"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Jardim secreto

O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para se alimentar nos jardins e para colher os lírios. Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele se alimenta entre os lírios.
Cantares 6:2‭-‬3




Jardim: O termo hebraico gan e o termo grego ké·pos referem-se a um terreno cultivado, não raro irrigado.

No dicionário português a palavra jardim significa:

Terreno onde se cultivam flores e plantas ornamentais para lazer ou estudo.

área de uma composição paisagística de um projeto arquitetônico ou urbanístico, na qual se cultivam plantas ornamentais.


O jardim do Éden foi o “grande projeto arquitetônico” de Deus para o homem, foi um presente de pai para filho, tipo quando você faz 18 anos e ganha um carro (se é que você é rico a tal ponto) ou quando você passa de ano e ganha um vídeo game ou um iPhone (talvez esse exemplo seja mais “real”). A verdade é que Deus fez um Jardim para o homem, um grande palácio cheio de requintes, com tudo de melhor que poderia existir, a melhor acomodação, as melhores plantas, as melhores e mais saudáveis comidas, um rio e o mais importante: a liberdade de poder ir e vir, dar nome aos animais, comer o que quiser (menos da árvore do meio do Jardim, era a única exigência do bom pai). Era uma vida boa, o homem tinha de tudo; E nada mais, nada menos que o próprio Deus mimando-o.


Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara. Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.  No Éden nascia um rio que irrigava o jardim, e depois se dividia em quatro.
Gn 2:8‭-‬10


O nome Éden pode ter uma de duas origens: a palavra suméria Eden, que significa “estepe” ou “campo aberto” ou palavra semítica idêntica denotando: “luxúria” ou “deleite”. Nas escrituras, Éden não é apenas o nome do jardim no qual os primeiros humanos residiram, mas também a representação metafórica do jardim de Deus.


O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
Gn 2:15


O trabalho era bom, não era um fardo como muitas vezes é encarado hoje, era algo para preencher o tempo, ocupar a mente e com certeza dava prazer. É como diz um ditado popular: “mente vazia oficina do diabo”. A mente do homem era preenchida todos os dias.

E todas as tardes Deus ia até o jardim conversar com o homem (Gn 3.8a).

A melhor parte do dia, Deus encontrava com o homem no jardim para conversar.

Você já parou para pensar nisso? Deus é todo poderoso criador do céu e da terra certo?, Se ele quisesse dar o mundo para o homem ele podia dar, um país para o homem governar ou um continente inteiro, mas ao invés disso o Senhor deu um jardim para Adão (por mais que eu creia que era um jardim enorme) ele era menor que um país ou que um continente, porque?

Talvez pelo fato de um jardim ser um local privado, secreto, de intimidade, um lugar mais aconchegante que aproxima mais. O plano de Deus sempre foi trazer o homem para perto dEle (não à toa, Jesus morreu para que o caminho se abrisse novamente até Deus). Deus mostrou seu caráter no Éden e seu plano na morte e ressurreição de Cristo, que sempre foi a reaproximação do homem.


O lugar secreto



O jardim como a figura de um lugar íntimo, secreto, pode ser ligado a esconderijo, um lugar onde alguém se esconde; quando queremos um tempo sozinhos vamos a um lugar onde ninguém nos encontre, nosso “lugar secreto” só nosso, para podermos relaxar, descansar e desestressar, existem alguns versículos que fazem referência ao esconderijo:


Guarda-me como à menina do olho, esconde-me à sombra das tuas asas,
Salmos 17:8


Esconde-me do secreto conselho dos maus e do tumulto dos que praticam a iniquidade,
Salmos 64:2


Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Salmos 91:1


Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Salmos 119:11


Quando nos escondemos em Cristo o pecado se afasta de nós, Jesus é a barreira instranspassável o pecado não nos atinge quando olhamos para a cruz e vemos que Jesus nos amou de uma tal maneira que nos deu a graça incalculável, quanto mais próximo de Deus mais longe do pecado, porque Deus é santo e não tem pecado, quanto mais o imitamos mas vamos mudando e nos tornando parecido com Ele, Jesus é refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia, alimento para a alma , um dos segredos de vencermos o pecado é esse: nos escondermos nas asas do lindo amor de Cristo, é abrir o coração para que o ES plante uma semente e cultive dentro de nós até que vire um jardim. E como isso acontece? Quando nos encontramos com Ele no secreto (Mt 6.6), lendo a sua verdade que é a bíblia e buscando diálogo com Ele em jejum e oração, estes são os adubos para que o nosso coração cresça saudável e a nossa mente vá se transformando até vermos o nosso jardineiro na glória.




Como disse Charles Spurgeon: “O coração do cristão é o jardim de Cristo. Ele o comprou com seu precioso sangue, entrou nele e o declarou como seu”.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Decepções, tentações e paciência

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.
1 Coríntios 10:12,13


Nessa vida nós andamos. Se ficássemos parados como se estivéssemos em coma jamais veríamos evoluções, apenas ficaríamos velhos de aparência, sem ganhos, sem perdas, sem dores, sem alegrias, sem lições e sem aprendizado, mas porque nós andamos evoluímos. É claro que uma perda em qualquer área da vida pode nos levar a uma queda feia que nos deixe cicatrizes (seja financeiro, sentimental, da saúde, espiritual). Mas também podemos dar um pequeno “tropeço” nos machucar e isso ser o suficiente para não querermos mais andar.

As pessoas muitas vezes ouvem a palavra tentação e acham que isso é apenas algo sexual, como fazer sexo antes do casamento, cobiçar alguém, trair a esposa e etc. Mas no dicionário a palavra tentação significa:


1 impulso para a prática de alguma coisa censurável ou não recomendável.
2 desejo veemente ou violento.
3 pessoa ou coisa que tenta.
4 o diabo.


Vou ficar com a definição 1, (embora a 4 também se encaixe) ou seja, tentação é tudo aquilo que não se deve fazer mas a gente quer fazer mesmo que seja só pra contrariar, e isso não se aplica só no sexo fora de contexto, mas em roubar algo que não é seu, querer matar alguém no trânsito só porque a pessoa buzinou pra você e etc.

O que eu tô querendo dizer é que é normal tropeçar e cair na caminhada, todos caímos sem exceções, mas o que importa é a resposta que você dá a queda. Você vai cair e querer ficar no chão pra sempre? Ou você vai dar a volta por cima?

O salmista disse:


Depositei toda a minha esperança no Senhor ; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.  Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.
Salmos 40:1‭-‬2


Eu não imagino o quanto esse cara esperou, mas deve ter sido um longo tempo em seu pensamento, pra quem está desesperado, às vezes 5 minutos são mortais. Ele deve ter esperado por muito tempo em sua mente, mas ele esperou, não importa quanto tempo, ele esperou e essa perseverança gerou nele um caráter aprovado mediante Cristo, por mais que suas cicatrizes fossem feias, elas o ajudaram a lembrar quem ele era e o que ele não queria mais ser, (às vezes as cicatrizes são necessárias para lembrarmos o que não queremos mais para nossas vidas) seus pés estavam atolados no lodo, ele estava estagnado com a queda, mas Deus não nos permite cair em tentações que não possamos suportar ele sempre nos dá um escape, nos tira do lodo e firma nossos pés em uma rocha.Foi assim com Simão que negou o Senhor três vezes mas o Senhor foi fiel e o transformou em Pedro e sobre aquela pedra ele ergueu a Igreja.

O Senhor vai te erguer também! Ele tem coisas grandes para você que são inimagináveis, esses tropeços que você dá na vida servem como pequenas lições para moldar nosso caráter, somos como um diamante bruto, temos potencial, mas é necessário sermos lapidados para brilhar. Deixa Deus te lapidar e te mostrar seu verdadeiro valor.


Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
Romanos 5:3‭-‬5

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com