Nota cultural
Davi era pastor de ovelhas em Belém e tinha um extraordinário senso de dever e coragem. Sua ascensão a grandeza é atribuída, em primeiro lugar, ao seu confronto bem sucedido com Golias, e em segundo lugar, a acalmar com sua música o inconstante rei Saul (1 Sm 16 e 17). Além disso, ele foi ungido por Samuel como sucessor de Saul quando ainda era um jovem desconhecido. Depois de alcançar grande fama, provocou ciúmes em Saul e se viu forçado a fugir para salvar a vida. Durante alguns anos, Davi viveu como mercenário no deserto de Judá, enquanto tentava escapar de Saul (1 Sm 18 — 27). Depois que Saul foi morto pelos filisteus na batalha do monte Gilboá(1 Sm 28; 31),Davi chegou ao poder, ele expandiu o território e a riqueza de Israel. Também conquistou Jerusalém e fez dela sua capital. Transferindo para lá a arca da aliança.
Também ouve um lado negro em seu reinado. Davi cometeu homicídio e adultério, e os problemas familiares resultaram na guerra civil iniciada por seu filho Absalão.
A saga de Davi até a conquista do poder, em 2Samuel, em parte serve como uma apologia para a sua ascensão ao trono, estabelecendo sua inocência diante de qualquer acusação de que ele tivesse tentado tomar o trono de Saul por algum meio ilícito. Ainda assim, a bíblia retrata Davi de forma honesta, com todos os seus defeitos e ressalta a pessoa de Deus, que o escolheu para ser rei.
A importância de Davi na adoração de Israel também é refletida no fato de que 73 dos 150 Salmos são de sua autoria; esses Salmos acrescentam profundidade espiritual à história e à figura de Davi, mostrando seu louvor, penitência e orações e também a maneira que Deus transformou seu coração em meio as crises pessoais e nacionais.
Durante um longo tempo, nenhuma inscrição relacionada ao reinado de Davi foi encontrada pelos arqueólogos, porém recentemente uma composição de um rei da Síria que faz referência a “casa de Davi” foi encontrada em Tel Dan. Esse documento contém evidências tangíveis de que os antigos governantes, na verdade, reconheceram a dinastia de Davi em Judá.
Ungindo um rei segundo coração de Deus
O Senhor Deus disse a Samuel: — Até quando você vai continuar a ter pena de Saul? Eu não quero mais que ele seja rei de Israel. Encha um chifre com azeite e leve com você. Depois vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei.1 Samuel 16:1 NTLH
No livro de I Samuel 16, Nos relata que o Profeta foi enviado por Deus até a casa de Jessé, onde ele tinha a missão de ungir alguém para ser Rei em Israel, lembrando que Deus queria um novo rei, por que o atual, já estava muito longe da Sua vontade. Samuel chega até a casa de Jessé, e pede para ele apresentar sua família. Jessé atemorizado com a presença do Homem de Deus, lhe pergunta: É de paz esta sua vinda, Samuel?
Sim, Responde o mesmo.
Samuel havia dito que iria sacrificar, convida toda a família de Jessé para o evento. Imagina você, que honra, a maior autoridade da nação, te convidando para cultuar ao Senhor, logo Jessé pede para todos de sua casa estarem há altura do evento. Samuel deseja conhecer sua família e principalmente seus filhos.
Ele tinha uma benção especial para alguns deles. Logo Jessé lhe apresenta o que há melhor em sua casa, filhos fortes, saudáveis, homens formados em batalha. Jessé não imaginava, que um dos seus seria o próximo Rei de Israel. Então ele apresenta o primeiro filho ao profeta Samuel, Eliabe era o nome dele - homem forte, com cicatrizes de guerra, poderia agregar muito para a nação com sua experiência nos campos de batalha, mas algo incomoda o coração do profeta, não é este. O profeta procurava alguém com postura e aparência de Rei, Deus procurava um coração de Rei, independente da aparência. O profeta começa a achar estranho que todos os filhos estão passando e nenhum agrada a Deus, então ele pergunta: — Acabaram todos os seus filhos?
— Não, ainda o menor está la atrás, no campo cuidando das ovelhas - Responde Jessé ( v. 11).
Como se Jessé tivesse dito: —Tem um que não chamei, por que ele não é digno de se estar na sua presença, esta sujo, mal cheiroso você não gostaria de conhece-lo. Então Samuel lhe fala:
— ninguém vai comer, enquanto este que esta no campo não chegar (v.11).
Algo queimava no coração do Profeta sobre este menino... quando ele chega, para seus pais ele era o menor, para seus irmãos um garoto sujo, mas para Deus era o futuro Rei.
Séc XXI
Cada pessoa tem um olhar diferente sobre nós, quem sabe para muitos somos um coitado, alguém que não teve sorte na vida,Um viciado, uma pessoa que não consegue se firmar, sempre implorando oração. Eu prefiro ficar com a forma que Deus nos vê. Enquanto as pessoas olham e vêem isso ou aquilo, Deus olha para você e vê um profeta, uma mulher que vai fazer a diferença, um adolescente que vai ser usado por Deus nesta Terra. Se Samuel tivesse ungido um dos Irmãos de Davi, quem sabe Davi, nunca teria sido citado na bíblia, por que Jessé nem o chamou para conhecer o profeta. Deus olhava para Davi e via um Rei.
Podemos ir mais além ainda, onde esta o seu Davi? Muitas vezes escondemos o Davi que há em nós, por que achamos que este, não vai dar em nada. Quem sabe o Davi que você esconde é apenas um sonho, ou o seu Davi é aquilo que você tem vergonha de apresentar diante das pessoas, por achar que ele é insignificante, ou você deixa ele escondido simplesmente por que acredita que ele não vai ser nada. Se você continuar olhando com olhar humano, o Davi que há em você, será apenas mais um sonho que não vai dar em nada, mas se você olhar pelos olhos da fé, você vai ver que existe mais do que um sonho dentro de você, mais um chamado de Deus em sua vida. Onde esta o seu Davi? Existem pessoas que dependem do chamado de Deus sobre a sua vida, ou até mesmo de algo que esta guardado em eu coração, em Rm, nos diz que a humanidade aguarda com ansiedade a manifestação dos filhos de Deus. Não esconda o seu Davi, apresente ele diante de Deus, derrube Gigantes, surpreenda a todos e seja um canal de benção na presença Dele.
Romanos: 8. 19. Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
Escrito pelo presbítero Thiago Ferreira
0 comentários:
Postar um comentário