"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Certamente morrerás

Somos Espírito



Isso mesmo, eu e você somos um espírito, que possui uma alma e habita em um corpo. Quase não ouvimos isso, a bem da verdade é que achamos que somos um corpo e temos uma alma. Acredito que é porque nosso espírito está morto, você já ouviu a sentença que Deus havia dado ao homem no jardim do Éden, se ele desobedecesse a sua ordenança?


E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
Gênesis 2:16‭-‬17



E foi isso que aconteceu, o homem morreu, mas não o corpo que o Senhor Deus havia feito do barro e sim o seu espírito. O seu espírito foi morto pelo pecado. E agora o homem andava separado de Deus, um véu separava o criador da criatura, pois essa não mais vivia em espírito e Deus é Espírito.

Uma coisa curiosa sobre isso é que: quando o homem “morreu” ele sentiu vergonha pois estava nu, ele se cobriu com folhas de figueira para se esconder do Senhor. Mas Deus deu ao homem ao invés de folhas, pele de cordeiro, desde aquele tempo o Senhor mostrou que somente pelo sangue de um cordeiro limpo e puro o homem podia cobrir sua “nudez espiritual” e reviver em espírito e em verdade com Deus.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gênesis 2:7

A palavra “alma” foi usada com vários significados por diferentes autores na bíblia. A palavra hebraica é nephes, que significa ‘aquilo que respira’. Ela corresponde ao grego psychê, que normalmente é traduzido como “alma” ou “vida”. A expressão “alma vivente” não se refere ao espírito de Adão, como imortal, mas simplesmente ao fato de que era um ser físico, vivente. A mesma expressão é usada em Gênesis 1.20,21 com referência às criaturas que voam e nadam. O termo significa meramente que Adão se tornou vivo. Contudo em Gênesis 1.26,27, é ensinada a imortalidade do espírito humano.



E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:26,27

Deus é, essencialmente, Espírito (Jo 4.24). Portanto, o homem que é “imagem e semelhança” de Deus, possui um espírito imortal. Os homens se assemelham a Deus em certos aspectos pessoais (Gn 1.26), sem que sejam iguais a Ele (Is 40.25). A semelhança entre o homem e Deus é aquilo que distingue a criatura racional do resto da criação. O homem é um ser pessoal, com a capacidade de pensar, sentir e decidir. Ele tem a capacidade de fazer escolhas morais e a capacidade de crescimento ou declínio espiritual. No princípio, o homem amava a Deus e era uma criatura santa. O pecado mudou isto. O seu espírito ficou tão alterado pelo pecado, que ele se escondeu de Deus, e agora deseja mais o mal do que a justiça (Jo 3.19,20). Depois da época de Adão, somente aqueles que viviam com retidão (ou tentavam) diante de Deus eram considerados seus descendentes (Mt 3.7-10; 13.38; Jo 12.36; At 13.10; Cl 3.6). O homem não se encontra mais no estado perfeito de inocência que estava na época da sua criação. Portanto, ele não tem os mesmos atributos e qualidades espirituais, semelhantes aos de Deus, que tivera em seu estado original.

Jesus, o segundo Adão (1 Co 15.45), veio para desfazer as obras de satanás(1 Jo 3.8) e para restaurar a semelhança espiritual do homem com Deus (Ef 4.24, Cl 3.10).

Hoje temos vida! Fomos ressuscitados com Cristo que nos conectou novamente com Deus, o véu que separava o homem do seu criador foi rasgado e estamos novamente na presença de Deus, para se ter essa "nova vida" de uma maneira saudável, é necessário praticar "atividades físicas" como ler a Bíblia e orar. Essas são as melhores maneiras de gerar novamente uma intimidade com Deus, graças a Jesus somos livres para adorar, que toda honra e glória seja dadas a ele hoje e eternamente, amém.


E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
2 Coríntios 3:18 NVI

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Liberdade

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.
Gálatas 5:1 NVI



O que você entende quando lê esse versículo? Como assim me libertou? Não sou escravo! Eu sou livre, vivo em um país livre, faço o que bem quero na hora que eu quero, nem meus pais me controlam! (Eita calma lá rebelde).



Essa tal de liberdade é algo espiritual. O primeiro homem era livre ele comandava um grande jardim ele tinha livre acesso a Deus, a bíblia fala que todos os dias, perto do pôr do sol, Deus vinha ao jardim conversar face a face com o homem (olha que demais! O altíssimo, aquele que tudo é, tudo sabe, tudo faz, ia conversar com o homem como amigo!) Mas infelizmente o homem caiu, pecou contra Deus e essa relação foi cortada, não éramos mais amigos de Deus, nos tornamos escravos do pecado, essa escravidão que consome nossa mente e nos afasta cada vez mais de Deus, nos trouxe ódio, inveja, malícia e orgulho.Graças a misericórdia de nosso pai, viramos servos, o nosso corpo foi destituído da glória mas ainda podíamos servi-lo. Nosso pecado e nosso orgulho nos tirou do jardim de Deus.


O Senhor nos deu leis para que nós a cumpríssemos, na verdade não foi bem pra isso mas, para nos mostrar o seu caráter, como ele era zeloso, como ele era justo, como ele era santo. O Pai tinha um plano para nos restaurar e transformar-nos novamente em amigos.


