Seol, Hades, Abismo, Lago de fogo e Paraíso.
Agora que sabemos o que acontecerá com quem não for arrebatado e continuar vivendo na terra... Vamos para a próxima questão:
E quanto aqueles que já morreram? Morreram há 10, 20, 100 anos atrás, onde eles estão?
A maioria das pessoas acha que quando morremos, ficamos dormindo em um sono profundo, aguardando o dia do julgamento final, bom não é bem isso que a bíblia diz...
A resposta para essa pergunta sai da seguinte explicação:
Seol (sheol) ou gehinnom =
Segundo o Judaísmo Sheol (em hebraico) é o local de purificação espiritual ou punição para os mortos, um local o mais distante possível do céu.
Quando a bíblia foi traduzida para o grego (versão septuaginta) a palavra ganhou o nome de Hades que significa submundo e em algumas traduções a palavra ganha o nome de inferno; à duas vertentes; dependendo do versículo a palavra seol ou hades pode significar sepultura ou um "pré-inferno"
1°Vertente: a ideia do sheol é um lugar embaixo da terra para onde se imagina que vão os mortos, pode se imaginar tanto uma sepultura, como além do túmulo (se lê Hades)
Visões do sheol como um lugar apavorante aparecem nas profecias do livro de Ezequiel (Ez cap 31 e 32)
HADES
2° comparação: tirado da parábola de Jesus sobre o Rico e o Lázaro : Quem morre sem ter aceitado a Cristo e sem ter seguido seus preceitos vai para o Hades ou seja um pré-inferno pois o inferno ainda não foi “inaugurado” (veremos mais pra frente essa afirmação se concretizar na parte do lago de fogo)
Lucas 16: 19 "Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.
20 Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas;
21 este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Em vez disso, os cães vinham lamber as suas feridas.
22 "Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.
23 No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.
24 Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’.
25 "Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.
26 E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’.
Jesus claramente usou essa história para ensinar que após a morte os injustos são eternamente separados de Deus, que se lembram da sua rejeição do Evangelho, que estão em tormento e que a sua condição não pode ser remediada. A alguns indícios para crer que essa parábola foi uma história verdadeira (já que alguns teólogos não crêem que as parábolas de Jesus eram fatos reais e sim apenas histórias para ensinar o povo)
1° fato: dentre todas as parábolas essa é a única que fala a localização e da nome as pessoas as outras parábolas não revelam os nomes nem o local que se passam.
2° fato:
Esta história em particular não parece enquadrar-se na definição de uma parábola, a qual é uma apresentação de uma verdade espiritual usando uma ilustração terrena. A história do homem rico e Lázaro apresenta a verdade espiritual diretamente, sem metáfora terrena. O cenário para a maior parte da história é a vida após a morte, ao contrário das parábolas, que se manifestam em contextos terrestres.
2 Pedro: 2. 4. Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;
Inferno no caso da passagem de Pedro refere-se ao Hades
Salmos: 6. 5. Pois na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará?
Sheol no salmo 6 significa sepultura
ABISMO
Os antigos acreditavam que o abismo era a habitação subterrânea das hordas demoníacas. A palavra grega significa: "muito profundo" usado para traduzir as palavra hebraica que o representa profundezas primevas, o abismo citado na parábola do rico e do Lázaro é espiritual
Gênesis: 1. 2. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
LAGO DE FOGO
Apocalipse: 20. 10. e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.
Essa passagem da bíblia nos mostra que o inferno ainda não foi "inaugurado" sendo reservado para satanás e seus seguidores na batalha final com Cristo
Apocalipse: 20. 14. E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
A morte e o Hades juntamente com quem estavam nele foram lançados no inferno.
Paraíso
Assim como o Hades é um "Pré inferno", para melhor entendimento de vocês, estou nomeando o paraíso como um "pré céu" é o lugar para onde possivelmente quem morre com Cristo fica aguardando o dia do juízo final
Na parábola do rico e do Lázaro:
Lázaro se encontra ao seio de Abraão possivelmente no paraíso, mas vejamos outro exemplo na bíblia:
Lucas: 23. 39. Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós. 40. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? 42. Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
Uma passagem muito conhecida da bíblia: o ladrão da cruz, um dos ladrões que estavam com Cristo na cruz o insultou mas o outro reconheceu que Cristo era Deus e não merecia estar naquela situação então Jesus fez uma promessa a ele dizendo que ainda naquele dia o ladrão seria salvo e iria para o paraíso.
0 comentários:
Postar um comentário