"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Creia! Cristo tudo pode


João: 11. 21. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. 22. E mesmo agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus te concederá. 23. Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.


Amados essa é uma história Bíblica que fala de Jesus, seu amigo Lázaro e suas duas irmãs Marta e Maria…

Lázaro havia falecido Jesus ficou sabendo de sua morte e foi ver as irmãs do finado na cidade do ocorrido, chegando lá marta disse que se Cristo estivesse ali o seu irmão não teria morrido. Vamos abrir um parênteses (Marta teve muita Fé porém de uma forma errada ela teve a fé no sentido passado) “se o senhor estivesse aqui” , ora ela estava vendo Jesus na sua frente, e não tinha fé que o senhor podia vencer a morte e trazer seu irmão a vida? Porém ela manteve a esperança e sabia que o que Cristo falasse aconteceria, de certa forma a fé dela foi grande mesmo que por um instante abalada.


muitas vezes em nossas vidas a nossa fé é abalada, cremos em Deus cremos em Jesus, sabemos que Deus TUDO PODE, mas ao mesmo tempo não temos fé que ele pode tudo, não amados, não estou louco nem escrevi errado a frase, vou citar um exemplo de como achamos que Deus TUDO PODE e ao mesmo tempo achamos que ele não pode tudo:


Cremos que Deus criou o mundo e tudo que nele existe que por meio de seu poder e sua força ele pode mover mares e oceanos com tsunamis e move terras com terremotos, que ele é o Alfa e Omega, princípio e fim, cremos que ele nos dá livramentos de morte no  trânsito, na volta para casa da faculdade ou em qualquer outra situação; (até aí Deus tudo pode)

Mas quando se trata da nossa vida financeira, da nossa vida sentimental da nossa vida espiritual muitas vezes achamos que ele não pode tudo e que nunca sairemos daquela situação ruim na qual nos encontramos.


Mas hoje Deus nos convida a mudarmos nossos pensamentos e a termos Fé!

Fé que ele pode mudar a situação da minha e da sua vida financeira, da minha e da sua vida familiar, e de tantos outros problemas que nos aflige, ele nos convida a darmos esse passo em sua direção e termos esse ato de Fé, ele nos chama para orarmos e contarmos os nosso problemas a ele que ele irá mudar a história da minha e da sua vida basta crermos, o seu chefe chato não vai mais pegar no seu pé, o seu professor da faculdade não vai mais implicar com  você, o seu casamento será restaurado e a sua família restituída, se você esta cansado conte a Deus em oração ele é o único que te ouve e te entende, Jesus disse:


Mateus: 11. 28. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas alma Palma.e o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.


Tenha Fé em Cristo. Amém.

domingo, 29 de maio de 2016

O Tanque de Siloé


João: 9. 1. E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. 2. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 3. Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus. 4. Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. 5. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 6. Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego, 7. e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo. 8. Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto, quando mendigo, perguntavam: Não é este o mesmo que se sentava a mendigar?


Nota cultural



A água do tanque de siloé em Jerusalém era considerada sagrada. De acordo com a tradição rabínica, durante a celebração da festa das cabanas, retirava-se água do tanque com um recipiente dourado, que era levada em procissão até o templo. Jesus instruiu o homem que havia nascido cego a lavar-se nesse tanque, embora a cura fosse realizada por Jesus — a verdadeira fonte de “água viva”.

A questão sobre a localização do tanque de Siloé tem sido examinada com base nos relatos da bíblia, de Joséfo, dos antigos peregrinos e dos achados arqueológicos.

Havia, na verdade, dois tanques o primeiro o “inferior” (“açude velho”, na NVI), era o mais antigo (Is 8.6; 22.9-11)e recebia água da fonte de Giom a leste da cidade, através de um curto canal. O segundo, ou “superior” também recebia água da fonte de Giom, mas que chegava através de um túnel subterrâneo escavado na rocha pelo rei Ezequias por volta do ano 701 a.C. Ezequias situou estrategicamente o tanque superior dentro dos muros da cidade para garantir o suprimento de água. O tanque inferior estava situado fora da cidade no tempo dos reis.

