exaltação para Deus.
Mas o que seriam as profetadas? Podemos dizer que acontece quando "forçamos" o profeta a falar aquilo que queremos escutar. Tipo quando estamos pensando em fazer alguma coisa mas não sabemos se é de Deus, mas tomamos uma escolha e não queremos ouvir algo contrário da parte de Deus, mas sim escutar aquilo que nos deixa mais confortável. Já cansei de ver pessoas que ao terminar um culto em que a palavra pregada é capaz de preencher todas as nossas dúvidas, ainda insistem em pedir oração, para ouvir uma revelação, mas não podemos julgar estas pessoas, Paulo já nos ensina que alguns são mais fracos na fé do que outros ( Romanos 1:1-12). O problema é que uma profecia não embasada na palavra, pode trazer consequências que podem desviar pessoas.
A palavra de Deus é a maior profecia que existe, é a única que não nos deixa em dúvida. Portanto, quando você ouvir algo "profetizado", com certeza Deus irá confirmar em seu coração, mas se ainda assim você ficar com dúvidas, busque na palavra uma confirmação, ou ore a Deus, com certeza ele não te deixará enganado. Não deixe a emoção prevaler sobre você, não busque ouvir somente aquilo que é bom, lembre se, quando somos repreendidos por Deus, é um sinal que Deus nos ama, por isso ele nos corrige.
Deus abençoe.
Deus abençoe.