Deus olha o coração
Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” E Abraão foi chamado de “amigo de Deus”. Assim, vocês veem que a pessoa é aceita por Deus por meio das suas ações e não somente pela fé. Foi o que aconteceu com a prostituta Raabe, quando hospedou os espiões israelitas e os ajudou a sair da cidade por outro caminho. Deus a aceitou pelo que ela fez.
Tiago 2:23-25 NTLH
Não era incomum que estrangeiros e forasteiros fossem à casa de Raabe, e por isso, a visita dos espias não representaria nenhuma atividade incomum. Acrescente-se ao fato de que o trânsito pela casa de uma prostituta forneceria informações sobre a situação do local.
A palavra hebraica Zãnãh é a palavra que normalmente é usada para “adultério” ou “prostituta” (LV 21.7; Jr 5.7). O antigo testamento, e também o novo, afirma que uma mulher como está pode ser perdoada (Lc 7.37). Raabe não somente foi perdoada, como foi exaltada a uma posição de honra. Ela casou-se com um israelita, e foi abençoada, sendo antepassada de Davi (Rt 4. 21,22). Isto a colocou na linhagem de Jesus, o Messias (Mt 1.5). Além disso, ela pertence a galeria dos “Heróis da fé” em o novo testamento (Hb 11.31; Tg 2.25).
Raabe é outro caso em que Deus não abençoou alguém por mentir, mas pela sua fé no relato que os espias apresentaram, ela creu no Deus todo poderoso que fez o céus e a Terra. Observe que, neste caso, a questão também está relacionada a perda dá vida humana.
e lhes disse: “Sei que o Senhor deu a vocês esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que vocês aniquilaram.
Josué 2:9-10 NVI
Nota cultural
Josué 2.15 indica que a casa de Raabe estava localizada dentro das fortificações de Jericó. Traduzida literalmente, a frase hebraica seria: “Sua casa estava junto à superfície vertical do muro da cidade e, no muro da cidade, ela sobreviveu”. Como pode essa casa ter sido preservada quando os muros caíram ? Notavelmente a arqueologia oferece a resposta.
Escavações germânicas de 1907 a 1909 na seção norte do sítio desenterraram uma parte do muro inferior da cidade que não caiu como aconteceu com o restante. A seção do muro que permaneceu de pé tem cerca de 2,5 metros e algumas casas construídas junto a ela permanecem intactas.
Um segundo muro no topo do aterro revelou que essas residências foram construídas entre os muros superior e inferior: estavam portanto, literalmente no “muro da cidade”.
Uma vez que o muro inferior também servia de parede traseira para as casas, uma abertura (como uma janela) no muro poderia ter sido o lugar pelo qual fugiram os espiões. Essa localização ao norte ficava a pouca distância das Colinas do deserto da Judéia, onde os espiões se esconderam por três dias (2.16,22).
Jesus ,perdoa para a salvação
Jesus, porém, foi para o monte das Oliveiras.
Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?”
João 8:1-5 NVI
Esse pecado não poderia ser cometido por alguém sozinho, e assim surge a pergunta: porque só um ofensor foi trazido? O incidente foi armado para apanhar Jesus em contradição, e providências foram tomadas para que o homem escapasse. Os acusadores da mulher deveriam estar ansiosos para humilhá-la, e talvez a tivessem mantido em prisão domiciliar até falar com Jesus.
Circunstâncias comprometedoras eram evidências insuficientes de adultério; a lei judaica exigia testemunhas que tivessem presenciado o ato. Os acusadores alteraram ligeiramente a Lei. O apedrejamento não era prescrito, a menos que a mulher fosse uma noiva virgem (Dt 22.23,24). E a lei exigia a execução de ambos os infratores (Lv 20.10), não apenas da mulher.
Os romanos não permitiam que os judeus executassem a pena de morte. Desse modo, se Jesus sentenciasse a mulher ao apedrejamento, poderia ser acusado de desrespeitar os romanos. Se declarasse o oposto, porém, poderia ser acusado de não respeitar a Lei. Jesus menciona o ato de atirar pedras, por isso não há como acusá-lo de desrespeitar a Lei, mas as qualificações exigidas impediram os acusadores de agir. Afinal de contas todos somos pecadores e o ato de julgar pertence somente a Deus.
Conclusão
O que essas duas histórias têm em comum? além das duas mulheres serem prostitutas, ambas as histórias nos mostram que não devemos julgar as pessoas pelos seus pecados, além de que Deus recompensa um coração sincero e que ele não gosta do pecado, porém, ama o pecador nos dando uma nova chance a cada dia, o inimigo pode querer atirar pedras em você, mas Cristo com sua infinita misericórdia, está sempre disposto a perdoar um coração arrependido.
Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme,
Hebreus 10:22a NTLH
Bibliografia:
- Bíblia palavra chave hebraico grego
- Bíblia de estudo arqueológica NVI
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