Por muito tempo o tanque superior foi considerado o melhor candidato a ser identificado como o tanque de siloé dos dias de Jesus. Entretanto em 2004, os restos de um tanque até então desconhecido foram achados a sudeste do tanque superior, próximo do tanque inferior, numa área conhecida como jardim do Rei. Moedas do período tárdio dos hasmoneus (90 a.C.) edo período da revolta judaica (63 d.C.) comprovam que esse tanque estava em uso nos dias de Jesus. Foi achada também uma escadaria de três lances que conduzem até esse tanque que média 68,5 metros de comprimento num dos lados. Esse é sem dúvida nenhuma o “tanque de siloé” de João 9


Séc XXI



Ao usar saliva com lodo e enviar o cego até o tanque de siloé, Jesus esta dizendo que Ele é o enviado, assim como ele já havia feito na festa do tabernáculo, Ele explana que Ele é o aguardado de todas as nações. Jesus havia dito que aquilo era para que a gloria de Deus se manifestasse, pois foi o que ocorreu. Naquele momento Cristo queria explicar que Ele é o enviado que purifica o pecador de qualquer sujeira. Isto foi apenas mais uma demonstração do poder de Deus. Sem contar que Cristo quebrou todo ritual de crença naquela fonte,a partir daquele momento o foco passou ser Cristo.


Qual o ritual que impede você de se aproximar de Jesus? esqueça a religiosidade e mantenha o foco nas coisas espirituais que vem do alto, não se preocupe a maneira que Jesus irá tratar na sua vida, apenas creia que Cristo tem poder e pode te curar, basta ter fé! Adore única e exclusivamente aquele que merece toda a sua atenção, pois nunca te abandona. Creia tão somente e tu serás uma benção!



“Se tu uma benção”. Gn12:2

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Pode vir (Música)


Pare de pensar no que já foi, liberte a alma e o coração, deixe pra trás a condenação deste mundo.

Volte a vida ainda há tempo não se alimente do desespero, venha ser livre Deus espera por você...


Pode vir, venha como está, Deus te dará um mundo novo onde a paz e o amor reinará

Pode vir, venha como está, junte os pedaços espalhados, liberte a mente venha viver de louvor.


Não pare ainda, falta tão pouco, o céu trará nosso socorro, suas mãos santas ele estende pra você, os olhos brilham com a esperança a alma queima como uma chama, trazendo tudo de bom que existe em você


Pode vir, venha como está, Deus te dará um mundo novo onde a paz e o amor reinará

Pode vir, venha como está, junte os pedaços espalhados, liberte a mente venha viver de louvor. Pode vir🎶



Música da Banda Mariah.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Elias e Eliseu profetas dedicados a obra

Elias, Eliseu e os milagres




Além dos nomes serem de uma certa forma parecidos esses homens foram muito mais do que quase "charas", sabemos que no novo testamento (principalmente nos evangelhos) o nome de Elias é muito comentado, mas quem foi Elias ?


Sua história na bíblia começa no reinado do rei Acabe


1 Reis: 17. 1. Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra.


Elias habitava em Gileade, servia ao senhor e foi escolhido por Deus para ser profeta (há boca de Deus) para o povo do reino do norte (principalmente) Israel. Mas antes disso o versículo fala que ele era tisbita


Tisbita:


Alguns interpretam esta palavra como significando "estrangeiro" . O profeta é designado desta forma porque, provavelmente, nasceu em Tisbi, uma cidade situada na Galileia Superior, de onde ele migrou para Gileade. A também a possibilidade de tisbi ser localizada na tribo de Naftali.


No século IX a.C., o Reino de Israel, havia sido dividido em dois: o Reino de Israel, no norte, e o Reino de Judá, no sul, que seguia mantendo a sede histórica de governo e foco da religião israelita no Templo de Jerusalém.




Omri, rei de Israel, manteve em prática políticas que datavam do reinado de Jeroboão, contrárias às leis de Moisés, que visavam reorientar o foco religioso para longe da cidade de Jerusalém, encorajavam a construção de altares e templos locais para a realização de sacrifícios, a indicação de sacerdotes que não pertenciam à família dos levitas, e permitindo ou até mesmo encorajando a construção de templos dedicados ao deus canaanita Baal. Omri conseguiu uma situação doméstica segura através de uma aliança obtida com o casamento de seu filho, Acabe, e a princesa Jezabel, uma sacerdotisa de Baal, filha do rei de Sídon, na Fenícia. Estas soluções trouxeram segurança e prosperidade econômica para Israel por algum tempo, porém não visavam obter paz com os profetas israelitas, que estavam interessados no comprimento a risca das leis de Moisés

Como rei, Acabe conseguiu deixar mais intensa estas tensões. Ele permitiu o culto a um deus estrangeiro dentro de seu próprio palácio, construindo ali um templo para Baal e permitindo que Jezabel trouxesse consigo um grande número de sacerdotes e profetas, tanto de Baal quanto de Aserá, para seu país. Neste contexto, Elias é apresentado no Primeiro Livro dos Reis (17:1) a mensagem de Elias a acabe foi entregue na forma de um juramento. Como tal, era Deus quem garantia a veracidade das palavras do profeta. O juramento era a maneira mais solene de comprometimento entre duas partes; nesse caso, sancionado por Deus e pronunciado como um desafio a baal, considerado o Deus da fertilidade, e senhor das chuvas, se mostraria imponente, e Deus se provaria verdadeiro, enquanto Elias se afirmaria como autêntico profeta.


