"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

domingo, 11 de dezembro de 2016

Porque devo ir a Igreja?





Deus nos ouve em qualquer lugar?

A bíblia nos afirma que se nós orarmos, mesmo que seja em nosso quarto, Ele estará pronto para nos ouvir. Mt 6:6  Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. Então qual a necessidade de frequentar ou ser membro de um ministério?

Entende se que Deus instituiu a igreja como o lugar onde  Ele se revelaria aos seus filhos; onde podemos aprender Dele, adorá-lo e saber que o propósito da mesma é servir e levar a mensagem do evangelho às pessoas. João nos relata no livro de Apocalipse 14:6 :“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo”.

Como um meio organizado, a importância da igreja é animar, instruir, ensinar, levar as pessoas a estarem em comunhão com Deus. Mas será que não podemos estar firmes com Deus fazendo nossos cultos em casa apenas? ou assistir pela TV, Internet? Muitas pessoas colocam estes argumentos como desculpa para não ir à igreja. Dizem que estão firmes com Deus, que oram sempre e leem a Bíblia em casa. Contudo, é muito mais fácil nos dedicarmos uma adoração a Deus quando estamos em um lugar apropriado para isto. Prova de que Deus quer que comunguemos com Ele também na igreja, está no seguinte texto: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10:25 RA).

Com Certeza, Deus pode falar, se revelar e te usar na comodidade do seu lar, mas servir a Deus exige muito esforço, mais espiritual do que físico, Mt 11:12. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. Nós vivemos uma batalha espiritual, isso o que Paulo afirma em Ef. 6:12 pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais, Pode ser que você não veja, mas constantemente existe uma batalha ao nosso redor. Quando somos convidados a ir em um culto, não sentimos o mesmo entusiasmo do que quando somos convidados a ir ao Shopping ou ir a uma festa, ainda que termine tarde, não sentimos tão cansado de quando somos convidados a ir a uma reunião de oração. Você pode argumentar dizendo que são locais diferentes, e sensações diferentes, quanto aos convites. Pode ser, mas se nós conseguíssemos enxergar o que acontece em uma reunião de oração, se pudéssemos ver anjos descendo e subindo como na visão de Jacó, ou então se pudéssemos ver o que acontece em culto de adoração a Deus, com certeza nosso sentimento quanto a isto seria outro. Sabe por que você sente este cansaço justo na hora de ir para a Igreja? É porque existe uma batalha espiritual e você é o prêmio.



De modo claro, Paulo ensina que os cristãos não devem deixar de congregar-se como é costume de alguns e que, quanto mais se aproxima o dia da volta de Jesus, mas devemos ir à igreja a fim de nos prepararmos. Congregando ficamos mais fortalecidos. Muitos dizem : Mas a minha ou aquela igreja tem muitos defeitos, sim com certeza, todo grupo de seres humanos irão cometer erros, por isso que nos juntamos em dias específicos no Templo, para juntos dizermos que somos totalmente dependente Dele. Se mesmo assim você ainda não se sentir por convencido, creio que a seguinte ilustração nos ajudará a entender ainda mais sobre a importância de congregar-nos:

Certo Pastor, foi fazer uma visita a um membro que deixou de participar dos cultos de sua igreja, chegando na casa deste membro, o mesmo havia dito ao amado pastor, que, havia deixado de ir a igreja porque Deus podia falar com ele em sua própria casa, sem necessitar de ir aos cultos. O pastor em silêncio, olha para o fundo da sala e observa uma lareira, se dirige até a mesma e pega uma tenaz (Objeto utilizado para manusear uma brasa ou algo muito quente) e puxa uma brasa, espera a mesma se apagar e em seguido joga no fogo novamente, e ela volta a ficar em chamas. O membro que estava ausente observar aquela cena, reflete sobre aquilo, e agradece ao pastor pela simbologia. O que acontece a uma brasa quando sai do fogo? Ela permanece acesa, mas por pouco tempo, pois ela vai esfriando e apagando, mas se você pegar esta mesma brasa, ainda que totalmente apagada ou fria e lançá-la no fogo, ela poderá se acender.

O mesmo acontece conosco, quando saímos da igreja, esfriamos na fé e em seguida, apagamos. Como um médico pode saber se o paciente está bem, se o mesmo não o visita? Deus conhece os seus problemas, muitas vezes ficar só, é bom, podemos refletir um pouco. Mas precisamos estar no fogo, na presença de Deus, precisamos compartilhar o que Deus coloca em nossos corações, Paulo nos adverte em 1 CO 14: 26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação..

Fazemos parte do corpo de Cristo, é isso que Paulo também ensina em 1 CO 12:27: Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo. Pode a mão ficar ausente do corpo e continuar viva? pode a cabeça andar sem o resto do corpo? Não, assim como nós, precisamos fazer parte do corpo de Cristo. Lembre-se você faz parte deste corpo, a Igreja só é igreja porque você esta nela, um precisa do outro e juntos podemos ajudar outros que necessitam.


Deus abençõe.


  

2 comentários:

  1. Não se trata de esfriar na fé. As vezes é frustrações,a igreja não preenche o vazio ,a gente perde o entusiasmo. Vai na esperança de buscar algo e volta trote.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Lúcia. Realmente nos desapontados, com algumas atitudes de membros ou até mesmo de determinadas igrejas, mas não podemos generalizar, é importante congregarmos. Precisamos do calor espiritual, existem igrejas sérias, que podemos achar aquilo que precisamos ouvir de Deus. Intendo seu comentário, isso acontece muito, quando a igreja já está sem o verdadeiro foco, que é cuidar das almas.

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com