"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Não tente dizer não ao pecado...

Escrito pelo pastor: Denio Lara Jr.



Por muito tempo carreguei a concepção equivocada acerca de ter uma vida santa. Para mim, o conceito mais apropriado estava relacionado com a força para dizer não ao pecado, mundo e diabo. Em minha ótica testemunhos de santidade expressavam força, ao ver irmãos santos minha primeira impressão era: “Essas pessoas possuem uma capacidade enorme de dizer não”.
É comum que ao falar sobre uma vida piedosa imaginemos a resistência. Resistente parece um adjetivo apropriado para aqueles que se mantem em pureza, possuem olhos santos, dão um bom testemunho de fé.



Resistir faz parte do processo, mas não é o centro dele. O pecado sempre é maior do que a nossa resistência. A pouco tempo atrás convidei um amigo para comer uma pizza, ele é um daqueles que faz um rodizio ter prejuízo, fomos ao rodizio e ao chegar lá ele não quis comer nada, aquela era uma reação muito estranha para alguém que comeria 15 pedações com facilidade. Insisti que ele comesse, pedi que trouxessem os seus sabores prediletos, solicitei as pizzas doces, e nada.
Ele recusava tudo o que lhe era oferecido, até que ele me confessou: “Não vi sua mensagem de convite ao rodizio, passei em casa e jantei”.
Ali o Espírito Santo me ensinou algo. Meu amigo não comeu, porque ele estava satisfeito, ele havia dito sim a um prato de comida em sua casa, dessa forma a pizza não lhe fazia sentido. Sua resistência a pizza não era a demonstração de sua força em ficar sem comer, mas a consequência de ter dito SIM a um prato de comida que antecedia aquele momento.

sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo e Ele fugirá de vós”. Tiago 4:7

Primeiro nos sujeitando a Deus, para então resistir ao diabo.
É isso que acontece na vida cristã, a chave de vitória sobre o pecado, mundo e diabo não está na força em dizer não, mas na sensibilidade em dizer sim ao Espírito Santo. Viver uma vida em santidade não é a expressão de força, mas de fraqueza. Ele não resistiu o prato de comida, por isso pôde facilmente rejeitar a pizza, ainda que a parecesse algo atraente.
Ao dizer sim para o Espírito você está suprido e tranquilo para rejeitar o pecado, por mais tentador e atrativo que ele seja.

Quem já esteve com fome em um rodízio sabe como é ruim. Você rejeita querendo aceitar, é realmente um drama. É o que acontece com muitos cristãos, eles vão à pizzaria (chamada mundo) sem ter se alimentado do Senhor, suas vidas se tornam realmente dramáticas, e mais cedo ou mais tarde, a fome os faz aceitar um pedaço de pizza.

Não é a sua força em dizer não, mas sua fragilidade para dizer sim ao Espírito que definirá uma genuína santidade!

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Força do braço

Deuteronômio: 8. 17. Não digam, pois, em seu coração: "A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza".


Temos mania de achar que tudo podemos, que tudo fazemos e que tudo conquistamos pela força do nosso braço. Esse é um grande erro que cometemos, temos que ter em mente que tudo vem de Deus. Toda vida, todo bom presente, toda boa dádiva. Nada vem de nós ou é sobre nós mas é tudo sobre Jesus e por meio dele vencemos.


Tiago: 1. 17. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.


Não se culpe, acharmos que pela nossa força conseguimos vencer todas as batalhas é normal do ser humano, na Bíblia tem um caso de um homem que achava que ele conseguiria tudo pela sua inteligência e força, mas Deus mostrou a ele que as coisas não funcionam assim.

Este homem era chamado de Jacó (o que agarra ou o enganador), e seu nome foi dado pela sua família já predestinando seu futuro. Mas Deus é o Deus que muda estereótipos e o caminho do homem é traçado conforme sua vontade.




Características de Jacó usando a força do braço



❇️ 1° agarrando os calcanhares da vida


Você já ouviu falar na expressão “Calcanhar de Aquiles”?

A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável. “Algumas variantes dizem que Aquiles foi flechado no calcanhar por Páris, que conhecia seu segredo.


Jacó nasceu agarrado no calcanhar do seu irmão, ele queria ser o primeiro a nascer, por isso desde recém nascido já quis usar a força do braço.

Muitas vezes nós queremos agarrar nos calcanhares das pessoas, queremos achar o ponto fraco delas para que possamos manipulá-las, para o nosso bem sem pensar no próximo, queremos priorizar a nossa pressa em nascer para algo e tentamos derrubar alguém que chegou primeiro pelo calcanhar.


❇️ 2° enganando quem tem fome


Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, e pediu-lhe: “Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto!” Por isso também foi chamado Edom .  Respondeu-lhe Jacó: “Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho”.  Disse Esaú: “Estou quase morrendo. De que me vale esse direito?”
Gênesis 25:29‭-‬32


Jacó se aproveitou de seu irmão Esaú na hora que nós menos raciocinamos: a hora da fome.

Nosso erro é achar que devemos nos aproveitar de alguém na hora de sua fraqueza, na hora que essa pessoa está passando necessidades, se separou, perdeu um emprego, está frágil ou perdeu algum ente querido, etc.


❇️ 3° roubando a benção

Seu pai Isaque já era de idade avançada e não enxergava mais. Isaque amava Esaú porque era homem do campo e caçava, Jacó era amado pela sua mãe Rebeca porque era mais caseiro. Nesse tempo Isaac foi dar a bênção a Esaú (era costume naquela época o filho mais velho receber a benção dos pais e ficar com maior direito na herança da família).

Jacó havia recebido uma profecia desde seu nascimento no qual Deus falava que ele dominaria sobre seu irmão mais velho.

