"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Natal - Verdades e Mitos



O natal é uma época celebrada mundialmente pelos países com crenças Cristãs, momento de reunir a família e amigos, rever parentes que só vemos nesta data, ter aquele banquete,  sempre lembrado para a grande maioria das pessoas, como um momento de festas e alegrias assim como o ano novo. Apesar deste momento de alegrias e celebrações, existem alguns mitos e verdades que muitos não sabem, a respeito deste evento. Sabemos o real sentido desta data? Será que esta data serve somente para festejos e visitas a familiares? O que sabemos sobre o Natal?



Natal - significado


Vamos iniciar pelo significado: Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".  Não é uma palavra exclusiva do 25 de Dezembro. Mas neste dia é comemorado o nascimento do Senhor Jesus.


Quero deixar claro, que tudo o que for descrito neste estudo, pode ser consultado em qualquer enciclopédia, pois, se trata apenas de fatos históricos, e outros de fatos relatados pela bíblia.


Símbolos do natal


Árvore com presentes

Papai Noel

Pisca - PIsca,

manjedoura,

panetone, e outros.


De fato alguns símbolos como estes relatados acima, não encontramos registrados na bíblia, mas obtemos conhecimentos através da história. Vamos analisar de onde surgiram tais elementos.

A data 25 de Dezembro - Podemos dizer que é mito, por quê? Não existe nenhum relato bíblico  ou qualquer outros registro que comprove esta data. Os estudiosos acreditam que por alguns relatos bíblicos, seria quase impossível, Jesus nascer em dezembro, segue abaixo alguns fatos que nos ajudam a entender melhor.
O censo. Pouco antes de Jesus nascer, César Augusto emitiu um decreto ordenando “que toda a terra habitada se registre-se”. Todos tinham de se apresentar “na sua própria cidade”, o que em alguns casos poderia envolver uma viagem de uma semana ou mais. (Lucas 2:1-3). Uma viagem muito longa para algumas pessoas, lembrando que eles não tinham meio de transporte tão eficazes como hoje, nem roupas tão resistentes ao frio como nós. Acredita se que, este censo foi realizado em qualquer outra data, menos em dezembro, pelo fato do inverno rigoroso, no mês de Dezembro, a máxima fica entre 12-14º e a mínima entre 5-7°.
As ovelhas. Os pastores estavam “vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos”. (Lucas 2:8) O livro Daily Life in the Time of Jesus (A Vida Diária na Época de Jesus) observa que os rebanhos ficavam ao ar livre da “semana antes da Páscoa [no fim de março]” até meados de novembro. Daí, acrescenta: “Eles passavam o inverno em abrigos; e só com base nisso podemos ver que é improvável que a data tradicional do Natal esteja certa, visto que o Evangelho diz que os pastores estavam nos campos.”
Se não existem provas de que Jesus Cristo tenha nascido em 25 de dezembro, porque o Natal é comemorado nessa data? De acordo com a Enciclopédia Barsa, ela provavelmente foi escolhida pelos líderes da Igreja para que “coincidisse com a festa pagã dos romanos dedicada ‘ao nascimento do sol inconquistado’, que comemorava o solstício do inverno”. Segundo a obra The Encyclopedia Americana, muitos eruditos acreditam que essa data foi escolhida “para que o cristianismo fizesse mais sentido para os pagãos convertidos”. Creio que era isso que os líderes esperavam, que possivelmente com o tempo, o natal  substituísse essa comemoração pagã, o que ocorre hoje, ninguém mais se lembra ou pelo menos não temos relato de que alguém comemore o dia do deus sol, mas sim o natal em seu lugar.


Lembrando, que a intenção deste estudo não é de fazer o leitor desacreditar na data do natal ou no seu sentido, mas sim de descrever o suas origens.


Árvore de Natal


Acreditasse que foi introduzida na celebração do natal pelos Germânicos em 800 d.C, com o avanço do evangelho, principalmente para os povos nórdicos como  Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e a Dinamarca, ao aceitar o cristianismo, muitos passaram a agregar alguns rituais religiosos que eles praticavam. Alguns estudos descrevem como uma representação de divindades dos antigos povos, não sabemos ao certo e nem quero entrar em debate sobre qual divindade representava ou qual a sua simbologia no natal, não temos respostas conclusivas sobre este objeto. O que posso afirmar com certeza, é de que este elemento nada tem haver com o nascimento de Jesus, pelo contrário, ter árvore de pequeno porte em casa, ja era costume dos antigos, desde a época do Profeta Jeremias, veja o que ele relata:  Jeremias 10:3,4 Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado;Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova.  

Presépio


O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

Origem do presépio de Natal


De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.

Então vem aquela pergunta, é certo ou errado eu ter em minha casa uma manjedoura?

