Somos Espírito
Isso mesmo, eu e você somos um espírito, que possui uma alma e habita em um corpo. Quase não ouvimos isso, a bem da verdade é que achamos que somos um corpo e temos uma alma. Acredito que é porque nosso espírito está morto, você já ouviu a sentença que Deus havia dado ao homem no jardim do Éden, se ele desobedecesse a sua ordenança?
E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
Gênesis 2:16-17
E foi isso que aconteceu, o homem morreu, mas não o corpo que o Senhor Deus havia feito do barro e sim o seu espírito. O seu espírito foi morto pelo pecado. E agora o homem andava separado de Deus, um véu separava o criador da criatura, pois essa não mais vivia em espírito e Deus é Espírito.
Uma coisa curiosa sobre isso é que: quando o homem “morreu” ele sentiu vergonha pois estava nu, ele se cobriu com folhas de figueira para se esconder do Senhor. Mas Deus deu ao homem ao invés de folhas, pele de cordeiro, desde aquele tempo o Senhor mostrou que somente pelo sangue de um cordeiro limpo e puro o homem podia cobrir sua “nudez espiritual” e reviver em espírito e em verdade com Deus.
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gênesis 2:7
A palavra “alma” foi usada com vários significados por diferentes autores na bíblia. A palavra hebraica é nephes, que significa ‘aquilo que respira’. Ela corresponde ao grego psychê, que normalmente é traduzido como “alma” ou “vida”. A expressão “alma vivente” não se refere ao espírito de Adão, como imortal, mas simplesmente ao fato de que era um ser físico, vivente. A mesma expressão é usada em Gênesis 1.20,21 com referência às criaturas que voam e nadam. O termo significa meramente que Adão se tornou vivo. Contudo em Gênesis 1.26,27, é ensinada a imortalidade do espírito humano.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:26,27
Deus é, essencialmente, Espírito (Jo 4.24). Portanto, o homem que é “imagem e semelhança” de Deus, possui um espírito imortal. Os homens se assemelham a Deus em certos aspectos pessoais (Gn 1.26), sem que sejam iguais a Ele (Is 40.25). A semelhança entre o homem e Deus é aquilo que distingue a criatura racional do resto da criação. O homem é um ser pessoal, com a capacidade de pensar, sentir e decidir. Ele tem a capacidade de fazer escolhas morais e a capacidade de crescimento ou declínio espiritual. No princípio, o homem amava a Deus e era uma criatura santa. O pecado mudou isto. O seu espírito ficou tão alterado pelo pecado, que ele se escondeu de Deus, e agora deseja mais o mal do que a justiça (Jo 3.19,20). Depois da época de Adão, somente aqueles que viviam com retidão (ou tentavam) diante de Deus eram considerados seus descendentes (Mt 3.7-10; 13.38; Jo 12.36; At 13.10; Cl 3.6). O homem não se encontra mais no estado perfeito de inocência que estava na época da sua criação. Portanto, ele não tem os mesmos atributos e qualidades espirituais, semelhantes aos de Deus, que tivera em seu estado original.
Jesus, o segundo Adão (1 Co 15.45), veio para desfazer as obras de satanás(1 Jo 3.8) e para restaurar a semelhança espiritual do homem com Deus (Ef 4.24, Cl 3.10).
Hoje temos vida! Fomos ressuscitados com Cristo que nos conectou novamente com Deus, o véu que separava o homem do seu criador foi rasgado e estamos novamente na presença de Deus, para se ter essa "nova vida" de uma maneira saudável, é necessário praticar "atividades físicas" como ler a Bíblia e orar. Essas são as melhores maneiras de gerar novamente uma intimidade com Deus, graças a Jesus somos livres para adorar, que toda honra e glória seja dadas a ele hoje e eternamente, amém.
E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
2 Coríntios 3:18 NVI