"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

domingo, 29 de maio de 2016

O Tanque de Siloé


João: 9. 1. E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. 2. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 3. Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus. 4. Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. 5. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 6. Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego, 7. e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo. 8. Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto, quando mendigo, perguntavam: Não é este o mesmo que se sentava a mendigar?


Nota cultural



A água do tanque de siloé em Jerusalém era considerada sagrada. De acordo com a tradição rabínica, durante a celebração da festa das cabanas, retirava-se água do tanque com um recipiente dourado, que era levada em procissão até o templo. Jesus instruiu o homem que havia nascido cego a lavar-se nesse tanque, embora a cura fosse realizada por Jesus — a verdadeira fonte de “água viva”.

A questão sobre a localização do tanque de Siloé tem sido examinada com base nos relatos da bíblia, de Joséfo, dos antigos peregrinos e dos achados arqueológicos.

Havia, na verdade, dois tanques o primeiro o “inferior” (“açude velho”, na NVI), era o mais antigo (Is 8.6; 22.9-11)e recebia água da fonte de Giom a leste da cidade, através de um curto canal. O segundo, ou “superior” também recebia água da fonte de Giom, mas que chegava através de um túnel subterrâneo escavado na rocha pelo rei Ezequias por volta do ano 701 a.C. Ezequias situou estrategicamente o tanque superior dentro dos muros da cidade para garantir o suprimento de água. O tanque inferior estava situado fora da cidade no tempo dos reis.

Por muito tempo o tanque superior foi considerado o melhor candidato a ser identificado como o tanque de siloé dos dias de Jesus. Entretanto em 2004, os restos de um tanque até então desconhecido foram achados a sudeste do tanque superior, próximo do tanque inferior, numa área conhecida como jardim do Rei. Moedas do período tárdio dos hasmoneus (90 a.C.) edo período da revolta judaica (63 d.C.) comprovam que esse tanque estava em uso nos dias de Jesus. Foi achada também uma escadaria de três lances que conduzem até esse tanque que média 68,5 metros de comprimento num dos lados. Esse é sem dúvida nenhuma o “tanque de siloé” de João 9


Séc XXI



Ao usar saliva com lodo e enviar o cego até o tanque de siloé, Jesus esta dizendo que Ele é o enviado, assim como ele já havia feito na festa do tabernáculo, Ele explana que Ele é o aguardado de todas as nações. Jesus havia dito que aquilo era para que a gloria de Deus se manifestasse, pois foi o que ocorreu. Naquele momento Cristo queria explicar que Ele é o enviado que purifica o pecador de qualquer sujeira. Isto foi apenas mais uma demonstração do poder de Deus. Sem contar que Cristo quebrou todo ritual de crença naquela fonte,a partir daquele momento o foco passou ser Cristo.


Qual o ritual que impede você de se aproximar de Jesus? esqueça a religiosidade e mantenha o foco nas coisas espirituais que vem do alto, não se preocupe a maneira que Jesus irá tratar na sua vida, apenas creia que Cristo tem poder e pode te curar, basta ter fé! Adore única e exclusivamente aquele que merece toda a sua atenção, pois nunca te abandona. Creia tão somente e tu serás uma benção!



“Se tu uma benção”. Gn12:2

0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com