"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

terça-feira, 24 de abril de 2018

Os ricos não vão para o céu?

Nas antigas igrejas criou-se uma crença de que, quem é rico não irá ser salvo, mas será mesmo verdade?
No antigo Israel, Abraão, Davi, Salomão a família de Jesus (no qual José pai de Jesus era carpinteiro, uma profissão de respeito na época) eram todos ricos. Talvez você tenha lido a história do jovem rico e tenha criado esse conceito de que os ricos não entraram no reino de Deus ao longo do texto vamos explanar melhor essa história.



Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”
Mateus 19:16


Nesse capítulo nos deparamos com o jovem rico. Ele queria saber o que fazer de “bom” para herdar a tao sonhada vida Eterna com Deus. A princípio a resposta de Jesus foi:
— bom é só um, o Deus todo poderoso.

Essa resposta talvez significasse que, por mais que façamos milhões de obras beneficentes nada será “bom” o suficiente para herdar a vida eterna, mas Deus que é um bom pai tem misericórdia de nós, nos ama e por meio do próprio Jesus que morreu e ressuscitou e nos possibilitou a vida eterna por meio da graça (Jo 3.16) é o único Bom. No decorrer do texto Jesus pede para que o jovem obedeça os mandamentos do antigo Israel e o jovem diz que já cumpre todos os mandamentos. Talvez o fato de fazermos alguma coisa boa em nossa mente já e o suficiente pra se considerar o "bonzão" ou a "boazona"; então Jesus pede para ele vender tudo o que tinha e o seguir, mas ao ouvir isso o jovem fica triste porque tinha muitos bens materiais. Quando Deus pede para nós desfazermos de algo que estamos muito presos e gastando praticamente todo nosso tempo naquilo, é possível que isso nos entristeça e nesse momento vemos onde está nosso coração.

Como aplicar essa história para as nossas vidas? Eu imagino que no nosso caso não somos milionários ao ponto de possuir várias propriedades, mas o Senhor me deu uma revelação acerca dessa palavra, no verso 23, Jesus diz:


Então Jesus disse aos discípulos: “Digo a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.



É ai que muitos acham que os ricos não iram para o reino de Deus, mas a palavra quer que sejamos prósperos! É o que diz em Eclesiastes.




E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.
Eclesiastes 5:19


Ele também diz para darmos o dízimo e as primícias porque ele multiplicará nossas economias “encherá nossos celeiros”. Fora o que damos com generosidade.


Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.  O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.
Provérbios 11:24‭-‬25


Talvez o jovem rico queria se vangloriar por fazer tudo certo, ele deveria se achar “bom” o suficiente para ir para o céu. Quando Jesus pediu para ele vender seus bens e dar para os pobres, descobrimos a sua fraqueza; se o jovem tivesse doado tudo e seguido a Cristo, com certeza nada ia lhe faltar, porém ele preferiu amar o mundo e mostrou no que o seu coração estava preso: na avareza!


Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai.
1João 2:15


Essa foi a revelação que eu tive para nós; quando amamos o mundo somos ricos do mundo e presos nas nossas paixões carnais é isso o que separou o jovem rico e o que nos separa de Deus. Agora quando largamos o amor pelo mundo, pela sua riqueza passageira e pelo seus deslumbres ilusórios, nos tornamos pobres para eles e ricos para Deus em espirito.
O mundo jaz do maligno(1 Jo 5.19), essa riqueza que a traça e a ferrugem roem (Mt 6.19-34) é o que o Senhor quer que abandonemos, é isso que Deus quer dizer com o pai, a mãe e os amigos que devemos abandonar (Mt 19.29).

Quando eu amo a Deus sou rico de espírito e amar o Senhor é o suficiente as obras que você realizar serão consequências não é isso o que realmente te leva ao céu, quando você ama alguém você faz de tudo para agradar essa pessoa e isso não é forçado e sim algo natural.


Jesus fala nos versos seguintes que ao homem é impossível ser salvo mas para Deus tudo é possível. Nenhum mérito a nós, nada merecemos mas o Senhor com sua infinita graça nos salva. Não há um caminho neutro nessa terra ou você é de Deus ou é do inimigo, temos que tomar partido não tem jeito, sendo assim é melhor escolher o caminho de luz, você aceita a Cristo como Salvador? Se sim, será rico de espírito e consequentemente salvo, pra você é impossível, mas para Deus tudo é possível.


Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.
1João 2:16‭-‬17 

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Deserto II



Lembrem como o nosso Deus guiou vocês pelo deserto esses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos ou não a obedecer aos seus mandamentos.
Deuteronômio 8:2


40 anos, metade de uma vida. Talvez você que esteja lendo isso não tenha nem metade dessa idade, 40 anos! Talvez seu pai não tenha essa idade, 40 anos! Seu avô não tem essa idade (ok não vamos exagerar…), mas 40 anos remete a muitooo tempo.

Na bíblia o número 40 é muitas vezes conhecido como "número de provação ou julgamento". Por exemplo, Moisés ficou no monte durante 40 dias (Êxodo 24:18); Elias ficou 40 dias e 40 noites sem comer (1 Reis 19,8); Jonas advertiu Nínive de que o julgamento viria após 40 dias (Jonas 3:4); Jesus foi tentado por 40 dias (Mateus 4:2), houve 40 dias entre a ressurreição e a ascensão de Jesus (Atos 1:3).


Em todos os exemplos que eu dei existem uma coisa em comum, o número. Mas o tempo não é comum, Israel ficou 40 ANOS! E não dias, como nos demais exemplos. Você acha que Deus quer uma vida de deserto pra você? Claro que não! Deus não quer que você viva uma vida de deserto, o deserto é um tempo de desintoxicação.

Deus quer que você seja limpo, limpo do seu passado, dos seus vícios, das suas crenças limitantes.


Pois, quanto à lei, estou morto, morto pela própria lei, a fim de viver para Deus. Eu fui morto com Cristo na cruz. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.
Gálatas 2:19‭-‬20


O deserto é necessário quando nascemos de novo em Cristo, porque precisamos nos desintoxicar do mal que havia em nós, somos novas criaturas agora, é necessário esse tempo de “40 dias”.

No antigo Israel o povo precisava se desintoxicar do Egito (mundo) mas “40 dias” não seriam o suficiente. Do Egito a Canaã seriam menos de um mês de viagem à pé, mas esse grande Zig zag de anos no deserto era necessário para separar quem era “joio e quem era trigo”.

Você é quem estipula seu tempo no deserto, pode ser 4 dias, pode ser 4 décadas. Deus quer te fazer crescer, entenda que Ele jamais irá querer mal para os seus filhos, mas Ele quer que a gente cresça em fé e sabedoria.


É como se nós outrora fôssemos, digamos, escravos do nosso ego, inveja, ira, revoltas, vingança e toda nossa natureza, esse é o problema: sem Deus não sabemos a diferença da mão esquerda para a mão direita e fazemos muitas coisas erradas. Quando aceitamos a Cristo somos comprados pelo selo do Espírito Santo, agora somos dEle e Ele é nosso, somos um em Cristo o deserto serve para mostrar essa separação, para mostrar que não estamos mais órfãos agora temos um pai, um irmão, um amigo.

As vezes estamos tão apegados em algo que não nos faz bem, que esse deserto dura anos, lembre-se que no reino de Deus aquele que quiser ser o primeiro será o último (Mc 9:35).

Talvez aquilo que você tanto almeja te afasta de Deus de tal forma que aquele deserto nunca acabará na sua vida (o deserto do desemprego, do relacionamento, do pecado, dos vícios e etc.). O fim do deserto sempre remeterá a um caráter aprovado.


Ainda dá tempo de você reconhecer o que te impede de se relacionar com Cristo e espantar esse deserto da sua vida, o Senhor sempre vai ser um oásis para nós, Ele é o nosso refúgio, esqueça aquilo que te faz mal, isso pode até ter te machucado, criado uma revolta ou ter te limitado a pensar que você não é capaz das coisas. Lembre-se que Deus não permite que passemos nada do que não podemos suportar.

sábado, 21 de abril de 2018

Deus mostra o destino, mas não o caminho!