Além de ter feito milagres, Elias, ainda, presenciou e vivenciou fatos sobrenaturais em sua vida, como ser alimentado por corvos (I Rs.17:3-6), por um anjo, adquirindo força sobrenatural por 40 dias (I Rs.19:5-8), sem se falar na manifestação divina para ele quando estava na caverna (I Rs.19:9-18) e, por fim, a sua transladação ao céu sem experimentar a morte física (II Rs.2:11).


Milagres de ELIAS:



1) três anos e seis meses de seca por causa de sua palavra (I Rs.17:1)
2) multiplicação do azeite e da farinha na panela da viúva de Zarefate (I Rs.17:18-16)
3) ressurreição do filho da viúva de Zarefate (I Rs.17:17-24)
4) descida de fogo do céu em resposta à sua oração (I Rs.18:30-40)
5) chuva depois de três anos e seis meses de seca por causa de sua oração

(I Rs.18:41-45)
6) descida de fogo do céu para matar os soldados que vinham lhe prender

(II Rs.1:9-12)
7) travessia a seco pelo rio Jordão

(II Rs.2:7,8).


Eliseu:



Era filho de Safat e vivia em Abel Mehola, no Vale do Jordão. Pertencia a uma rica família que possuía 12 juntas de bois. Serviu a Elias durante algum tempo e, antes deste ter ascendido em direção aos céus por um redemoinho,depois de serem separados por uma carruagem de fogo, Eliseu pediu-lhe "porção dobrada"

O pedido de Eliseu, antes de Elias ser tomado de diante dele, foi que tivesse “porção dobrada” do espírito de Elias, o que lhe foi concedido porque viu o instante em que Elias foi arrebatado ao céu (II Rs.2:9-12).


Morte de Eliseu:



Eliseu foi atacado por uma doença sem cura. Ele chamou Jeoás, filho de Jeoacaz e neto de Jeú para ir visitá-lo e anunciou que Israel venceria os sírios


2Reis 13:
20. Então Eliseu morreu e foi sepultado.
Todos os anos bandos de moabitas costumavam invadir a terra de Israel.
21. Certa vez, alguns israelitas que estavam fazendo um sepultamento viram um desses bandos. Então os israelitas jogaram o defunto na sepultura de Eliseu e fugiram. Assim que o corpo tocou nos ossos de Eliseu, o homem ficou vivo de novo e se levantou.


Milagres de Eliseu:


1) a travessia a seco pelo rio Jordão (II RS.2:13-15)
2) a purificação das águas (II Rs.2:19-22)
3) a morte dos 42 jovens que o insultavam diante de sua maldição (II Rs.2:23-25)
4) a cheia das cisternas no deserto sem que houvesse chuva (II Rs.2:17-20)
5) a multiplicação do azeite na botija na casa da viúva de um dos filhos dos profetas (II Rs.4:2-7)
6) a abertura da madre sunamita (II Rs.4:14-17)
7) a ressurreição do filho da sunamita (II Rs.4:23-37)
8) a retirada da morte que havia na panela (II Rs.4:28-41)
9) a multiplicação dos pães para alimentar cem homens (II Rs.4:42-44)
10) a cura da lepra de Naamã (II Rs.5:1-14)
11) a imposição da lepra de Naamã a Geazi (II Rs.5:25-27)
12) a flutuação do machado que caíra na água (II Rs.6:1-7)
13) a imposição de cegueira ao exército da Síria, levando-os até Samaria (II Rs.6:18,19)
14) a ressurreição de um homem jogado no sepulcro de Eliseu e que tocou seus ossos (II Rs.13:21).

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Lá vem o sonhador!


Gênesis: 37. 17b José, pois, seguiu seus irmãos, e os achou em Dotã. 18. Eles o viram de longe e, antes que chegasse aonde estavam, conspiraram contra ele, para o matarem, 19. dizendo uns aos outros: Eis que lá vem o sonhador!


Essa é uma história muito conhecida na bíblia talvez você já tenha lido... Ela fala sobre José e seus irmãos, filhos de Jacó, a bíblia conta que Jacó amava muito o seu filho José e seus irmãos sentiam inveja e ciúmes com  esse amor que o pai demonstrava para com José.

José teve sonhos onde seus irmãos se curvavam perante ele, ele contou aos seus irmãos, o que fez com que a inveja e o ciúmes que eles sentiam se transformassem em ódio, tanto ao ponto de quererem mata-lo.