Temos que ter cuidado em afirmar algo, para muitos o natal é apenas festas , para outros é uma comemoração do nascimento de Jesus. Temos que ter muito cuidado, ao afirmar estes tipos de assuntos, tendo em vista que existem muitas pessoas que podem se escandalizar por uma resposta mal interpretada. Eu particularmente não monto e não incentivo ninguém a ter  em sua casa, se eu falo para não ter, vou me basear em qual versículo? se afirmo para ter, me baseio em qual passagem?

Bom de qualquer forma, Deus não se agrada de imagens, nos deixa claro isso nos Mandamentos. Nós seres humanos somos muito preso com aquilo que podemos pegar, cremos no que vimos. Se o presépio se tornar algo sagrado para você, assim como a árvore e demais símbolos, então é um sinal de que você está reverenciando de mais isso. Achamos isso sem importância, mas já parou para pensar o que aconteceria se tivesse uma foto de Cristo? já imaginou a idolatria que seria?

Papai Noel



Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.  A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Mais uma imagem criada, mas temos que tomar cuidado, porque, a maioria das pessoas, ligam o natal ao papai Noel, e o que parece ser na história, não era nem a intenção deste homem que apelidaram disso, a intenção dele era apenas de dar presentes para crianças pobres, o bom velhinho (como é conhecido por muitos) passou a ser um referência para o natal. A maioria das festas são incrementadas pela sociedade como forma de lucro, como Páscoa, dia das Mãe, dos Pais, das Crianças e outras datas.


Panetone


Existem vários relatos da origem deste produto, mas seria pecado comer panetone ou qualquer outra coisa vendida durante a época do natal? Creio que não, para os amantes de um bom panetone, chocotone ou qualquer outra variedade, este produto é comercializado somente durante esta data. Apenas mais um produto que a sociedade desenvolve para obter lucros com datas comemorativa.

A fim de justificar a celebração do natal muitos tentaram identificar os elementos pagãos com símbolos bíblicos. Jesus, por exemplo, foi identificado com o deus-sol. Tertuliano teve que assegurar que o sol não era o Deus dos cristãos, e Agostinho denunciou a identificação herética de Cristo com o sol. O salmo 84:11 diz que Jesus é sol. Mas este versículo não está dizendo que Jesus é o deus sol ou que o sol é um deus, mas que assim como o sol ilumina toda a humanidade, Jesus é a Luz que alumia todos os homens (Veja Lc.1:78,79 e Jo.1:9).



Conclusão



Acredito que depois de ter lido todo este estudo, logo vem a pergunta. Posso comemorar o natal, crendo que Cristo é o centro da festa e usar estes símbolos?


Seria certo ou errado ter uma árvore com enfeites em minha casa?


Vou responder dentro do que acredito, você leitor é livre para expor sua opinião, mas tenho a minha também.
A grande maioria das pessoas que costumam se preparar para o final de ano, armando suas árvores de natal, pendurando as luzes na frente de sua casa, os adultos que se vestem de papai noel e trazem presentes para as crianças, com certeza não tem a intenção de desviar o foco do natal, pelo contrário, tem a intenção de tentar manter o espírito natalino vivo.  Se a sua intenção é comemorar o nascimento do menino Jesus, preciso te dizer que estes símbolos estão desviando este foco. Foram símbolos criados pela sociedade, principalmente com objetivos financeiros. Seria pecado eu comemorar o nascimento de Jesus? Não, apesar de não haver uma preocupação bíblica para tal acontecimento, podemos comemorar sem culpa, desde que o façamos da maneira correta. Sabe onde está o erro? Quando tiramos o foco! Falar sobre o natal é sempre um assunto delicado, porque é algo que já faz parte da nossa vida, vai chegando o fim de ano e já nos preocupamos em onde vamos passar as festas, o que faremos de especial e etc. Não tem problema nenhum você se reunir com parentes cristão ou não e fazer aquele banquete, dar presentes, comer panetone, se divertir, pelo contrário, é uma ótima forma de mostrar o seu testemunho de cristão. Quer comemorar o nascimento de Jesus? esqueça os símbolos, estes não agregam nada para o evento, não encontramos base bíblica para usar nenhum símbolo se quer. Comemorar o natal, usando estes elementos, é desviar o seu foco, lembramos dos presentes do papai noel, e se esquecendo do aniversariante, e digo mais, esquecemos que nasceu o menino Jesus, para nós trazer a salvação como homem.


Espero que a partir deste estudo você obteve conhecimento de algumas coisas que quem sabe não sabia, não posso te convencer se é certo ou errado, mas ore a Deus, com certeza Ele pode nos convencer do que lhe agrada, como o apóstolo Paulo disse em CL 3:15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecido.

Espero que este estudo possa te proporcionar um ensinamento e uma reflexão eficaz. Deus abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com