Deus mostra o destino mas não o caminho

Planos, sonhos e projetos. Qual o ser humano que não têm muitos destes? Somos nutridos por esses desejos que nos dão força para prosseguir na caminhada. Alguns dizem que no dia que pararmos de sonhar e perdemos a esperança de um amanhã bem melhorcomeçamos a morrer lentamente dentro de nós. E se é os sonhos que nos mantém vivos, porque temos desistido tão facilmente daquilo que nos dá esperança de dias melhores?
O ser humano sofre de um problema chamado medo ou se preferir ausência de coragem, e é isso que o faz regredir nos ganhos já obtidos. Muitos até culpam à Deus por seus fracassos e obstáculos durante a caminhada. Baseado nisso fui, buscar na bíblia o que Deus indicava aos “homens” para conseguir chegar no lugar desejado. 
“Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” – Josué 1;9

Contextualizando: Israel havia acabado de perder seu líder que era admirado por todos. Ele havia libertado o povo das mãos do tirano faraó. Caminhando por 40 anos em busca de um novo lar para seu povo. Mas já velho veio à falecer. Depois disso alguém deveria assumir este cargo, e ninguém mais propício que Josué seu fiel escudeiro de toda essa caminhada - é interessante notar o quanto Josué era amigo e companheiro de Moisés, aprendia tudo que podia com seu mestre e ambos tinham um sonho de encontrar a terra para seu povo descansar.
Dentre o povo de Israel não havia ninguém mais indicado que Josué para assumir este posto afinal ele tinha, o sonho, as habilidades e a benção de Deus sobre a sua vida. Sim, Deus havia prometido que ele entraria na cidade com seu povo. Deus não fala pra ele como irá acontecer e quando irá acontecer. Apenas dá uma ordem: ” Esforçar te e tem bom ânimo. Em outras palavras: SEJA FORTE E CORAJOSO. 
E aqui está nossa lição de hoje. Temos sonhos, qualidades pra alcança-lo e também à benção de Deus sobre nós. Mas não estamos tendo coragem de prosseguir quando as dificuldades aparecem, é mais fácil fugir. Para isso tem uma explicação cientifica. Nosso cérebro foi produzido para sobreviver e sempre que temos uma situação de “perigo” ou que nos faça sair da zona de conforto a primeira reação que temos é fugir. Isso é conhecido pela área da  saúde de Sistema nervoso autônomo, especificamente falando do nosso Sistema simpático, responsável pelas nossas atitude de “fugir” ao se dilatar vistas, acelerar batimentos cardíacos entre outras funções. Diante disso, acabamos desistindo daquilo que tanto sonhamos e desejamos. Deus jamais nos mostrará o caminho que será trilhado até o lugar da promessa, porque Ele sabe que desistiríamos antes mesmo de saber a benção que nos espera. É por isso que ele pede a Josué: SEJA FORTE E CORAJOSO. Por que força aliada a coragem é igual objetivo alcançado.
Meu querido amigo leitor, não desista deste teu sonho e projeto. A caminhada é longa mas vale a pena, todos dizem que o sucesso tem um preço mas o que não te disseram é que o fracasso também tem um preço. Só que os sabores são diferentes, a vitória tem um sabor doce que te dá mais força de buscar mais. Já o fracasso tem um gosto amargo e destruidor que sempre te puxará para trás! Deu errado? Tente novamente, Deus é contigo!

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” – João 16;33

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Ansiosos pelo quê mesmo?



Olá meus queridos leitores, mais uma vez trago um ensino valioso do extraordinário Jesus – já disse pra vocês que, sou fã desse cara? – dessa vez quero falar sobre ansiedade, um tema que anda preocupando e assolando a sociedade atual, há estudos que dizem que uma à cada três pessoas sofrem com ansiedade e que, até 2020 serão duas à cada três pessoas sofrendo deste mal. Isso é assustador, se pensarmos que em um lar “normal” brasileiro (pai, mãe e dois filhos), dois terão ansiedade.
Nesses últimos dias tenho pensando muito sobre este tema e lembrei do que Jesus nos disse um dia, Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quando ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que um alimento, e o corpo mais do que as vestes? – Lucas 6:25.
Jesus nos traz algo sensacional neste texto, ele queria dizer que a jornada é mais importante do que o destino, que o lugar desejado é a apenas um fruto da caminhada. Precisamos valorizar o agora para que o amanhã aconteça. O comer, beber e vestir viria de forma natural com o trabalho feito. E isso me fez refletir sobre o tempo em que vivemos, aonde tudo flui de maneira rápida e que não conseguimos aproveitar os momentos e desfrutar de paz e alegria. Somos a geração micro-ondas, aonde queremos tudo para ontem e acabamos esquecendo do nosso bem mais precioso, o tempo.
Se perguntarmos para as pessoas ansiosas o porquê delas estarem assim, todas nos dirão que é por algo que irá acontecer. Elas focam no futuro e esquecem que o importante é o agora. Você pode se perguntar: “Matheus o que eu posso fazer para mudar isso? O que eu vou dizer agora, são apenas dicas. O ideal seria que você procurasse um profissional especializado(psicólogo), para ter um diagnóstico correto, afinal precisamos saber se é “apenas” síndrome ou patologia.
Tente focar no que está acontecendo agora na sua vida, principalmente nas coisas boas, quando nós focamos algo, logo expandimos. É igual uma lupa, tudo que focamos fica maior por menor que seja o objeto. Tente não pensar no que vai acontecer, ai você pode pensar “Matheus é impossível, penso nisso à todo momento”, esse é o problema! Procure ler um livro, praticar uma atividade física, escutar uma música e etc... Ocupe sua mente com algo, não deixe que ela te escravize. Você comanda seus pensamentos e desejos, pense nisso! 
E Jesus mais uma vez terminou o discurso com algo tremendo:
“Portanto não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados, basta ao dia o seu próprio mal” – Mateus 6;34.