Assim como na história de José também acontece nos dias de hoje em nossas vidas, as pessoas tem ciúmes de nós, pelo que somos, o que fazemos, nosso estilo e nosso jeito de ser, querem nos controlar e nos deixar como marionetes da sociedade, mas o pai nos AMA! Não importa o quanto as pessoas queiram matar nossos sonhos e falem que não iremos conseguir chegando até a nos chamar de sonhadores, Deus ele tem uma obra em nossa vida mostrando que os nossos sonhos podem virar realidade diante da sua presença, afinal de contas, agindo Deus quem impedirá?


As vezes nos encontramos como José no fundo de um poço (verso 24) achando que não tem mais solução, que nunca mais iremos ver nosso pai novamente, que nunca mais voltaremos à sua casa porque fomos vendidos (verso 28) pelo ciúme e inveja talvez até a vingança por aqueles que se diziam nossos irmãos; mas Deus está conosco, mesmo estando longe da sua presença, ele nos espera de braços abertos porque o seu amor é incondicional, ele tem sonhos maiores e melhores para nós, ele sabe que um dia vamos voltar para os seus braços e os irmãos que nos humilharam, serão nossos servos e nós servos deles porque todos temos a mesma importância para o pai, somos um corpo e Cristo é a cabeça, os pés são tão importante quanto as mãos para um corpo e vice versa.

A bíblia diz (em Isaías 61:7) que a cada dia de vergonha teremos dupla honra! E é isso o que o pai planeja para nós


Não quero pegar aqueles textos clichês de crente, mas é bem da verdade quando eles dizem que este mundo só tem a nos oferecer alegrias passageiras e sempre vão ter dias de desânimo e tristeza, mas quando entregamos a nossa vida nas mãos de Deus e pedimos pra ele tomar o controle, conseguimos vencer as batalhas e ainda temos promessa de vida eterna, onde a alegria nunca acaba, sem dor, sem problemas e sem angústias, felicidade para sempre teremos

José confiou em Deus e de escravo (e depois de muita luta) ele se tornou governador do Egito, a terra para onde ele havia sido vendido pelos seus irmãos, e onde os mesmos foram pedir comida porque a terra do seu pai estava passando um período de seca, José não só ajudou seus irmãos como os trouxe para morar com ele no Egito onde havia muita fartura na época. Entrega o teu caminho a Deus e confia que ele irá te abençoar. A paz de Cristo esteja convosco.


Jeremias: 29. 11. Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

De volta à escravidão?



Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?
Gálatas 4:8;9 NVI



Amados está é uma palavra dura mas necessária para aqueles que conhecem o caminho do senhor, aceitaram a Cristo como o seu salvador e se batizaram nas águas, estas pessoas muitas vezes pensam em voltar atras, por algum problema momentâneo; ou por que talvez a pessoa achava que se aceitasse a Cristo os seus problemas iriam sumir instantaneamente.


Mas não se esqueçam amados que vivemos em um mundo terrestre, onde o próprio Cristo afirma que: “o mundo já é do maligno” porque o mal já tomou conta e os problemas são inevitáveis, ainda mais aceitando a Jesus e escrevendo o seu nome no livro da vida, você acha que o inimigo das nossas almas ira deixar isso barato? Ele vai querer cada vez mais nos encher de problemas ate desistirmos. Mas Jesus nos ajuda! Na bíblia está escrito: “tende bom ânimo, eu venci o mundo “.Palavras do proprio Jesus.


E se Cristo venceu, também podemos vencer, porque tudo podemos naquele que nos fortalece. Temos que entender que lutas e provações continuaram vindo, mas agora temos alguém para nos apoiar, temos o espírito santo que vive dentro de nós e não devemos retroceder o caminho.

Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!”
Números 11:4-6 NVI


Isso mesmo estes que estão reclamando, são os mesmos que virão as 10 pragas jogadas no Egito, o mar vermelho abrir, uma coluna de nuvens de dia e uma coluna de fogo a noite os guiarem pelo caminho que deveriam percorrer, viram o maná cair do céu, tudo isso Deus fez para que o seu povo pudesse chegar a terra prometida, por meio de sinais e milagres, porém parece que isso não foi o suficiente porque mesmo depois de ver todas essas maravilhas e prodígios o povo ainda não tinha fé em Deus, e na primeira dificuldade começavam a reclamar e queriam voltar atrás eles se cansaram da providência momentânea de Deus (que era o maná como alimento) e começaram a murmurar contra o Senhor.


