O profeta Jeremias e o profeta Jonas
A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi ; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”. Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor ! Eu não sei falar, pois ainda sou um menino.
Jeremias 1.4-6
Este texto fala sobre o chamado de Deus na vida do profeta israelita do velho testamento,Jeremias. Quão bonito é descobrirmos que não somos qualquer um e desde antes de nascermos, Deus já nos tem separado para um propósito. Saber que não vivemos “a deriva nessa vida”, além de, nos dar um norte, nos fortalece e ao mesmo tempo revela nossos medos.
A resposta de Jeremias foi sublime, ele mostrou-se modesto, foi uma mistura de receio e toda humildade que havia em seu coração (não se sabe ao certo a idade que Jeremias tinha quando recebeu o chamado da parte de Deus, eu já li estudos que falam que ele tinha cerca de 20 anos), mas além de sua modéstia percebemos um medo em sua resposta, uma insegurança de não ser capaz de realizar a tarefa ao qual lhe foi designada. Olha essa música do ministério Zoe que fala a respeito disso:
Chamado - ministério Zoe
Um chamado queima em meu peito
É minha razão pra continuar
Eu continuo sendo pequeno, eu ainda não sei falar.
Eu sou o menor da casa do meu Pai
Não, eu não passo de uma criança
Mas eu sei que eu fui escolhido
No ventre da minha mãe
O Senhor , porém, me disse: “Não digas: Eu sou um menino. Porque a todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu ordenar a você. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor . O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras.
Jeremias 1:7-9
Se pararmos um pouco e pensarmos, vemos que Jeremias não prestou muita atenção no começo das palavras de Deus: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi”. O cara foi escolhido desde antes de nascer mas mesmo assim ele temeu, ele podia ter dito “amém, eu creio”. Mas ele teve receio, ele lembrou de suas falhas, lembrou que era jovem e talvez um jovem não fosse levado a sério na cultura israelita, onde os anciãos eram considerados sábios.
Séc XXI
Nós somos assim! Isso mesmo eu e você somos igual Jeremias, na verdade eu não poderia ter escolhido passagem melhor para exemplificar como temos medo de seguir o chamado de Deus, como eu disse foi uma atitude nobre ele reconhecer que não sabia falar, mas faltou confiança, fé, perseverança e a total dependência daquele que conhece nossas necessidades.
DEPENDER de Deus parece ser algo difícil de aceitarmos, queremos independência quando crescemos, a ideia de depender de alguém parece ser perigosa, porém Deus como nosso pai e com sua infinita sabedoria e misericórdia sabe o que é melhor para nós, o salmista disse:
“Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele e ele tudo fará”
Salmos 37.5
Mas muitas vezes o nosso orgulho e nossas incertezas não nos deixam entregar nosso caminho a Deus, e isso nos faz desviar de sua presença, por inúmeros motivos: por não nos acharmos bons o suficiente, por termos medo ou por simples preguiça de fazer o chamado ao qual fomos designados. Caso semelhante aconteceu com Eva no jardim do Éden, ela tinha tudo mas a curiosidade e a vontade de uma independência ainda não conhecida, a fez ouvir a voz da serpente e desviar-se de Deus, e quando isso acontece morremos espiritualmente.
A QUEDA devido ao pecado ocasiona a morte espiritual e isso nos afasta de Deus. Como exemplo temos o profeta Jonas que desobedeceu o chamado de Deus (o Senhor o havia chamado para pregar a cidade de Nínive para eles arrependerem dos seus pecados) quão longe ele foi parar? No ventre de uma baleia 🐋.O ventre da baleia simboliza o profundo abismo que nos separa de Deus e a escuridão dos pecados, não havia mais luz na vida do profeta Jonas por 3 dias ele sofreu nas trevas, por consequência de seus pecados. A experiência de Jonas no ventre da baleia lhe proporciona uma oportunidade única para buscar uma libertação ao se arrepender durante esse “retiro” bastante diferente, talvez ele tenha tido medo de pregar em uma cidade onde reinava a imoralidade e todo tipo de coisa que Deus abominava ou ele não quis ir por arrogância e orgulho, por apenas os judeus serem os escolhidos ou como ele mesmo disse “por saber que Deus era misericordioso” (Jn 4.2).
Às vezes esse é o nosso problema, queremos “controlar a Deus” e isso o impede de realizar a obra em nossas vidas, esse é o fruto da queda, não obedecer e não crer mais no plano de Deus. As vezes só voltamos a crer quando passamos por algo ruim, como foi na vida de Jonas, olha a oração que ele fez no ventre da baleia (sim ele ainda estava vivo dentro da baleia):
e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor , e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu ouviste minha voz.
Jonas 2:2
O AMOR de Deus para conosco é muito lindo, ele ouviu a oração de Jonas mesmo ele estando nas profundezas do oceano dentro do ventre de uma enorme baleia, no fundo Jonas tinha razão Deus realmente é misericordioso para conosco.
Lembram da primeira história? A do profeta Jeremias? Olha o que Deus disse para acalma-lo: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Essa segurança que Deus nos passa é que acaba com nossos medos.
É por isso que o amor de Deus nos permite nosso RENASCIMENTO.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
Lamentações 3:22-23
A desobediência inicial do profeta Jonas, o leva não apenas à sua revitalização e renascimento pessoal, mas as dos ninivitas também. Deus perdoou o pecado de Jonas, Deus perdoou o pecado de Nínive (depois que o profeta foi até lá pregar e eles se arrependeram) e Deus perdoa nossos pecados, quando há um arrependimento de coração sincero, é necessário mostrarmos verdade em nossas orações, não precisa formalidade, cara de dor ou sofrimento, apenas peça para que o pai faça com que possamos entender sua vontade.
Muitos classificam a restauração que Jonas trouxe a Nínive como um dos maiores esforços evangelísticos de todos os tempos.
Qual o seu chamado? Jeremias e Jonas cumpriram seus chamados, cumpra também o seu, não se menospreze ou fuja da presença de Deus, não tenha medo porque Ele é contigo tão somente creia que aquele que vos chamou para realizar a boa obra em vocês é fiel para cumprir até o fim (filipenses 1.6).