Foque no hoje e o amanhã será apenas consequência da sua preparação, seja para uma reunião profissional, seja no seu ministério da igreja, seja pra sua vida física, mental ou sentimental. No amanhã só colheremos o que plantamos no AGORA. Não desperdice energia pensando no que ainda não aconteceu.
Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. – Tiago 4;14.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Qual sua verdade?

Escrito por: Matheus Constantino




Na minha humilde opinião, existe apenas uma verdade absoluta em toda a história da humanidade. A que Jesus, o filho de Deus, pisou nesta terra e morreu por nós na cruz e levou sobre si toda à acusação que estava sobre nós. E este homem/Deus, muito sábio e mestre nos ensinou muitas coisas, inclusive sobre à VERDADE. Cada um de nós somos feitos de crenças e verdades, introduzidas no nosso subconsciente desde muito cedo, pra ser mais claro, desde o nosso nascimento até mais ou menos os 8 anos de idade. Nesse tempo nosso cérebro funciona como uma folha de sulfite em branco, sendo preenchida, através daquilo que vemos e ouvimos, de nossos pais, tios(as), professores e até amiguinhos.


Jesus trouxe um ensinamento muito poderoso ao povo daquela época, Ele disse assim:


“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” – João 8;32.


E é interessante a resposta dos judeus que estavam ouvindo o ensinamento naquele momento. Eles retrucaram perguntando como alguém que nunca foi escravo desde a criação poderia ser liberto, e Jesus começa a falar sobre os pecados, que estavam no inconsciente deles, coisas que eles faziam de modo tão natural que nem percebiam, coisas que eles tinham vistos os antepassados fazerem e por isso eles achavam tão normal. Jesus queria dizer que eles estavam presos ao que tinham aprendido quando criança, por isso era difícil acreditar nas palavras de Jesus e que, só mudando as crenças do inconsciente, eles conseguiriam mudar as atitudes e comportamentos deles.

Baseado neste ensinamento de Cristo, estive pensando como estas “verdades” tem impedido o “povo de Deus” de crescer em intimidade com Ele. Vou à igreja desde muito cedo, acredito que desde os 7 anos – senão me engano – e desde essa época ouço falar que se as coisas dão errado é porque Deus quis assim. Se sou pobre, é porque Deus quis assim. Se sou infeliz na minha profissão é porque Deus quis assim. Se sou frustrado com meu relacionamento é porque Deus quis assim. Será mesmo que Deus se alegra com a frustação dos seus filhos amados? Ou será que nós estamos tirando o fardo das nossas costas e jogando o fardo pra Deus? Porque é mais fácil mudar o culpado do que mudar as crenças.


Como falei acima muitas crenças estão no nosso subconsciente, Por exemplo, complete as frases abaixo:

- Ganhar dinheiro é - aposto que você pensou “difícil”.

- Homem não - Aposto que as mulheres responderam “presta”.

- Mulher gosta é de
- Aposto que os homens se vingaram e disseram “dinheiro”.

E a culpa não é sua, você cresceu ouvindo tudo isso, e é apenas uma demonstração de tudo que pode estar no seu subconsciente, evitando que você viva os seus sonhos e projetos. E por isso é tão difícil mudar uma crença. Mas quero que a partir de hoje você entenda, que Jesus veio para que você tenha vida em abundancia, e não estou pregando prosperidade, mas estou falando de vida plena, uma vida na qual você se alegra em todas as áreas da sua vida. Acho impossível estar totalmente ligado ao criador se você é infeliz ou frustrado em alguma área da vida. Você jamais conseguirá impactar outras vidas se não tiver resultado. E não terceirize os resultados frustrantes que você tem hoje para Deus ou outra pessoa.