E na nossa vida? Será que é diferente? Vivemos o milagre de Deus a cada dia, mas será que na primeira dificuldade começamos a culpar a Deus, a reclamar da providência dele?  — “ah senhor, se o senhor quisesse eu já teria conseguido aquilo mas parece que o senhor não me ouve”

— ah Deus parece que ando sozinho e o senhor me abandou, nada muda na minha vida e por isso da tudo errado”


Amados que hoje essa palavra possa vir a nos tocar com poder! Para mudar nossos conceitos quanto a Deus, olhe para trás por um momento e veja do que Deus te tirou, os livramentos e de tudo o que Deus te salvo, será que você quer voltar para aquela vida de angústias, incertezas, vícios e escravidão?
Creio que a maioria das pessoas conhecem a história de Jó que nada havia feito porém passou por problemas e dificuldades, mas nunca! Culpou a Deus, apenas agradeceu e no final da sua luta veio a vitória, a renovação de vida, a benção de Deus e uma grande experiência com Deus, sendo provado e aprovado. A paz de Cristo esteja convosco, amém.


“Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com meus próprios olhos”    Jó 42:5






Glossário


(maná = alimento que, segundo a Bíblia, foi miraculosamente fornecido aos israelitas em sua travessia do deserto)


Números 11:

7. E o maná era como semente de coentro e tinha a aparência de resina. 8. O povo espalhava-se pelo arraial para recolhê-lo; e o triturava num moinho manual ou socava-o em um pilão; depois cozinhava o maná e com ele fazia bolos. Tinha gosto de bolo amassado com azeite de oliva.…

quarta-feira, 11 de maio de 2016

A unção de um rei

Nota cultural



Davi era pastor de ovelhas em Belém e tinha um extraordinário senso de dever e coragem. Sua ascensão a grandeza é atribuída, em primeiro lugar, ao seu confronto bem sucedido com Golias, e em segundo lugar, a acalmar com sua música o inconstante rei Saul (1 Sm 16 e 17). Além disso, ele foi ungido por Samuel como sucessor de Saul quando ainda era um jovem desconhecido. Depois de alcançar grande fama, provocou ciúmes em Saul e se viu forçado a fugir para salvar a vida. Durante alguns anos, Davi viveu como mercenário no deserto de Judá, enquanto tentava escapar de Saul (1 Sm 18 — 27). Depois que Saul foi morto pelos filisteus na batalha do monte Gilboá(1 Sm 28; 31),Davi chegou ao poder, ele expandiu o território e a riqueza de Israel. Também conquistou Jerusalém e fez dela sua capital. Transferindo para lá a arca da aliança.

Também ouve um lado negro em seu reinado. Davi cometeu homicídio e adultério, e os problemas familiares resultaram na guerra civil iniciada por seu filho Absalão.

A saga de Davi até a conquista do poder, em 2Samuel, em parte serve como uma apologia para a sua ascensão ao trono, estabelecendo sua inocência diante de qualquer acusação de que ele tivesse tentado tomar o trono de Saul por algum meio ilícito. Ainda assim, a bíblia retrata Davi de forma honesta, com todos os seus defeitos e ressalta a pessoa de Deus, que o escolheu para ser rei.

A importância de Davi na adoração de Israel também é refletida no fato de que 73 dos 150 Salmos são de sua autoria; esses Salmos acrescentam profundidade espiritual à história e à figura de Davi, mostrando seu louvor, penitência e orações e também a maneira que Deus transformou seu coração em meio as crises pessoais e nacionais.


Durante um longo tempo, nenhuma inscrição relacionada ao reinado de Davi foi encontrada pelos arqueólogos, porém  recentemente uma composição de um rei da Síria que faz referência a “casa de Davi” foi encontrada em Tel Dan. Esse documento contém evidências tangíveis de que os antigos governantes, na verdade, reconheceram a dinastia de Davi em Judá.


Ungindo um rei segundo coração de Deus



O Senhor Deus disse a Samuel: — Até quando você vai continuar a ter pena de Saul? Eu não quero mais que ele seja rei de Israel. Encha um chifre com azeite e leve com você. Depois vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei.1 Samuel 16:1 NTLH



No livro de I Samuel 16,  Nos relata que o Profeta foi enviado por Deus até a casa de Jessé, onde ele tinha a missão de ungir alguém para ser Rei em Israel, lembrando que Deus queria um novo rei, por que o atual, já estava muito longe da Sua vontade. Samuel chega até a casa de Jessé, e pede para ele apresentar sua família. Jessé atemorizado com a presença do Homem de Deus, lhe pergunta: É de paz esta sua vinda, Samuel?
Sim, Responde o mesmo.
Samuel havia dito que iria sacrificar, convida toda a família de Jessé para o evento. Imagina você, que honra, a maior autoridade da nação, te convidando para cultuar ao Senhor, logo Jessé pede para todos de sua casa estarem há altura do evento. Samuel deseja conhecer sua família e principalmente seus filhos.
Ele tinha uma benção especial para alguns deles. Logo Jessé lhe apresenta o que há melhor em sua casa, filhos fortes, saudáveis, homens formados em batalha. Jessé não imaginava, que um dos seus seria o próximo Rei de Israel. Então ele apresenta o primeiro filho ao profeta Samuel, Eliabe era o nome dele - homem forte, com cicatrizes de guerra, poderia agregar muito para a nação com sua experiência nos campos de batalha, mas algo incomoda o coração do profeta, não é este. O profeta procurava alguém com postura e aparência de Rei, Deus procurava um coração de Rei, independente da aparência. O profeta começa a achar estranho que todos os filhos estão passando e nenhum agrada a Deus, então ele pergunta: — Acabaram todos os seus filhos?

