"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Deserto II



Lembrem como o nosso Deus guiou vocês pelo deserto esses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos ou não a obedecer aos seus mandamentos.
Deuteronômio 8:2


40 anos, metade de uma vida. Talvez você que esteja lendo isso não tenha nem metade dessa idade, 40 anos! Talvez seu pai não tenha essa idade, 40 anos! Seu avô não tem essa idade (ok não vamos exagerar…), mas 40 anos remete a muitooo tempo.

Na bíblia o número 40 é muitas vezes conhecido como "número de provação ou julgamento". Por exemplo, Moisés ficou no monte durante 40 dias (Êxodo 24:18); Elias ficou 40 dias e 40 noites sem comer (1 Reis 19,8); Jonas advertiu Nínive de que o julgamento viria após 40 dias (Jonas 3:4); Jesus foi tentado por 40 dias (Mateus 4:2), houve 40 dias entre a ressurreição e a ascensão de Jesus (Atos 1:3).


Em todos os exemplos que eu dei existem uma coisa em comum, o número. Mas o tempo não é comum, Israel ficou 40 ANOS! E não dias, como nos demais exemplos. Você acha que Deus quer uma vida de deserto pra você? Claro que não! Deus não quer que você viva uma vida de deserto, o deserto é um tempo de desintoxicação.

Deus quer que você seja limpo, limpo do seu passado, dos seus vícios, das suas crenças limitantes.


Pois, quanto à lei, estou morto, morto pela própria lei, a fim de viver para Deus. Eu fui morto com Cristo na cruz. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.
Gálatas 2:19‭-‬20


O deserto é necessário quando nascemos de novo em Cristo, porque precisamos nos desintoxicar do mal que havia em nós, somos novas criaturas agora, é necessário esse tempo de “40 dias”.

No antigo Israel o povo precisava se desintoxicar do Egito (mundo) mas “40 dias” não seriam o suficiente. Do Egito a Canaã seriam menos de um mês de viagem à pé, mas esse grande Zig zag de anos no deserto era necessário para separar quem era “joio e quem era trigo”.

Você é quem estipula seu tempo no deserto, pode ser 4 dias, pode ser 4 décadas. Deus quer te fazer crescer, entenda que Ele jamais irá querer mal para os seus filhos, mas Ele quer que a gente cresça em fé e sabedoria.


É como se nós outrora fôssemos, digamos, escravos do nosso ego, inveja, ira, revoltas, vingança e toda nossa natureza, esse é o problema: sem Deus não sabemos a diferença da mão esquerda para a mão direita e fazemos muitas coisas erradas. Quando aceitamos a Cristo somos comprados pelo selo do Espírito Santo, agora somos dEle e Ele é nosso, somos um em Cristo o deserto serve para mostrar essa separação, para mostrar que não estamos mais órfãos agora temos um pai, um irmão, um amigo.

As vezes estamos tão apegados em algo que não nos faz bem, que esse deserto dura anos, lembre-se que no reino de Deus aquele que quiser ser o primeiro será o último (Mc 9:35).

Talvez aquilo que você tanto almeja te afasta de Deus de tal forma que aquele deserto nunca acabará na sua vida (o deserto do desemprego, do relacionamento, do pecado, dos vícios e etc.). O fim do deserto sempre remeterá a um caráter aprovado.


Ainda dá tempo de você reconhecer o que te impede de se relacionar com Cristo e espantar esse deserto da sua vida, o Senhor sempre vai ser um oásis para nós, Ele é o nosso refúgio, esqueça aquilo que te faz mal, isso pode até ter te machucado, criado uma revolta ou ter te limitado a pensar que você não é capaz das coisas. Lembre-se que Deus não permite que passemos nada do que não podemos suportar.

0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com