Você é extraordinário, foi feito por Deus e tem a capacidade de alcançar todos os seus sonhos e propósitos, quero te deixar apenas algumas perguntas e que você possa refletir pra alcançar o seu objetivo.


O que você tem que fazer para que daqui 3 meses à leitura deste texto tenha válido a pena?

O que está te impedindo de alcançar esse objetivo?

E o que em você mostra que você é capaz de atingir esse objetivo?

Quais ações você vai fazer a partir de hoje, para alcançar este objetivo?

Qual presente você vai se dar ou como vai comemorar quando atingir seu objetivo?


Acredito que estar feliz em todas as áreas de nossas vidas, nos aproxima de Deus e também nos torna Espelhos do Rei, as pessoas não querem seguir quem vive em uma vida medíocre.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Amor


Escrito por : Matheus Constantino


Uma palavra pequena e tão poderosa. Quatro letras, que geram atitudes infinitas.
De tempos em tempos este sentimento aliado à atitudes, impacta toda uma geração. Os grandes líderes e mestres, crescem através do amor. Como Jesus, o maior líder e mestre da história – na minha opinião. Outros líderes também pregaram á empatia e compaixão, como Martin Luther King, Gandhi, entre outros. Mas aqui falaremos sobre Jesus.
Jesus surgiu em um período caótico da história em sua região, aonde pessoas com deficiências físicas, mentais ou até emocionais eram afastados da sociedade. Líderes religiosos e políticos exaltados por seus ritos e costumes, que eram mais importantes do que a própria vida e até mesmo mulheres sendo mortas por suas decisões. Algumas pessoas,  defendem que Jesus entrou pra história por causa dos milagres e grandes feitos operados, mas não acredito nisso! E eu explico, grandes profetas já tinham passado por Jerusalém, operaram milagres através do poder de Deus e mesmo assim não tiveram o impacto que Jesus teve. Já Jesus teve como carro chefe do seu ministério o amor ao próximo, o ouvir aos mais necessitados e até o consolar aos que haviam perdido entes queridos. Mesmo que fossem pessoas desconhecidas. Temos exemplos que Jesus andou com todos os tipos de pessoas e até mesmo as que a sociedade desprezava e odiava, vejamos:

- Almoçou com corruptos (Lucas 19:1-10)
- Teve contato com leprosos (Lucas 17: 11-19)
- Ensinou mestres da lei (João 3).

Jesus dava prioridade para o amor e compaixão em seus discursos, os dois principais mandamentos foram claros:

Ame a Deus acima de todas as coisas;
AME O PRÓXIMO COMO A SI MESMO. 
O ensinamento foi dado, foi mostrado com ações e atitudes e vimos muitos resultados, e porque não temos vivido esse amor revolucionário? Eu te respondo, temos uma geração egoísta, que se importa apenas com seus próprios interesses e não conseguem ajudar o próximo e sequer olhar para o lado e poder mudar algo.
E infelizmente à instituição que deveria viver este amor, tem se fechado a cada dia, a igreja vive tempos de olhar o próprio umbigo, aonde as únicas pessoas que prestam são aquelas que estão dentro da igreja, as pessoas se acham no direito de julgar e até mesmo condenar. Mas cadê os ensinamentos de Jesus? O amor, não é a base? Porque não estamos amando nosso próximo?
Por que damos espaço para ritos e costumes, a desculpa de que precisamos ter “ordem e decência” ou que “Jesus não gosta de tatuagens ou brincos” e já ouvi até que “para ir à igreja é preciso estar de terno e gravata”, mas olho pra Jesus e não vejo isso, vejo apenas amor! E você não precisa ir à igreja para amar seu próximo. Deixe de lado o costume que você não pode abraçar um desconhecido. Largue o costume de não poder dar “bom dia” para o seu próximo, sorria, elogie e olhe nos olhos. É o amor que destrói crenças, guerras e o ódio.

“DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, QUE ENTREGOU SEU FILHO *UNIGÊNITO* PARA QUE TODO QUE NAQUELE CRÊ, NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA! PORQUE DEUS ENVIOU SEU FILHO AO MUNDO, NÃO PARA QUE JULGASSE O MUNDO, MAS PARA QUE O MUNDO FOSSE SALVO POR ELE” – João 3: 16-17.

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com