— Não, ainda o menor está la atrás, no campo  cuidando das ovelhas - Responde Jessé ( v. 11).

Como se Jessé tivesse dito: —Tem um que não chamei, por que ele não é digno de se estar na sua presença, esta sujo, mal cheiroso você não gostaria de conhece-lo. Então Samuel lhe fala:

— ninguém vai comer, enquanto este que esta no campo não chegar (v.11).

Algo queimava no coração do Profeta sobre este menino... quando ele chega, para seus pais ele era o menor, para seus irmãos um garoto sujo, mas para Deus era o futuro Rei.


Séc XXI



Cada pessoa tem um olhar diferente sobre nós, quem sabe para muitos somos um coitado, alguém que não teve sorte na vida,Um viciado, uma pessoa que não consegue se firmar, sempre implorando oração. Eu prefiro ficar com a forma que Deus nos vê. Enquanto as pessoas olham e vêem isso ou aquilo, Deus olha para você e vê um profeta, uma mulher que vai fazer a diferença, um adolescente que vai ser usado por Deus nesta Terra. Se Samuel tivesse ungido um dos Irmãos de Davi, quem sabe Davi, nunca teria sido citado na bíblia, por que Jessé nem o chamou para conhecer o profeta. Deus olhava para Davi e via um Rei.
Podemos ir mais além ainda, onde esta o seu Davi? Muitas vezes escondemos o Davi que há em nós, por que achamos que este, não vai dar em nada. Quem sabe o Davi que você esconde é apenas um sonho, ou o seu Davi é aquilo que você tem vergonha de apresentar diante das pessoas, por  achar que ele é insignificante, ou você deixa ele escondido simplesmente por que acredita que ele não vai ser nada. Se você continuar olhando com olhar humano, o Davi que há em você, será apenas mais um sonho que não vai dar em nada, mas se você olhar pelos olhos da fé, você vai ver que existe mais do que um sonho dentro de você, mais um chamado de Deus  em sua vida. Onde esta o seu Davi? Existem pessoas que dependem do chamado de Deus sobre a sua vida, ou até mesmo de algo que esta guardado em eu coração, em Rm, nos diz que a humanidade aguarda com ansiedade a manifestação dos filhos de Deus. Não esconda o seu Davi, apresente ele diante de Deus, derrube Gigantes, surpreenda a todos e seja um canal de benção na presença Dele.


Romanos: 8. 19. Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.


Escrito pelo presbítero Thiago Ferreira

terça-feira, 10 de maio de 2016

O segredo da conquista

1 Samuel: 10. 1. Então Samuel tomou um vaso de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor para ser príncipe sobre a sua herança? 2. Quando te apartares hoje de mim, encontrarás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar,


14. Depois o tio de Saul perguntou-lhe, a ele e ao seu moço: Aonde fostes?: Respondeu ele: Procurar as jumentas; e, não as tendo encontrado, fomos ter com Samuel. 15. Disse mais o tio de Saul: Declara-me, peço-te, o que vos disse Samuel. 16. Ao que respondeu Saul a seu tio: Declarou-nos, seguramente, que as jumentas tinham sido encontradas. Mas quanto ao assunto do reino, de que Samuel falara, nada lhe declarou.             (Bíblia Sagrada).


Saul havia saido para procurar as jumentas de seu pai que haviam fugido, ele foi junto com um dos servos de seu pai, eles passaram por alguns lugares e não as encontraram, quando chegaram a uma determinada cidade, lá estava o profeta de Deus por nome de Samuel, então Saul resolveu perguntar a Samuel onde estavam as jumentas de seu pai, Deus já havia revelado ao profeta que Saul seria o primeiro Rei de Israel e foi essa a profecia que Samuel disse a Saul que ficou surpreso pois a sua tribo era a menor de todas e seu clã muito pequeno, mas mesmo se sentindo diminuído ele creu. (Ora não é assim que Deus faz? Escolhe aquele que é rejeitado o menor de todos e o torna honrado diante da sua presença?). depois que Saul voltou para casa de seu pai um de seus parentes de nome Abner (seu tio), a quem ele amava mais que os outros, perguntou-lhe como fora a viagem. Saul contou-lhe tudo, menos o que se referia à realeza, não quis falar temendo não ser levado a sério ou mesmo despertar inveja. Assim, embora fosse seu parente e amigo, julgou melhor conservar o assunto em segredo.


