A ”Pedra angular” (Lit. Cabeça de esquina) é o Lajedo por cima de uma porta (uma pedra grande usada como lintel), ou uma pedra grande usada para ancorar e alinhar a esquina de uma parede, ou a pedra de arremate de uma abóbada.
A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Isso vem do Senhor , e é algo maravilhoso para nós. Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.
Salmos 118:22-24 NVI
Nota cultural
Este é um dos chamados “salmos messiânicos” . Houve, no entanto, muita divisão entre os teólogos com respeito a identificação e classificação dos Salmos messiânico. Há três métodos que são usados para determinar a natureza e identidade dos salmos messiânicos. O primeiro método é pelos testemunhos dos autores do antigo testamento. Há algumas ocorrências destes salmos encontrados em outros livros, que os atribui a uma discussão sobre o Messias. Em segundo lugar há referências a estes salmos no novo testamento, seja pelo próprio Cristo, seja pelos autores que os consideram relativos a Cristo. Em terceiro lugar, há o testemunho dos judeus e da própria igreja, indicando que estes salmos se referem ao Messias.
Para os dois reinos de Israel ele será um santuário, mas também uma pedra de tropeço, uma rocha que faz cair. E para os habitantes de Jerusalém ele será uma armadilha e um laço.
Isaías 8:14 NVI
Este versículo é uma das três passagens do velho testamento que descrevem a vinda do Messias usando a comparação a uma pedra (Sl 118.22; Is 28.16), vários outros usos do termo “pedra” não são referências claras a Cristo, mas podem ser interpretadas desta maneira ( Dn 2.34,35,45 ; Zc 3.9). Jesus usou o salmos 118.22 para explicar porque os líderes judeus o tinham rejeitado (MT 21.42; Mc 12.10,11; Lc 20.17).
Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”. Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas, para os que não creem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”
1 Pedro 2:6-7 NVI
A pedra angular que determinava o projeto e a orientação do edifício, era a pedra mais importante da estrutura. Aqui é uma referência óbvia a Cristo. Pedro explicou que Jesus era a “cabeça de esquina” ou “pedra angular” e que os crentes eram “pedras” em uma casa espiritual.
Paulo usou a rejeição de “pedra” para mostrar porque os judeus interpretaram mal o Messias, e os gentios não (Rm 9.32,33).
Séc XXI
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
Atos 4:11
A palavra “rejeitada” foi traduzida da expressão grega “Eksoutheneō”, que significa desprezível, desprezar, o menos estimado, reduzido a nada.
Esse foi Jesus para os judeus: desprezado, por mais que existissem profecias para alertar a população de que o Messias viria, eles esteriotiparam alguém que viria pleno, triunfante sobre tudo e todos, que faria guerra para que a nação pudesse ser novamente independente e poderosa. O próprio Deus foi tratado como um nada, Jesus veio para dar amor e fonte de vida, para divulgar as boas novas da salvação ao mundo e todos que crêem que Ele é o filho de Deus.
A pedra que os construtores rejeitaram, mas graças a essa rejeição Ele virou a pedra angular da humanidade, Ele liga judeus, gentios, ricos, pobres, negros, brancos, homens e mulheres, sem distinção de raça cor ou gênero. Basta crer na sua salvação, Ele é o alicerce fundamental para nossas vidas, sem Ele não a edificação na nossa casa, nós somos o "templo do Espírito Santo" e Jesus é a coluna principal desse templo, sem essa coluna a nossa casa Espiritual desmorona, fiquemos pois firmados na rocha principal que é Cristo Jesus, pois quando vier a tempestade (tentação) sua casa não cairá. Ele morreu por mim e por você para nos livrar da escravidão dos nossos pecados, graças a seu sacrifício somos livres das cadeias que nos prendiam, Ele nos ama e nos amou primeiro, glória seja dada a Ele para todo sempre, amém.
João: 3. 16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Bibliografia:
Bíblia de estudo palavra chave: grego-hebraico
Bíblia de estudo arqueológica NVI
0 comentários:
Postar um comentário