Porque aumenta o número de evangélicos não praticantes e “desviados”?
Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca.
Apocalipse 3:16
São Paulo, 2018.
Sinceramente nunca pensei que viveria para ver isto. Quando eu era criança, minha mãe me levava à igreja e eu tinha que ir, por mais que às vezes não quisesse eu não tinha escolha ou eu ia ou eu ia, e quando você vai a igreja criança querendo ou não você aprende a palavra de Deus e é como diz em hebreus 4.12:
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
Então não tinha jeito, mesmo criança a palavra entrava no coração. E quando você ouve a palavra começa a agir um pouco mais, digamos: “calmo” que as outras crianças, e elas percebem que você está “diferente” e antigamente quando você era quieto, você era “crente”. E daí elas percebem que você agora é “crente” e começam a te zuar, na minha época era assim: se você fosse na igreja você era zuado, os crentes eram conhecidos como loucos e fanáticos que tinham de se privar da vida social, por isso eram zuados e tudo que eles faziam “fora da lei” os amigos “jogavam na cara”:
— mas você não era crente?.
Mas hoje em dia é diferente, uma onda de evangélicos surgiu, todos são “crentes” e tem a Jesus como Rei. Por um lado é bom, eu penso: “uaaal” a palavra semeada está dando frutos isso é maravilhoso, mas acarreta um dado preocupante: a grande safra de cristãos não praticantes.
De acordo com o discipulador da rede flame da igreja Dinamus Santo André, Thomas Rodrigues, as pessoas acham que ser cristão é acabar com todos os seus problemas, tanto os racionais como os emocionais e descobrir que as coisas não são bem assim gera frustrações:
“Não sei te dizer com exatidão, mas o que mais afasta as pessoas são as frustrações, não saber lidar com elas, não ter em mente que, não é porque você é cristão que tudo tem que dar certo toda hora. Tanto problemas “naturais” que todo ser humano está propenso a viver, como frustrações. Frustração com liderança, Pastores”.
Renatha Muniz líder da célula Zion, também da Dinamus acha que, além das frustrações o acúmulo de tarefas e olhar somente para homens faz as pessoas esmorecer na fé:
— “quando a pessoa tira os olhos de Jesus e começa a colocar as expectativas em um cargo, em uma recompensa, em pessoas, ela se perde. Ela vai pro mundo acha que tem algo bom lá, vê que não tem, ela fica frustrada mais ainda, se sente condenada e não digna de voltar para Jesus, agindo com justiça própria”.
Já o irmão Pedro Augusto do ministério de intercessão da igreja apostólica Deus é bom da vila prudente SP acha que a resposta é simples pelo fato de muitas vezes o evangelho não ser aprofundado na mente das pessoas elas facilmente se desviam,
“Simples, o evangelho é espalhado mas não muito profundo por isso acontece isso é como se a semente fosse plantada em um terreno pedregoso igual a parábola de Jesus sobre o semeador:
‘Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz’.
(Mateus 13:5-6)
... muitas pessoas não pagam o preço de serem verdadeiros cristãos...”. É igual Agostinho de Hipona disse: “ Feriste-me o coração com a Tua palavra e te amei.”
Quando as pessoas são verdadeiramente impactadas desse jeito não largam Cristo por nada....
Segundo informações da revista IstoÉ, mais de 4 milhões de brasileiros se consideram “evangélicos não praticantes”. Por um tempo quando fiquei afastado da igreja, eu não falava acerca da minha religião quando me perguntavam, ou então apenas falava que era evangélico desviado, para ficar bem claro que não ia mais na igreja, porque eu tinha vergonha de falar que eu era evangélico e ficar fazendo coisas no qual me julgariam por aquele título, eu queria deixar bem claro que não tinha nada a ver com Jesus e sim eu que não aceitava a verdade.
Talvez algumas pessoas que já não praticam mais o evangelho também se sintam assim. É engraçado, porque uma vez que você conhece a verdade para sempre liberto — é como se você nascesse vendado e conhecendo a verdade você foi liberto daquela venda e agora você enxerga tudo! Não importa o que você faça a verdade sempre vai te seguir como um contrapeso contra o erro, antes você era cego então não tinha remorso do que fazia, mas agora que você vê que aquilo é errado é difícil fazer e ter noites de sono tranquilas. (Ler : Jo 8.32, 2 Co 4.4 e 1 Pe 4.3,4 e 5).
O Discipulador da rede embaixadores de Cristo, da igreja cristã Renascente de SP, Matheus Constantino, acha que a religião evangélica é um pouco diferente das outras:
—” A religião evangélica é diferente, as outras religiões você não tem “tanto compromisso” com Cristo, sem querer falar mal mas você terceirizar o seu tempo para santos ou apenas para as obras te deixa essa “brecha” para não focar em Deus. Os evangélicos vivem por amor a Cristo renunciam a vontade da carne, eles entenderam o caminho, aqueles que não entendem ficam pelo caminho, não houve um verdadeiro encontro com Jesus”.