{"A fraqueza dos homens é tão grande que infelizmente não se pode confiar em sua amizade. Eles não são capazes de ver, sem inveja, a felicidade dos outros, ainda que sejam parentes e amigos e mesmo que saibam que tal coisa acontece por graça particular de Deus”}.

(Josefo, Flávio. A História dos Hebreus, Rio de Janeiro, 8°edição, 2004 p.248.)



Saul guardou o segredo na qual o profeta havia antecipado do qual seria Rei, ao contrario de sansão (livro de Juizes do capítulo 13 ao 16), que por não guardar segredo revelou sua força ao qual o próprio Deus havia lhe dado a sua mulher que era aliada de seus inimigos e foi preso pelos filisteus,

Portanto amados mantenham em segredos as coisas nas quais estais esperando o auxílio do senhor com honestidade no coração e em oração com Deus, porque em silêncio é mais fácil de conquistar a vitória.


O que guarda a sua boca preserva a sua alma, mas o que muito abre os seus lábios tem perturbação.      Provérbios 13:3

sábado, 7 de maio de 2016

Acredite, Cristo salva!

Atos dos Apóstolos cap 26. V 27. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Sei que crês.

28. Disse Agripa a Paulo: Por pouco me persuades a fazer-me cristão.


Nota cultural


Prisão no mundo antigo


No período romano as pessoas ficavam presas enquanto esperavam o julgamento ou a execução, por razões políticas ou por garantia, em conformidade com uma ordem judicial. Paulo foi detido para julgamento em Cesáreia. Os endividados eram as vezes presos também, como forma de pressiona-los a pagar suas dívidas (mt 18.30 e Lc12.58). O aprisionamento como método de punição formal era raro.
Os períodos de prisão não eram limitados, nem cumpridos a risca, e geralmente o prisioneiro era maltratado. Enquanto um prisioneiro de classe alta as vezes recebia um tratamento melhor. Paulo provavelmente detido no pretório, que era a fortaleza ou residência do governador que estava em Cesaréia em Roma, teve permissão para morar dentro de um acampamento militar e pode alugar um quarto. Ele recebeu esse tratamento ligeiramente brando por duas principais razões:

* Paulo era um cidadão Romano

* ele havia recebido vereditos favoráveis dos governadores Festo e Agripa



Quem foi o rei Agripa?



Herodes Agripa II, filho de Herodes Agripa I, tinha 17 anos quando seu pai morreu, em 44 d.C. porém só assumiu o governo 8 anos depois por antes ser considerado jovem demais,

governou como tetrarca (governante de um quarto das províncias, co-imperador do império romano) das províncias de Felipe e Lisania. Paulo enfrentou a difícil tarefa de tentar convencer que era inocente das acusações levantadas contra ele pelos judeus (por afirmar que Jesus era o salvador), ao exercer seu direito como um cidadão romano de apelar direto para o tribunal do imperador César,  e desse modo evitar que qualquer decisão pudesse ser tomada pelo rei Agripa, o mesmo rei parece ter ficado incomodado e insistiu em ouvir aquilo que Paulo tinha a dizer.

Embora sob a lei romana, uma decisão de Agripa não fosse mais possível aquela altura do campeonato e Paulo não tinha nenhuma opção se não argumentar sua causa diante dele. Tendo em vista que ele sabia que o rei não poderia declara-lo inocente  e nem dispensa-lo de comparecer diante do tribunal de César. Insistindo que Agripa cresse nas escrituras do velho testamento e assim aceitasse o que elas proclamavam sobre o messias. Paulo fez com que Agripa ficasse em uma situação política difícil, se o rei falasse que não cria nos profetas, ele enfureceria seus súditos judeus, e se, ele admitisse crer, seus amigos romanos o considerariam um tolo! Assim sendo, o típico político que era, o rei apenas rejeitou a Jesus Cristo.


O que diz os profetas?



Eles afirmam sobre a importância da vinda do Messias. Is 53.5-6 diz que por suas pisaduras fomos sarados, era necessário que o filho de Deus descesse dos céus para a terra e padecesse na cruz e ao terceiro dia ressuscitasse; Porque a terra estava tão cheia de maldade que apenas sacrifícios de animais não eram o suficiente para limpar o pecado do mundo.


