"Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Co 11.1

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Tribunal de recompensas — O game over da humanidade (parte IV)

TRIBUNAL DE CRISTO, E OS GALARDÕES DA VIDA ETERNA.




2 Coríntios: 5. 10. Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

Romanos: 14. 10. Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. 12. Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

"Todos nós!" O texto se refere a todos os cristãos, todos que foram salvos, foram arrebatados e os que estão no paraíso, haverá um julgamento, não para condenação porque nossos pecados já foram julgados, lavados e remidos pelo sangue de Jesus na cruz, mas sim para galardoar quem é merecedor, por toda obra que foi feita e colaboração com o evangelho, caridade e etc.

Romanos: 8. 1a. Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus,


Como será esse tribunal?



1 Coríntios: 3. 8. Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.

Plantamos e regamos a palavra de Deus no coração das pessoas que precisam e não conhecem a Cristo, porém Deus dá o crescimento, e cada um receberá sua recompensa no céu segundo o seu trabalho.

O apóstolo Paulo usou uma figura de linguagem para nos mostrar mais ou menos como será o tribunal:

1 Coríntios: 3. 11. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12. E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13. a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. 15. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo, todavia como que pelo fogo.

Foram usados três materiais que demostram aprovação e três que demonstram reprovação (ou obras menores)

OURO:


Provérbios: 17. 3. O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações.

Quanto mais submetido ao fogo, mais puro o ouro. Quanto mais se submete a Deus, mais forte é o homem.

Na época dos hebreus (judeus) tudo o que fosse feito para Deus devia ser do melhor material possível e o ouro é um dos, se não o melhor material, de metal precioso que existe.

PRATA:

Salmos: 66. 10. Pois tu, ó Deus, nos tens provado; tens nos refinado como se refina a prata.

Aqui Davi compara o trabalho do ourives (aquele que faz, executa ou vende objetos de ouro e prata). purificando a prata com seu relacionamento com Deus.
O ourives põe a prata no crisol (uma vasilha em forma de concha) e leva o crisol ao fogo até que a prata se derreta. Então quando a prata se derrete, toda a sujeira e mistura de outros metais formam uma nata por cima da prata líquida. Daí o acrisolador vem com uma escumadeira e retira a sujeira já separada da prata. Assim a prata fica limpa, pura e brilhosa para ir à forma.

PEDRAS PRECIOSAS



Êxodo: 28. 17. E o encherás de pedras de engaste, em quatro fileiras: a primeira será de uma cornalina, um topázio e uma esmeralda; 18. a segunda fileira será de uma granada, uma safira e um ônix; 19. a terceira fileira será de um jacinto, uma ágata e uma ametista; 20. e a quarta fileira será de uma crisólita, um berilo e um jaspe; elas serão guarnecidas de ouro nos seus engastes.



O sumo sacerdote fazia uso de um peitoral com pedras preciosas,
O nome já diz por si próprio, eram e ainda são algo muito precioso e valorizado no mundo

Agora vamos aos materiais reprovados pelo fogo:


MADEIRA, FENO e PALHA.


Eles não refinam no fogo como o ouro e a prata e não são tão valorizados como as pedras preciosas, pelo contrario para nada mais servem, a madeira elimina dióxido de carbono e monóxido de carbono. Um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa e chuva ácida. E o feno e a palha ficam imprestáveis, qua do queimados.


TIPOS DE COROAS CITADAS NA BÍBLIA


A bíblia cita algumas coroas que podemos ganhar:

Coroa da Vida:

Tiago: 1. 12. Bem aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.

Destinado a todos que suportarem a sã doutrina até o fim, aqueles que permanecerem firmes servindo a Jesus.


Coroa Incorruptível

1 Coríntios: 9. 25. E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.

Destinado àqueles que suportarem toda a sorte de desejos carnais e conseguirem "matar o velho homem".



Coroa de Alegria

Filipenses: 4. 1. Portanto, meus amados e saudosos irmãos, minha alegria e coroa, permanecei assim firmes no Senhor, amados.

1 Tessalonicenses: 2. 19. Porque, qual é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós?

Destinado a todos aqueles que pregam o evangelho levando as boas novas para a vida de pessoas que ainda não conhecem a Deus, ganhando almas para o senhor.

Coroa da Justiça

2 Timóteo: 4. 8. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Essa coroa será para todos aqueles que amam e demostram o seu amor para com Jesus na prática.

Coroa de Glória

I Pedro 5.4 Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

Destinada aos pastores e aqueles que apascentam as almas e o rebanho de Deus


Ou seja, todos os que forem salvos ganharão pelo menos uma coroa e uma morada na nova Jerusalém, cidade do Eterno.


0 comentários:

Postar um comentário

Espelho do Rei

Não extingais o Espírito I TS 5.19

Copyright © Espelho do Rei | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com