Deus nos amou muito de uma maneira que não conseguimos entender, ATENÇÃO! A FRASE A SEGUIR É UM SPOILER DA CONCLUSÃO:


o seu plano desde o começo consistia em: entregar o seu único filho a morrer por nós.


Jesus! Veio na terra onde havia a lei de Deus, desde que a lei foi criada nenhum homem tinha conseguido cumpri-la e os povos não judeus eram escravos espirituais, então Jesus cumpriu a lei e mostrou o quão perfeito ele era, ele não tinha pecado mas morreu como um pecador.

Na cruz onde foi sentenciado a morte mesmo sem nada cometer aconteceu o seguinte:


Então perguntou o governador: “Qual dos dois vocês querem que eu solte?” Responderam eles: “Barrabás!”  Perguntou Pilatos: “Que farei então com Jesus, chamado Cristo?” Todos responderam: “Crucifica-o!”  “Por quê? Que crime ele cometeu?”, perguntou Pilatos. Mas eles gritavam ainda mais: “Crucifica-o!”
Mateus 27:21‭-‬23 NVI

Jesus não havia feito nada mas a multidão exigiu que soltasse um ladrão chamado Barrabás, ao invés de soltarem a Cristo, preferiram um pecador. Jesus morreu no lugar de alguém que merecia morrer, no lugar de um pecador.

E quem era esse tal de Barrabás?

Eu! E você! Isso mesmo eu e você, pecadores! Jesus promoveu a liberdade dos pecadores! Esse foi o plano do Pai: que o único que cumpriu a lei morresse pelo seus amigos, hoje somos livres! Liberdade espiritual fornecida por Cristo para que pudéssemos ter vida na eternidade.

Não é sobre ter liberdade no pecado, mas sim liberdade de mente no entendimento do sacrifício de Cristo, foi pago um alto preço para que pudéssemos ter um lugar quando morrermos, agora que vocês entendem isso não voltem ao jugo de escravidão de quando não conheciam a Jesus, mas sejam livres, porque pra liberdade ele os libertou


Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.
Romanos 6:14 NVI

sábado, 9 de setembro de 2017

O grande banquete.



Em Mateus 22:1- 14, Jesus deixa um ensinamento sobre um grande banquete que um certo rei, ofereceu para seus súditos. Muito interessante a preocupação deste rei com os seus convidados, como uma criança que fica ansiosa para a sua festa de aniversário, na espectativa de receber seus amigos. Vamos nos atentar para alguns detalhes; segundo o costume daquela época, os convidados recebiam duas vezes o convite, sendo o primeiro, um aviso da festa, e o segundo  uma confirmação da sua presença.

O Rei ficou muito irritado com as desculpas dos convidados, que poderiam ser evitadas, por exemplo: Um deles comprou um campo e precisava ir visitar, naquela época compra e venda de fazendas poderiam durar meses, ou seja, seria algo que poderia ser evitado por um dia. Isso só mostra que eles não deram a mínima para o convite do Rei. O desrespeito com o convite do Rei foi tão grande que alguns mensageiros foram mortos.

Isto é um comparativo, com a salvação da nossa alma. Quantas pessoas que desprezam o evangelho, por que tem coisas mais "importantes" para fazer. O que seria mais legal, descontraído, estar na igreja em pleno sábado à noite ou estar em uma balada? Sabe os missionários mortos, em países que você nunca ouviu falar como Brunei e outros? Estes se encaixam aqui, no versículo 6, sim isto é uma realidade.

Mateus: 22. 6. e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.

Mas a festa já estava preparada, e seus convidados não iriam comparecer, o que voce faria? Jogaria fora aquela comida? Você gastou para isso, jamais!!! Mateus: 22. 8. Então disse o rei aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. 9. Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.

Isto mesmo, vazia não iria ficar a festa, se os convidados para qual foi feito, não queria outros teriam a oportunidade. Está parábola ( comparação), relata muito bem a primeira vinda de Jesus, onde ele veio para os seus, que seria Isarel, no entanto foi desprezado, em  João: 1. 10. Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. 11. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12. Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Então Deus iria desperdiçar a oportunidade de Salvação? Jamais!!! Foi dada aos Gentios.



Gentios, segundo Isarel era todo aquele que não fazia parte da linhagem israelita.

Quando o rei, ordena que seus servos vão em todos os lugares possíveis, para buscar pessoas para o banquete, ele se refere a salvação ofertada a todos aqueles que eram desprezados. Sabe aquela pessoa que você tem certeza que nunca servirá a Deus, ou até mesmo você que nunca se viu com uma bíblia nas mãos, este convite é para você.

Para um judeu era inadmissível um gentio se tornar servo do Senhor, apenas por acreditar. Deus havia chamado a nação de Israel para ser benção para os demais em Gênesis: 12. 3. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra ( Abraão foi o fundador dos Israelitas).

Uma grande festa já está preparada para nós no céu, Deus tem um alimento muito melhor, do que o mundo pode te oferecer. O Rei Jesus tem enviado seus servos, por todos os lugares, a levar convites para a  salvação, você é daquele que recebe ou despreza, a salvação?

A salvação é ofertada todos os dias, mas como toda festa, está tem o momento certo de começar, mas não tem hora para acabar. Não deixe passar a oportunidade por que em breve Jesus virá!!!

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com