Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?
Gálatas 4:8;9 NVI
Amados está é uma palavra dura mas necessária para aqueles que conhecem o caminho do senhor, aceitaram a Cristo como o seu salvador e se batizaram nas águas, estas pessoas muitas vezes pensam em voltar atras, por algum problema momentâneo; ou por que talvez a pessoa achava que se aceitasse a Cristo os seus problemas iriam sumir instantaneamente.
Mas não se esqueçam amados que vivemos em um mundo terrestre, onde o próprio Cristo afirma que: “o mundo já é do maligno” porque o mal já tomou conta e os problemas são inevitáveis, ainda mais aceitando a Jesus e escrevendo o seu nome no livro da vida, você acha que o inimigo das nossas almas ira deixar isso barato? Ele vai querer cada vez mais nos encher de problemas ate desistirmos. Mas Jesus nos ajuda! Na bíblia está escrito: “tende bom ânimo, eu venci o mundo “.Palavras do proprio Jesus.
E se Cristo venceu, também podemos vencer, porque tudo podemos naquele que nos fortalece. Temos que entender que lutas e provações continuaram vindo, mas agora temos alguém para nos apoiar, temos o espírito santo que vive dentro de nós e não devemos retroceder o caminho.
Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!”
Números 11:4-6 NVI
Isso mesmo estes que estão reclamando, são os mesmos que virão as 10 pragas jogadas no Egito, o mar vermelho abrir, uma coluna de nuvens de dia e uma coluna de fogo a noite os guiarem pelo caminho que deveriam percorrer, viram o maná cair do céu, tudo isso Deus fez para que o seu povo pudesse chegar a terra prometida, por meio de sinais e milagres, porém parece que isso não foi o suficiente porque mesmo depois de ver todas essas maravilhas e prodígios o povo ainda não tinha fé em Deus, e na primeira dificuldade começavam a reclamar e queriam voltar atrás eles se cansaram da providência momentânea de Deus (que era o maná como alimento) e começaram a murmurar contra o Senhor.
E na nossa vida? Será que é diferente? Vivemos o milagre de Deus a cada dia, mas será que na primeira dificuldade começamos a culpar a Deus, a reclamar da providência dele? — “ah senhor, se o senhor quisesse eu já teria conseguido aquilo mas parece que o senhor não me ouve”
— ah Deus parece que ando sozinho e o senhor me abandou, nada muda na minha vida e por isso da tudo errado”
Amados que hoje essa palavra possa vir a nos tocar com poder! Para mudar nossos conceitos quanto a Deus, olhe para trás por um momento e veja do que Deus te tirou, os livramentos e de tudo o que Deus te salvo, será que você quer voltar para aquela vida de angústias, incertezas, vícios e escravidão?
Creio que a maioria das pessoas conhecem a história de Jó que nada havia feito porém passou por problemas e dificuldades, mas nunca! Culpou a Deus, apenas agradeceu e no final da sua luta veio a vitória, a renovação de vida, a benção de Deus e uma grande experiência com Deus, sendo provado e aprovado. A paz de Cristo esteja convosco, amém.
“Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com meus próprios olhos” Jó 42:5
Glossário
(maná = alimento que, segundo a Bíblia, foi miraculosamente fornecido aos israelitas em sua travessia do deserto)
Números 11:
7. E o maná era como semente de coentro e tinha a aparência de resina. 8. O povo espalhava-se pelo arraial para recolhê-lo; e o triturava num moinho manual ou socava-o em um pilão; depois cozinhava o maná e com ele fazia bolos. Tinha gosto de bolo amassado com azeite de oliva.…
Quando algum comentarista vai falar sobre o que realmente Paulo falava nesta passagem? Todos abordam a questão do pecado, mas Paulo se referia a questão dos judeus cristãos quererem continuar seguindo as tradições da Lei judaica.
ResponderExcluirRonaldo Araújo muito obrigado pelo seu comentário.
ResponderExcluirNa verdade essa palavra não foi abordada como um estudo dá época para explicar a vida de Judeus e gentios, mas sim como uma reflexão para nós do séc XXI, assim como eles se converteram e queriam voltar as tradições antigas (ou não conseguiam deixa-la) assim também somos nós quando viemos do mundo e nos convertemos a Cristo Jesus, existe essa parede que precisa ser derrubada, essa transição entre vir do mundo e voltar a Cristo sem olhar para trás (assim como na palavra final dos Israelitas no deserto).
Podemos fazer um comentário sobre esta questão, que o Ronaldo citou.
ResponderExcluir