Hoje em dia as coisas são diferentes as pessoas aceitam a Cristo e às vezes até se batizam mas saem naturalmente “dos caminhos do Senhor” é como se a verdade não fosse tão importante assim, talvez as pessoas que vêm de outras “religiões” que apenas simpatizavam com a crença mas não congregavam, achem que com Cristo também deva ser assim. Olha o que a bíblia diz para quem crer e não pratica:
Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.
Tiago 2:26
Aliás, a bíblia é um dos principais motivos desse novo movimento de não praticantes, as pessoas saem das igrejas por não terem conhecimento do que diz às escrituras ou por não terem vontade de ler e entender ou até mesmo orar. Muitos são cristãos apenas nos grandes eventos e congressos mas não querem participar dos cursos, palestras ou algo mais teológico.
Também entrevistei o líder da célula dolos sarai da igreja comunidade da graça em São Bernardo do Campo, Ivo Ribeiro, ele diz que, além de ser o fim dos tempos a falta de amor e de “tudo ser normal” afastam essas pessoas do amor de Jesus:
— “ Eu reconheço que é o fim dos tempos e que a falta de amor faz com que as pessoas não abram o coração. Por mais que no fim dos tempos diga que “Ele derramaria seu espírito sobre toda a carne” as pessoas não conseguem se sentir amadas fazendo com que a liberdade seja confundida com a falsa liberdade do mundo. Devemos não nos conformar com os padrões deste mundo, mas as pessoas por não enxergarem o amor de Cristo acham que tudo é normal, continuar bebendo, fumando, indo nas baladas e etc”.
Além de entrevistar todos esses lideres falei com o pastor de jovens da igreja Dinamus Santo André, André Gallina. O pastor André lidera mais ou menos 500 ou 600 jovens e já viu muitas pessoas novas que chegaram e muitas que saíram, ele acredita que isso é algo muito cultural onde as pessoas estão acostumadas a não praticarem algo por inúmeras razões:
“Tudo que existe, existe quem pratica e quem não pratica, um dos motivos é o aumento do número de cristãos, em qualquer segmento acontece isso, porém as porcentagens são um pouco assustadoras, no Brasil infelizmente as pessoas são menos educadas e enraizadas naquilo que fazem, muito disso se deve a base do catolicismo, muitas pessoas são católicas não praticantes e isso virou algo cultural passado de pai para filhos. O Brasil possui uma cultura relativamente nova se comparada com outras grandes nações como a Europa por exemplo, aqui houve muita troca de religiões. E também tem a maneira de como o evangelho é pregado e a qualidade dos ensinos nas igrejas, às vezes uma pessoa está frequentando uma igreja e não praticando o evangelho, isto é relativo. A consistência do cristão está no discipulado, não só aquela conversa individual, mas a todo o ambiente onde Cristo é o centro, o ensino é consistente e as pessoas são edificadas”.
Conclusão
Jesus respondeu: — Embora eu esteja falando a favor de mim mesmo, o que digo tem valor porque é a verdade. Pois eu sei de onde vim e para onde vou, mas vocês não sabem de onde vim, nem para onde vou.
João 8:14
— Onde está o seu pai? — perguntaram. Jesus respondeu: — Vocês não me conhecem e também não conhecem o meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.
João 8:19
Todas as respostas dos líderes acima, embora cada um da sua maneira e com sua essência, tiveram uma coisa em comum: Jesus não é conhecido por essas pessoas que se desviam ou que não são praticantes da palavra. A bíblia é clara ao dizer que Jesus é o caminho a verdade e a vida e ninguém vai a Deus a não ser por Ele, quando estamos na igreja e não sabemos quem é Cristo fica fácil se distrair com qualquer rumo que a vida tomar, é como uma folha seca caída no chão onde bate o vento ela vai, ela não tem raízes fincadas, ela não tem um foco. Quando não temos foco não sabemos para onde vamos e fica fácil andar sem rumo. Agora quando temos um foco e um objetivo, podemos até desanimar, mas nada nos desvia. É como o apóstolo Pedro disse:
— " pra onde iremos? Só tu tens as palavras de vida eterna". Ele entendeu o caminho e quem Cristo representava e não importa o que ele tinha que passar, ele sabia que no fim a recompensa seria maior do que as aflições, afinal tudo passa, mas as palavras de Cristo não hão de Passar (Mt 24:35).
Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a maturidade espiritual em Cristo. Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.
Efésios 4:13-15
Só o espírito de amor (que é o ES) nos ajuda a mantermos o foco no nosso rumo, depois que conhecemos a Cristo verdadeiramente o amor é tão forte que nos consome, amor infinito, incondicional, incontrolável, só esse amor nos leva para a vida eterna, por mais que os humanos nos decepcione o amor de Cristo nos cura.
— A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.
João 14:21