Não importa se aquilo que você almeja já está selado por Deus para você. É necessário esperar o tempo do Senhor. Jacó quis agir pela força de seu braço (mais uma vez) e com a ajuda de sua mãe ele enganou a seu pai e pegou a benção de seu irmão.



Essas atitudes de Jacó os trouxeram consequências ruins em sua vida. O seu irmão ficou furioso quando soube que ele havia roubado as bênçãos da primogenitura e Jacó teve que se exilar.


✳️ Ele saiu da sua terra fugido do seu irmão.


✳️ Esperou 14 anos trabalhando pela mulher que amava (Gn 29.30).


✳️ E no total 20 anos para ter liberdade da casa de seu sogro e voltar para sua terra.


Conclusão



Nosso erro é achar que somos fortes o suficiente para fazer justiça com as próprias mãos, fortes o suficiente para renegarmos ao nosso pecado por conta própria (juro que não faço mais, eu prometo Senhor!), Fortes demais para resolvermos nossos problemas sozinhos.

Amados Jacó só começou a ser tratado por Deus quando ele engoliu o orgulho, esqueceu sua força e reconheceu que sem Deus ele não era nada, ele começou a ser tratado quando se humilhou e lutou com “unhas e dentes” contra o anjo pedindo a benção de Deus  e foi nesse momento que seu nome mudou, ele não era mais o enganador o que agarrava, ele era agora Israel {pois como um príncipe lutaste com Deus}(Gn 32.24-32).


Para que hoje você possa entender que a sua força vem de Deus e quanto mais você se aproxima de Deus, mais rapido a sua benção chega e vc já não luta com a sua força, mas a força de Deus.

Deus se alegra de te ver próximo a Ele reconhecendo que você depende das suas obras para vencer o pecado, e quando Deus se alegra ficamos mais fortes pois somos como os filhos que obedecem aos pais. Não seja como o adolescente rebelde, mas sim como filho com um coração ensinável que em tudo ouve e tudo aprende com seu pai amado.


Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá.
Neemias 8.10b

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Crianças adotivas

Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".
Mateus 19:14



Lendo esse versículo compreendemos que devemos ser como crianças, para herdar o reino dos céus. Isso não é difícil já que somos eternas crianças para Deus que é nosso Pai.

Você pode até pensar que não, mas muitas vezes, mesmo você com seus 22, 30 ou 50 anos acaba tomando uma ou outra decisão infantil.

Os psicólogos falam que temos uma criança interior que precisa ser curada, seja por maus tratos, agressão verbal, divórcios de seus pais,morte de algum ente querido, algum trauma que você bloqueou ou até se foi muito mimado.


Qualidades de uma criança



Inocência:



No Jardim do Éden, antes do pecado entrar, Adão e Eva eram puros e inocentes, todos os dias ao pôr do sol, iam conversar com Deus como filhos.

Hoje essa inocência só pode ser encontrada quando somos crianças, pois somos “puros”.

Na verdade foi isso que Jesus quis dizer, para sermos como crianças no modo “inocente” de pensar contra o mal.


Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau.
Romanos 16:19 NVI



No more drama:



Se você tem um filho, um sobrinho ou até um irmão mais novo com idade entre 0-4 anos, você já deve ter notado que, quando você faz algo contra ele a primeira reação dele vai ser ficar triste e chorar, porém, a segunda reação não será o rancor ou a mágoa. Passado o choro ele vai vir até você de novo, mesmo que você não se desculpe.


É esse o mandamento do Senhor “Amar ao teu próximo como a Ti mesmo”. Pra nós é mais difícil porque guardamos ressentimentos, mas Deus quer que sejamos como crianças, que perdoam e se falam. Mesmo depois de uma briga que muitas vezes, a deixou marcada fisicamente, a agrediu verbalmente ou a reprimiu, a criança perdoa.



Total dependência:



A criança é totalmente dependente dos pais, elas não sabem preparar uma comida, elas não conseguem ir trabalhar para gerar o próprio sustento, elas são indefesas. Não há nada que uma criança recém nascida consiga fazer sozinha, mas tudo é necessário que os pais façam por ela.

Deus quer que sejamos dependentes do seu amor, seria tão bom se tudo o que planejarmos colocássemos primeiro diante de Deus, porque ele é o pai que fornece a comida, que fornece o abrigo, que sabe o que é bom para seus filhos. Se tentamos planejar nosso futuro ou dermos um passo sem chamarmos Deus para nos ajudar, seremos como o recém nascido que não sabe andar, tropeça e cai.



A adoção de Deus



Uma outra característica nossa que revela que somos crianças: — éramos órfãos.

Você deve estar pensando:


—“O que você tá falando? Eu tenho pai e mãe como posso ser órfão?”


Eu disse que éramos! Quando andávamos no mundo violento, sozinhos, felizes na noite de fds e tristes na segunda-feira, sem esperança e sem Deus.

O amor do pai foi tão grande, furioso e violento por nós que Ele entregou seu único filho para a morte de cruz para que pudéssemos ser adotados por Ele. Hoje temos um lar, uma morada no céu sendo preparada para nós, os que receberem e aceitarem ser adotados. Assim como uma criança no orfanato sem pai nem mãe, fica com uma felicidade que não cabe no peito quando o processo de adoção é concluído, que possamos nós com muita alegria aceitar esse ato simplesmente magnífico de amor e carinho do nosso Eterno Pai, Senhor dos exércitos e Rei dos Reis.

O amor de Deus nos comprou, éramos órfãos agora somos filhos!


Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.  E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.  E vós sabeis o caminho para onde eu vou.
João 14:1‭-‬4


Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com