“ porque é impossível que sangue de touros e de bodes tirem o pecado “ hebreus 10:4


Era necessário que alguém SANTO, puro e livre de todo pecado se sacrifica-se para que a humanidade pudesse ter chance de vida eterna.


Não se envergonhe do pai, aprenda a renúnciar



A bíblia é clara ao dizer em marcos 8:38 que Jesus não irá reconhecer como filhos (no dia do Juízo final) aqueles que se envergonharam Dele, talvez até Paulo tenha de fato persuadido o rei Agripa, a crer que Jesus Cristo filho de Deus é o Rei do reis e Senhor dos senhores, porém eu creio que a vergonha e a “obrigação” de uma renúncia fizeram o rei endurecer seu coração, talvez ele não queria perder seu status de rei ou seu respeito conquistado através do poder, talvez o medo de represálias por parte dos Judeus ou até mesmo o medo da morte o fez permanecer negando a Jesus.

Essa história me lembra a do jovem rico (Mateus 19.16-22) algo o prendia na terra e seu coração não estava 100% em Deus , ele não queria se desfazer dos seus bens para seguir a Cristo, por mais que guardasse as leis ele não tinha atitude de demonstrar seu amor por Deus em um ato de fé. Tenho certeza que se ele largasse seus bens ele não passaria fome, muito pelo contrário, Jesus supriria qualquer que fosse sua necessidade.


Séc XXI



Isaías: 55. 6. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Invocai-o enquanto está perto.


Amados não endureçam, vossos corações contra Deus, porque amanhã pode ser tarde; ainda nos dias de hoje Jesus tem uma palavra para você, assim como era na época de Paulo e do jovem rico, ele te chama hoje para salvação, mas é preciso que você renuncie! Que você abandone o seu velho homem! Que você dedique seu coração e seu pensamento ao Senhor, esqueça o status desta Terra pois isto é passageiro, a sua aceitação neste mundo de nada vale, lembre-se que Jesus não foi aceito pela grande maioria mas sim rejeitado pelo seu povo. O nosso Senhor Jesus é educado, ele não vai fazer a obra na sua vida se você não deixar, amoleça seu coração! Por mais que no começo pareça ser difícil e você não entenda, Deus tem o melhor para sua vida, acredite! Deixa o Espírito santo te persuadir, Deus vai te abençoar grandemente, porque você ouviu a voz Dele na chance que teve.


Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.
Romanos 10:17 NTLH


Bibliografia:
- bíblia de estudos arqueológica

terça-feira, 3 de maio de 2016

Recarga espiritual

Romanos: 12. 1. Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 

Pratique a recarga espiritual


Em tudo o que fazemos em nossas vidas precisamos de uma sequência para melhorar, dificilmente alguém seja bom em algo sem prática

A prática é o segredo de tudo!

Jogadores de todos os esportes precisam de treinamento para se aperfeiçoar, um amor só tem sequência com a convivência, só começamos a dirigir bem quando praticamos e etc... Assim também é a vida com Cristo quanto mais se apegamos a ele mais o espiritual fica evidente em nossas vidas e a nossa bateria fica 100% espiritual.

O problema é quando não recarregamos nossas baterias .


Nossa vida precisa dia após dia de um constante renovo espiritual, se deixamos para ir na igreja só de domingo, oramos só quando surge alguma necessidade e lemos só um versículo da bíblia quando o irmão pede na igreja, a nossa bateria espiritual fica como aquele celular velho que recarrega (ilusórios 100%) mas que na verdade passado os 5 primeiros minutos já está com 49% , passou 1 hora e ele já esta com 15%, passou 2h e ele descarregou... Precisamos de uma boa e verdadeira carga diária com Cristo, não deixe de ler a bíblia pelo menos 1 capítulo por dia, ore ao senhor quando acordar e quando dormir, não só pedindo mas agradecendo ao pai pelo dia que esta surgindo e que passou, vá a igreja sempre que puder não só aos domingos (como diz em Hebreus 10:25) “não deixando de ir a nossa congregação mas antes animando uns aos outros ainda mais sabendo que o grande dia há de chegar”.

Pois pela renovação da nossa mente e pelo espírito de Deus vencemos o inimigo e dificilmente iremos cair em tentação porque Deus não nos deixa ser provado se nós não conseguimos suportar, mas em tudo que ele permiti podemos com força de vontade e fé superar…


1 Coríntios: 10. 13. Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.



Quem está na presença do Deus Altíssimo e passa a noite à sombra do Todo-poderoso, Diz assim: 'Deus, tu és meu refúgio. Confio em ti e estou seguro!'

E então Ele protegera você das ciladas do inimigo e o defende de perigos mortais. Seus enormes braços estendidos são como um escudo: atrás deles, você está seguro.

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com